sábado, 6 de abril de 2013

Qual o futuro do SIG-PI ? Entrevista com o Comandante da Brigada Militar

Sistema sob suspeita liberou 121 mil alvarás de incêndio no Rio Grande do Sul

Criado para agilizar vistorias, software usado pelos bombeiros é definido no inquérito da boate Kiss como "falho, incompleto e simplificado"
Por: Adriana Irion e Humberto Trezzi
 
No Estado, há 121 mil alvarás de prevenção a incêndio emitidos a partir do Sistema Integrado de Gestão de Prevenção de Incêndio (SIG-PI), o mesmo usado para dar o documento à boate Kiss, que incendiou em 27 de janeiro.
 
     Ao afirmar na conclusão do inquérito que o sistema é "falho, incompleto, simplificado ao ponto de dar primazia à quantidade (de vistorias) em detrimento da qualidade (segurança)", a Polícia Civil colocou em dúvida a eficácia de um mecanismo gestado pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi criado há oito anos para driblar a falta de efetivo e alavancar a quantidade de inspeções que deveriam servir para a prevenção de incêndios.
 
     Na página 42 do relatório de conclusão da investigação, os delegados que trabalharam 55 dias para esmiuçar as circunstâncias da tragédia que matou 241 pessoas foram contundentes: "...ficou evidenciado que o sistema SIG-PI teve colaboração para o incêndio que ocorreu na boate Kiss e, consequentemente, nas mortes e lesões que dele decorreram."
 
     A forma de manter o SIG-PI funcionando está em debate pela Brigada Militar. A investigação das circunstâncias do incêndio revelou que o uso do sistema estaria desvirtuado. Um mecanismo que deveria servir para a fiscalização — e consequente emissão de alvará de prevenção a incêndio — de prédios de até 750 metros quadrados e de risco pequeno, passou a ser usado indiscriminadamente, sem análise de plantas baixas e croquis do imóvel. É o que foi apurado pela polícia no caso da boate Kiss.
 
"É nítida a opção pela quantidade"
 
     Os bombeiros tinham apenas dados básicos da casa noturna anotados no SIG-PI e, mesmo assim, concederam aos proprietários licença para abrir o estabelecimento. Com uma única saída, sem sinalização de emergência e com guarda-corpos instalados no ambiente, o local virou uma armadilha, que aprisionou as vítimas na hora do fogo.
 
     O comando da Brigada Militar não sabe informar quantos dos 121 mil alvarás se referem a casas noturnas ou a outros locais de aglomeração de público, cujo risco de incêndio é classificado em lei como "médio". Sendo local de risco médio ou grande, as exigências em relação aos sistemas de prevenção de fogo são maiores. Para verificar as falhas na concessão do alvará de incêndio da Kiss, a Polícia Civil ouviu, entre outros, 28 bombeiros da ativa e da reserva. É consenso que o SIG-PI, criado para cortar a burocracia, acabou garantindo agilidade, o que é positivo, mas em detrimento da segurança.
 
     No inquérito que investigou a tragédia da boate Kiss, o delegado Sandro Meinerz definiu da seguinte forma o sistema:
"As falhas do SIG-PI começam com a eliminação da necessidade de um responsável técnico... Ou seja, pessoa com formação própria na área de engenharia ou arquitetura, desconsiderando locais onde há aglomeração de pessoas ou que contenham outras peculiaridades relativas à segurança da população... é nítida a opção pela quantidade de alvarás em detrimento de condições mínimas de efetiva segurança técnica".
 
     A agilidade do processo pode ser provada em números: segundo oficiais que participaram da criação do SIG-PI em Caxias do Sul, antes do sistema existir, os bombeiros faziam cerca de 15% a 20% das vistorias necessárias. Com o SIG-PI, estariam conseguindo contemplar 90% do trabalho.
 
     Enquanto aguarda as conclusões das investigações feitas pela BM, o comandante-geral da corporação, coronel Fábio Duarte Fernandes, arrisca uma avaliação:
— O SIG-PI é uma excelente ferramenta para prédios simplificados. A partir daí, temos que agregar outras coisas: ART(responsável técnico), que ele não exige, as plantas, que ele não exige. Porque senão fica um negócio muito simples, e tira a responsabilidade do bombeiro. Alguém tem que ser responsável por isso.
 
