Os 26 novos soldados da turma de 2013, que optaram por integrar o efetivo do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, serão submetidos a curso de especialização para poder atuar, de fato, na Unidade. O curso é dirigido ao novo efetivo do GBS e a outros integrantes que necessitam da especialização em busca e salvamento terrestre e aquático de superfície (não inclui o resgate com mergulho). No total, serão 46 alunos, divididos em duas turmas, com aulas nos períodos de 02 a 19 de maio e 25 de maio a 15 de junho.
Cada grupo passará por treinamento intensivo, durante três semanas, na Escola de Formação e Especialização de Soldados (Esfes), em Montenegro. O local conta com uma área de treinamento operacional para ocorrências de grande complexidade, relativas ao atendimento de Bombeiros, que inclui estruturas colapsadas, espaços confinados, mobilidade restrita, salvamento em rio e buscas em mata.
Conforme o instrutor-chefe do curso, capitão Isandré Antunes de Souza, os pilares de atuação do GBS são nivelamento de conhecimento, padronização de condutas e atuação sincronizada. "Não existe simulação no treinamento de bombeiros, pois o fogo está ali, a profundidade da água está ali, e os riscos são grandes", destaca o capitão Antunes. "Assim, cada um do grupo precisa conhecer o comportamento do outro e reconhecer isso para assumir a dianteira ou recuar, em certas ações", explica o oficial especialista no resgate em estruturas colapsadas.
FONTE: Jornal Agora
Bom Dia sou Técnico em Segurança no Trabalho e tenho alguns cursos de resgate, gostaria de saber se há algum local no sul que esta qualificando tanto para o GBS, quanto para o BREC o pessoal civil que tem o interesse em fazer.
ResponderExcluirGrato
ATT.
Alexandre Mopert