sexta-feira, 13 de maio de 2011

BOMBEIROS PEDEM SOCORRO

Bombeiros em greve fazem protesto no Aeroporto Tom Jobim

POR FRANCISCO EDSON ALVES



Rio - Bombeiros em greve seguem, na manhã desta sexta-feira, para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), onde vão tentar parar os profissionais da equipe de salvamento.

A estratégia dos militares é reduzir o nível de segurança do aeroporto. Se o nível de segurança cai por falta de especialistas em salvamento, o aeroporto não pode mais operar. Os bombeiros estão se concentrando na Base de Salvamento, em frente a TECA (parte de carta e descarga do Galeão).

Punições

O governador Sérgio Cabral informou na última quinta-feira que o comando da corporação já estuda punições aos manifestantes. Na quinta, eles fecharam a Rua 1º de Março até a Candelária para passeata, que seguiu pela Avenida Rio Branco. Os organizadores prometem interromper as ações só no fim de semana e retomá-las segunda-feira. Sem salva-vidas na orla, o Corpo de Bombeiros improvisou ontem, colocando nos postos pessoal sem treinamento específico.

Cabral disse, na troca de comando da Força de Paz no Complexo do Alemão, que os protestos têm apoio de políticos que estariam até alugando ônibus para trazer manifestantes de outros municípios à capital. “O comando da corporação está identificando quem são os líderes, que poderão ser punidos”, disse. Segundo ele, um líder já foi lotado no gabinete de um deputado estadual. “Se houver irregularidades, não tenho dúvida de que haverá punições. Estão atrapalhando o trânsito”, disse.

As manifestações começaram em abril, quando reivindicações dos bombeiros por aumento do salário-base dos atuais R$ 950 a R$ 2 mil, auxílio-transporte, protetor solar, entre outras, não foram atendidas. Um dos grevistas, o sargento Amandio Ferreira diz que a manifestação ganha força com novas adesões em Cabo Frio, Macaé e Magé.

Infraestrutura

Embora os manifestantes se queixem de más condições de trabalho, a assessoria da corporação diz vir investindo em infraestrutura. A Secretaria de Planejamento informou que, de 2007 para cá, o salário dos bombeiros teve aumento real de 50% a mais em relação à inflação do período. E, para os próximos 4 anos, estão previstos reajustes mensais que totalizarão, até dezembro de 2014, acréscimo de 53,4% nos soldos e gratificações permanentes.

FONTE:


3 comentários:

  1. Gostaria de saber quando o governador Sergio Cabral ira a público da uma satisfaçaõ aos bombeiros do rio; pelo que tou vendo o comandante geral esta sendo omisso com a tropa tinha que dar uma satisfaçaõ pois eles mereçem e saõ dignos de um salario justo; naõ essa misseria de salario de fome.

    ResponderExcluir
  2. SOS BOMBEIROS...estamos juntos!!!
    REALMENTE O BOPE JA ESTÁ MUITO BEM TREINADO...
    PRA PEGAR INOCÊNTES...VAI SUBIR MORRO ENTÃO!!!!
    O QUE MAIS TEM NO RIO SÃO COVARDES E IRRESPONSÁVEIS PARA O GOVERNADOR MANDAR PRENDER...MAS ISSO ELE NÃO FAZ, NÉ???
    É MAIS FÁCIL PRENDER QUEM NOS PROTEGE, AFINAL...
    A SEGURANÇA DO RIO É DE SE ORGULHAR...PARABÉNS GOVERNADOR!!(ele deve achar que nós somos palhaços)

    ResponderExcluir
  3. PORQUE NÃO UNIR ESFORÇOS E "LUTAR" PELA PEC 300. O MISERO SÁLÁRIO PAGO NO RJ É APENAS O MAIS BAIXO. EM NENHUM ESTADO ESTÁ BOM. TÁ NA HORA DE RECOMPENSAR MELHOR OS BOMBEIROS DO BRASIL. DE ELOGIOS NÃO ENCHE BARRIGA NEM DÁ CONDIÇÕES DE VIVER COM DIGNIDADE. O BOMBEIRO, NO SEU MEIO, SÓ É VISTO COMO IMÁGEM SÃ DA POLÍCIA MILITAR E, NO MEIO POLÍTICO, PARA SE FAZER REFERÊNCIA QUANDO A COISA PEGA FOGO NO MEIO DELES.
    QUE HOUVE COM A PEC 300?

    ResponderExcluir

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.