"O SIG-PI tem problemas", diz comandante-geral da BM
 
     O comandante-geral da BM, coronel Fábio Fernandes Duarte, admite que o SIG-PI tem problemas e que precisa ser modificado:
Zero Hora — O inquérito diz que o SIG-PI é falho, temerário, precário. O senhor pensa em acabar com o sistema?
Fábio Fernandes Duarte — Não sei se acabar ou aperfeiçoá-lo. Mas ele (SIG-PI) tem problemas.
ZH — O SIG-PI é usado em todo Interior Quantos podem ter sido emitidos com os mesmos erros?
Fábio — Estamos revisando.
ZH — Qual o futuro do SIG-PI?
Fábio - Ele precisa ser adequado. Na minha visão ele é muito eficiente para um sistema simplificado.
ZH — O senhor concorda com a conclusão da polícia de que o SIG-PI prioriza a arrecadação em detrimento da qualidade das vistorias?
Fábio - O sistema agiliza o processo, não é questão de benefício arrecadatório. Ele veio para resolver uma parte desse processo.
ZH — Será que essa parte, a da celeridade promotiva pelo sistema, não está comprometendo a segurança?
Fábio — Se ele não for utilizado adequadamente, ele compromete a segurança (dos prédios). Caso seja utilizado de forma inapropriada, pode comprometer a segurança. O SIG-PI é feito para determinado objetivo. Se desvirtuar, pode ter consequências graves.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Santa Maria, o último grito! CARTA ABERTA DA ABERGS

 
CARTA ABERTA DA ABERGS

Santa Maria, o último grito!

         A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul – ABERGS vem a público manifestar-se sobre a maior tragédia já ocorrida em nosso Estado, especificamente, sobre a condenação sumária que estão sofrendo os Bombeiros de Santa Maria após a divulgação do relatório do inquérito da Policia Civil.
         As consequencias do relatório, tanto pelo conteúdo, bem como, pela forma como foi conduzido, induz a sociedade a uma compreensão equivocada, de que, os Bombeiros, seriam capazes de matar intencionalmente 241 pessoas.
Quanto ao conteúdo, vamos nos ater ao indiciamento dos Bombeiros que inspecionaram o local e os que integraram a guarnição que atuou na ocorrência.
O indiciamento dos Bombeiros que vistoriaram a boate ocorreu, em suma, por haverem barras de contenção (guarda-corpos) nas rotas de fuga e, também, pelas saídas de emergência não apresentarem as dimensões necessárias. A argumentação exposta no relatório, apesar de plausível para os leigos, é facilmente discutível em um âmbito mais técnico, primeiramente, devido à inspeção ter sido efetuada em agosto de 2011, ou seja, quase um ano e meio antes da tragédia, tempo mais do que suficiente para alterar a estrutura do local, tanto na retirada como colocação das barras de contenção, bem como, na alteração das dimensões das portas (saídas de emergência). Portanto, para sustentar essa tese, se faz necessário apresentar imagens do local em agosto de 2011, mostrando serem idênticas as de janeiro de 2013. Lembramos que a boate Kiss era um local onde as pessoas costumavam tirar muitas fotos, portanto, não acreditamos que a Policia Civil deva ter dificuldades em encontrar estas para comparações.
         Já o indiciamento da guarnição de serviço, está baseado em relatos de vítimas envolvidas no cenário da emergência, pessoas que tiveram que adotar o comportamento “lutar ou fugir”, portanto, sob stress. Neste caso, há de se observar estudos quanto ao Comportamento Humano nas Emergências e, tão logo, se pode chegar à conclusão de que essas pessoas estavam movidas pela emoção, sem capacidade de avaliar com clareza os fatos, fazendo com que passe despercebido detalhes que fazem muita diferença em um ambiente que se esteja buscando JUSTIÇA e não, SIMPLESMENTE, CULPADOS.
        De acordo com os relatos, havia centenas de pessoas fora da boate tentando ajudar, essas pessoas, pela situação descrita acima, dificilmente ouviriam a determinação de um Bombeiro para se afastar, e, mesmo que ouvissem, certamente não obedeceriam, pois o desejo e o ímpeto de ajudar seus entes queridos era muito maior. É básico para o Bombeiro nunca deixar pessoas entrarem no local de risco e, no caso da Kiss, o que é mais provável ter ocorrido é que os Bombeiros, não podendo impedir a ação dos civis, acabaram direcionando estes para dar apoio às pessoas que estavam saindo da boate. O relato de um ou outro bombeiro estar parado, sem fazer nada, é o fato deste estar se recuperando ou hiperventilando, pois por falta de equipamentos, alguns entraram no estabelecimento como mergulhadores sem cilindros, ou seja, somente com o ar dos pulmões, na apnéia. Tão logo saiam com uma vítima, voltavam para o interior daquele mar de gases tóxicos, e tanto desta forma, um dos Bombeiros foi flagrado pelas câmeras da imprensa passando mal devido à intoxicação.          Outro fato descrito no relatório é que havia Bombeiros que, simplesmente, não entraram na boate. Será que estas pessoas, nesse momento de stress grave, ao verem um Bombeiro parado ao lado do caminhão de Combate, saberiam diferenciar omissão do desempenho de uma função estratégica na ocorrência? Como é o caso do motorista que chamamos de “COV” – Condutor e Operador de Viatura, pois ele opera a bomba que mandará água para o restante da guarnição.
          Quanto ao fato de jogarem água em algumas pessoas, direcionando jatos na saída, não se trata de uma preparação para o civil entrar no local como consta no relatório, mas sim, para resfriar o corpo das pessoas que estavam saindo, como também, uma forma de oxigenar o local, tendo em vista que não havia outras aberturas com a mesma vazão para se fazer uma ventilação forçada do ambiente.
          O que nos chamou atenção, e por sua vez torna-se um fato surpreendente, é que a guarnição que chegou à ocorrência foi indiciada, segundo os relatos, por incentivar as pessoas a entrarem na boate em chamas, mas também, por não atuarem na ocorrência, porém, para haver um indiciamento desta forma, deveriam ao menos apurar os nomes dos Bombeiros. Através de uma análise mais criteriosa e menos arbitraria, o relatório poderia citar quem não atuou de maneira correta, identificando a atribuição de cada um, sem a necessidade de, simplesmente, indiciar todos integrantes.
           Respeitamos a instituição Policia Civil e seus competentes integrantes, porém diante do exposto, nos fica claro que faltou aos responsáveis pelo inquérito, conhecimento da atividade de Bombeiro, tanto no setor de prevenção, como na atividade operacional. Os responsáveis, sem dúvida, estudaram as leis, mas em nenhum momento buscaram orientação com profissionais da área de Bombeiros, ignorando um oceano de informações que não se encontram em papéis. Vale lembrar que em nosso Estado, nós Bombeiros aprendemos nossa função longe das teorias e, muitas vezes, até mesmo, sem conhecimento prático, concluindo o curso de formação sem ao menos ter manuseado um único extintor. Sendo assim, as responsabilizações imputadas aos Bombeiros inspecionantes e a guarnição de serviço não se sustentam unicamente pela interpretação literal da complexa legislação que norteia o caso.
          Concordamos que o sistema de prevenção contra incêndios no Estado é frágil, devido à falta de estrutura do bombeiro em chegar a todos os locais que necessitam prevenção e também das legislações autônomas das três esferas governamentais que não se entendem, logo não podemos julgar os bombeiros inspecionastes que fazem o máximo possível para atuar com eficiência dentro de tantas precariedades.
           Concordamos também que nós bombeiros não estamos preparados, para grandes ocorrências, pois além de nossa estrutura precária temos uma formação voltada para atividade policial e para o estudo do Direito, fazendo com que muitos busquem o aprimoramento técnico fora da instituição e pagando de seu próprio bolso, sem qualquer auxilio da Brigada Militar ou do Governo do Estado. Da mesma forma, em que esta instituição POLICIAL que comanda os BOMBEIROS, desconsidera os servidores com conhecimento em administração, engenharia, química entre outras faculdades que interessam ao Corpo de Bombeiros em nosso Estado.
           Se houvesse uma comparação com os Corpos de Bombeiros de Estados que já estão Desvinculados das Policias Militares e são independentes, com certeza concordaríamos com a idéia de que somos amadores, pois profissional é aquele que é treinado para atuar dentro de uma atividade fim, em uma instituição ou órgão existente e, infelizmente, no Rio Grande do Sul, não existe o órgão Corpo de Bombeiros, mas um apêndice da Policia Militar, o que novamente evidencia a deficiência de uma estrutura que não entende e nem atendeu satisfatoriamente a tragédia da boate Kiss. Repudiamos a responsabilização de Bombeiros gaúchos pelo descaso do Governo e pela deficiência da atividade de Bombeiro, pois se fosse investigado a fundo, é nesse ponto que nossos Delegados chegariam.
Lembramos que a ABERGS de forma permanente vem alertando a sociedade gaúcha, a imprensa e ao Governo do Estado que a atual estrutura do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar com todas as suas deficiências não iriam evitar e tão pouco remediar, de forma eficaz, uma tragédia de grandes proporções como a da boate Kiss.
         O relatório diz que houve negligência por omissão por parte do Prefeito e do Poder Público Municipal devido os mesmos terem conhecimento da situação. Lamentavelmente, o mesmo critério não é usado para responsabilização do Poder Público Estadual e do Governador do Estado, pois assim como o prefeito estava ciente que uma tragédia poderia ocorrer em Santa Maria, o atual governador também sabia dessa probabilidade em nosso Estado. Inúmeras vezes o Governador foi alertado através de reuniões e relatórios entregues a sua pessoa e a de seus Secretários de Estado, principalmente através do grupo de trabalho criado pelo seu gabinete através do Decreto 48.229/2011 e capitaneado pela ABERGS, para tratar da reestruturação e modernização do Corpo de Bombeiros onde após um ano de discussões, gerou um relatório com as dificuldades e a principal reivindicação de DESVINCULAR OS BOMBEIROS DA BRIGADA MILITAR.
          O Governo havia sido alertado que os Bombeiros de Santa Maria possuía um comandante que não era Bombeiro e sim Policial Militar, demonstrando, mais uma vez, que o sistema estava errado. Foi avisado também, que dois dos três quartéis de Bombeiros da cidade estavam, e, continuam fechados há meses. Nada foi feito para mudar esta situação.           A ABERGS até o momento ainda não havia se manifestado diante de um assunto tão doloroso, em respeito às famílias atingidas e ao trabalho das autoridades na busca das causas e responsabilidades, mas agora, não poderemos calar, em respeito às vidas que ainda iremos ao encontro com a missão de não permitir que sejam ceifadas. Não conseguimos mais conviver com a impotência causada pela inércia de nossos Governantes, e também temos plena convicção que não é justo que Bombeiros sofram um linchamento moral, mesmo tendo salvado centenas de pessoas que estavam dentro da boate, entre elas, amigos, colegas de faculdade e familiares, fato este ignorado, por todos.
          Reafirmamos ao povo gaúcho e especialmente a população de Santa Maria que, mesmo com todas as limitações, continuaremos empenhados em dar o melhor de nós para cumprir nosso dever, mesmo com risco da própria vida.
Portanto esperamos que a tragédia da Boate Kiss em Santa Maria, seja, o último grito.

Respeitosamente,

Ubirajara Pereira Ramos
Coord. Geral - ABERGS

segunda-feira, 25 de março de 2013

1º BOMBEIRO DA PASCOA em Sapiranga/RS



No dia 25 de março, segunda, foi realizado o 1º BOMBEIRO DA PASCOA em Sapiranga/RS, este projeto teve como objetivo o de distribuição de chocolates e doces diversos a crianças carentes em três pontos da cidade, aproveitando para também aproximar os bombeiros militares a residências unifamiliares carentes para orientações de prevenção a incêndio e de acidentes.
 
Os doces foram adquiridos com recurso de doações dos próprios bombeiros, aonde cada um contribui com um pouco que somando pode contemplar com sTextas de páscoas mais de 100 crianças, estas que brilharam os olhos ao saberem que o “COELHINHO” lembrou delas pedindo que os bombeiros entregassem as balas, ovos de páscoa, gomas, pipocas, pastilhas etc.
Foi levada a mensagem de renovação, união e confraternização, com o projeto BOMBEIRO DA PASCOA, projeto este que teve o aval do Major Marcus Vinicius Falcão Sperinde, e com a coordenação do Sargento Jorge Alex da Silva Rodrigues, mas só pode ser realizado graças a união do efetivo orgânico de bombeiros do quartel de Sapiranga e do desenvolvimento magnífico dos alunos soldados que hora estão no CURSO DE FORMAÇÃO DE BOMBEIRO MILITAR, que para estes alunos soldados serviu de ensinamento para quando forem distribuídos estado a fora, continuarem a construir ações de comunhão com a comunidade, contemplando a todos, principalmente a pessoas carentes.
A mensagem passada aos alunos soldados pelo Sargento Alex foi a seguinte:
- O bombeiro é muito mais que controlar incêndios ou efetuar salvamentos, também temos a responsabilidade de cultivar os bons costumes na nossa família, nossa comunidade e no nosso país, em nome da nossa instituição devemos levar a esperança a quantos pudermos tocar.
A ação contou com os alunos soldados e com parte do efetivo do Corpo de Bombeiros de Sapiranga, foi feito um comboio com 4 viaturas para a realização do projeto, a perspectiva é que ano que vem, pudéssemos dar a continuidade com mais ações de prevenção a residências e com distribuição de doces.
 

terça-feira, 12 de março de 2013

CONCURSO: ENG. CIVIL PARA O CORPO DE BOMBEIROS DO PIAUÍ


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí oferece várias vagas para o cargo de Engenheiro Civil, com salário de até R$ 3.500,00.


Com oferta de quatro ( 04) vagas para nível superior, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), lançou edital nº. 001/2013 – DEI/CBMEPI, objetivando realizar processo seletivo para contratar por prazo determinado, profissionais para o cargo de Engenheiro Civil. O aviso do edital está publicado no Diário Oficial do Estado, de 11 de março de 2013, pág. 18.
A remuneração será de R$ 3.500,00 mensais, a ser pago após dedução de impostos e contribuições sociais, por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão realizadas de modo presencial, do dia 18 a 21 de março de 2013, das 08h00min às 12h30min, no quartel do Comando Geral, Diretoria de Ensino e Instrução do CBMEPI, localizada à Av. Miguel Rosa, 3515, bairro Piçarra, 64001-490, Teresina/PI.
O processo seletivo será constituído de análise de curriculum vitae e entrevista.
A análise de Curriculum Vitae e Entrevista serão realizadas provavelmente do dia 26 a 29 de março de 2013, a partir das 10h00min, na DEI/CBMEPI, por ordem de recebimento da inscrição.
O resultado oficial será publicado a partir do dia 03 de abril de 2013.
O processo seletivo será válido por 01 ano, contado da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração pública.

EUA: Bombeiro resgata três crias de urso abandonadas numa caixa





      Um bombeiro norte-americano resgatou este fim de semana três crias de urso preto abandonadas numa caixa de papelão ao lado de uma estrada na Carolina do Sul.


                  

   
 
 
 
      Brandon Poole contou que ouviu uns barulhos semelhantes ao guinchar de porcos vindos da caixa antes de se aperceber que eram ursos.

      O Appalachian Bear Rescue, em Townsend, no Tennessee, está tomando conta de duas das crias, enquanto a terceira cria está se recuperando em outras instalações.

       Cada uma das crias pesava menos de 1,4 quilos e estão sendo alimentados por mamadeira.

       Desconhece-se como os ursinhos foram parar na caixa junto à estrada.



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

BOMBEIROS DO BRASIL - nova série do Jornal da Record , a partir de terça-feira (26Fev13), às 20h.


Os bombeiros formam um pequeno exército de 67 mil homens diante de um País gigante, e têm a missão de salvar vidas. Não perca as histórias de Heróis em Ação, a nova série do Jornal da Record, a partir de terça-feira (26), às 20h.





fonte: RECORD

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Rondônia destina parte do PIDISE/BNDES para investimentos no CORPO DE BOMBEIROS

Com a construção de 4 Unidades do Corpo de Bombeiros e investimento em material permanente do Corpo de Bombeiros através de uma parte dos 130 milhões de reais destinados a Segurança Pública do estado através do  recurso que está assegurado no Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise), realizado pelo Estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
 
Veja os invertimentos em Segurança Pública:                
                     Está previsto dentro do orçamento a implantação da Central de Logística da Sesdec; construção e aparelhamento do Instituto de DNA Criminal de Polícia Técnica e Científica da PC; construção do Instituto de Criminalística; implantação de sete Unidades de Segurança Pública (Unisp`s); construção do Complexo de Polícia Civil e Delegacias Especializadas; construção do Sistema Integrado de Informações Criminais e da Gestão da Segurança Pública (Ciop, Gesfron, Telecentro e Planaforo); implantação de doze Unisps de pequeno porte no interior do Estado; construção de quatro Unidades do Corpo de Bombeiros; investimento em material permanente do Corpo de Bombeiros; construção da Companhia de Operações Especiais (COE) de Porto Velho; construção do 5º Batalhão de Polícia Militar; construção de três Núcleos de Criminalística (Nucrim`s) em Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal; investimento em material permanente para a polícia técnica; construção e implantação da sede da Gerência de Inteligência da Sesdec, dentre outros investimentos.

De acordo com o secretário Marcelo Bessa, já está em fase de elaboração os projetos de engenharia das Unisp´s e do edifício sede da Polícia Civil, que irá reunir, em um só local todas as 18 delegacias especializadas. Serão construídas quatro Unips na capital, contemplando as zonas Norte, Sul, Leste e Centro, e três no interior do Estado, sendo em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. “Todos os projetos estão sendo elaborados para execução ainda nesse primeiro semestre de 2013. Terminado a fase do projeto executivo é encaminhado para a Supel que fará o chamamento para a licitação, enfim, com a escolha da empresa que irá executar o projeto”, disse Bessa.
 
 “Com a construção das Unisp´s facilita na eficiência e gera mais economicidade. Vamos transformar oito delegacias de polícia em quatro Unisp´s, que abrigará as companhias da Polícia Militar e Bombeiros. Assim iremos melhorar o ambiente de trabalho dos policiais, fazendo a integração. Isso melhora a questão da manutenção, limpeza, deslocamento, e elimina gastos com telefonia”, salientou o secretário.
 
Fontes:

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CONCURSO: BOMBEIRO MG / SOLDADO R$ 2.152,06 e CADETE R$ 3.541,00 INICIAIS


Salário inicial para Cadete é de R$ 3.541,00
 
Uma boa oportunidade para quem quer ingressar no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Foi publicado no Diário Oficial do Estado, o edital do concurso público para oficiais e soldados bombeiro militar. São oferecidas 30 vagas para oficiais e 800 para soldados. As inscrições, para os dois cargos, começam após o Carnaval.

Das 30 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), 27 são para o sexo masculino e o restante para o sexo feminino. O curso será ministrado na Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte, com duração de três anos. Se aprovado no concurso, o candidato será incluído como cadete do primeiro ano, com vencimento inicial de R$ 3.541,00 (valor vigente na data de publicação do edital). Durante o período de curso, o cadete tem direito à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Após a conclusão do CFO, o cadete é declarado aspirante-a-oficial e poderá ser designado para qualquer unidade em todo o Estado, de acordo com a necessidade.

Para se inscrever é preciso ser brasileiro nato, ter no mínimo 18 (dezoito) anos e no máximo 30 (trinta) anos, no início do curso (nascidos entre 26/09/1995 e 26/09/1983), ensino médio completo (2º grau) ou equivalente até a data da matrícula, altura mínima de 1,60 m. As inscrições começam no dia 20/02/2013 e terminam no dia 27/03/2013. A taxa de inscrição é de R$110,00.

Soldados
Para ingresso como soldado, o edital fixa 800 vagas no Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar. Para o quadro de praças combatentes são oferecidas 770 vagas e para o quadro de praças especialistas (músico), 30 vagas.

O curso, com duração de seis meses, será ministrado na Região Metropolitana de BH e nas cidades definidas pelo edital, sob a coordenação da Academia de Bombeiros Militar (ABM). O candidato aprovado e convocado será incluído na graduação de soldado de 2ª classe, com vencimento inicial de R$ 2.152,06, valor vigente na data de publicação do edital. Durante o curso o aluno tem direito à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. .

As inscrições estarão abertas no período de 20/02/13 a 10/04/2013. O candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir idoneidade moral, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, ter no mínimo 18 (dezoito) anos e no máximo 30 (trinta) anos no início do curso (nascidos entre 03/02/1996 e 03/02/1984), ensino médio completo (2º grau) ou equivalente até a data da matrícula, altura mínima de 1,60m. A taxa de inscrição é de R$ 90,00.(noventa reais). O Corpo de Bombeiros alerta que não mantém vínculo com nenhum curso preparatório.

Para saber mais sobre o concurso acesse os editais: Curso de Formação de Ofíciais 2013 e Curso de Formação de Soldados 2013. Os editais também estão disponíveis no site da Fumarc, organizadora do concurso: (www.fumarc.com.br).

FONTE: SITE ARANAS