terça-feira, 24 de abril de 2012

BOMBEIROS de Sant’Ana do Livramento RS recebe mais de R$ 100 mil em equipamentos

  Corpo de Bombeiros local recebe mais de R$ 100 mil em equipamentos
O 10º CRB-Comando Regional de Bombeiros de Sant’Ana do Livramento realizou, na manhã de sexta-feira (20/04/12), uma solenidade alusiva ao patrono das Polícias Militares do Brasil, Tiradentes.

O evento ocorreu por volta das 10h35, no quartel dos Bombeiros, na rua Duque de Caxias, sede do comando regional, e contou com a presença de autoridades locais e do Uruguai.
Na oportunidade, ocorreu, ainda, a entrega de novos materiais adquiridos pela Participação Popular Cidadã, referente aos exercícios anteriores.

Segundo o major Pedro Ricardo Maron Burgel, comandante do 10º CRB, os materiais adquiridos serão utilizados pelo Corpo de Bombeiros de Livramento e dos municípios de abrangência do Comando Regional, no atendimento de ocorrências, para qualificar os serviços da corporação junto à comunidade. Isto proporcionará aos integrantes do Corpo de Bombeiros a busca da execução de um serviço de excelência à comunidade, que confiou e elegeu esta corporação como prioridade para receber os recursos financeiros do Estado do Rio Grande do Sul. Foram entregues os seguintes materiais: material de comunicação, desencarcerador, aparelho de respiração autônoma, roupas de aproximação (calça e jaqueta) e materiais de informática, totalizando R$ 108.066,32.

Major Pedro Ricardo Maron Burgel

A Plateia: O que motivou este evento?

Comandante: Esta semana, estamos comemorando a Semana de Tiradentes, semana do policial militar, e junto à solenidade realizamos a entrega de materiais que são oriundos da consulta popular e do fundo municipal de bombeiros de Sant’Ana do Livramento.

A Plateia: O material ficará todo em Livramento?

Comandante: Os equipamentos entregues na solenidade ficam todos para Livramento, totalizando o valor de cerca de R$ 110 mil.

A Plateia: Com estas solenidades a comunidade poderá ter ideia dos resultados da consulta popular?

Comandante: Sim. Boa parte deste material é resultado da Consulta Popular, e isso é evidenciado como forma de motivar as pessoas para que possam participar cada vez mais, tanto as lideranças, quanto toda a comunidade que em agosto poderá novamente direcionar a verba estadual. Também é um bom momento para divulgar que todo o material votado para 2011, inclusive um caminhão de bombeiros, será todo adquirido para Livramento. Essa viatura vem para somar à guarnição da sede regional, que poderá até auxiliar outros municípios.

FONTE: RÁDIO NOVA AURORA

domingo, 15 de abril de 2012

SALVA-VIDAS - R$ 6 milhões EM 27 GUARITAS NO RJ

Novos postos terão painéis de vidro e alumínio, duchas abertas e novos armários para guardar volumes
     Mais dois postos de salvamento da orla do Rio de Janeiro serão reformados ainda no primeiro semestre. Na segunda semana de abril, será a vez de a revitalização chegar aos postos dois, em Copacabana, e dez, em Ipanema. De acordo com a empresa Orla Rio, as 27 unidades, do Flamengo ao Pontal, serão modernizadas com um investimento total de cerca de R$ 6 milhões.

     Em fevereiro, foram entregues os dois primeiros postos reformados – o nove, em Ipanema e o cinco, em Copacabana. O quiosque 29, que fica entre as ruas Constante Ramos e Barão de Ipanema, em Copacabana, também passará por melhorias.

     Entre as mudanças previstas está a substituição das grades por painéis de vidro e alumínio, a implantação de mais dois sanitários femininos e um masculino, três mictórios, boxes para banhos, duchas abertas com visibilidade para a praia, instalação de material antiderrapante nos banheiros, criação de novos armários para guardar volumes e equipamentos de esporte de praia.

     O projeto inclui a instalação de placas solares para iluminação interna e de dutos, que permitirão o reaproveitamento da água do banho para uso nos vasos sanitários. Os decks, a exemplo dos novos quiosques, serão feitos de madeira plástica, obtida da reciclagem de garrafas pet.

FONTE:  R7

Robô BOMBEIRO Apresentado Por Empresa Croata


     Uma companhia croata apresentou um inovador robô bombeiro, projetado para combater o fogo em condições ou áreas muito perigosas. O veículo-robô lança água e espuma, levanta peso de até duas toneladas, pode empurrar obstáculos de até 10 toneladas e ser dirigido por controle remoto a uma distância segura de 1.500 metros, segundo a fabricante, a companhia Dok-ing.

     "Trata-se do primeiro veículo deste tipo no mundo", afirmou Ana Majetic, representante da companhia. Segundo ela, "existem veículos militares modificados para combater fogo", mas o novo caminhão-robô bombeiro "não tem concorrência no mundo".

     O MVF-5, como foi batizado o robô, é equipado com dois contêineres de água e espuma, com possibilidade de ser ligado a diferentes fontes de água, e pode ajudar os bombeiros a avançar e trabalhar em áreas de grande risco. Além disso, é apto para ser usado em situações de contaminação química ou outros ambientes perigosos.

     O robô dispõe ainda de um sistema de vídeo com seis câmeras de alta resolução, resistentes à água, e um visor térmico para condições de baixa visibilidade.

     O veículo acaba de ser colocado à disposição do corpo de bombeiros de Zagreb, onde a empresa quer provar se ele precisa de melhorias técnicas antes de começar a ser comercializado.

     O preço do veículo é de 600 mil euros, embora possa variar em função de seus equipamentos, como por exemplo o tipo e o número de câmeras.

     A companhia Dok-ing é especialista em veículos de desativação de minas. Seus modelos serviram, segundo a empresa, para destruir mais de 130 mil minas terrestres colocadas em países da antiga Iugoslávia.

sábado, 14 de abril de 2012

NOVA NR-35 TRABALHO EM ALTURA - ANEXO


NR-35 TRABALHO EM ALTURA
Publicação D.O.U.



27/03/12

35.1.

Objetivo e Campo de Aplicação

35.1.1

Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura,
envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos

trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

35.1.2

Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível
inferior, onde haja risco de queda.


35.1.3
Esta norma se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos Órgãos
competentes e, na ausência ou omissão dessas, com as normas internacionais aplicáveis.
LINK:

COREC - Curso de Operações de Resgate em Estruturas Colapsadas - BAHIA

Curso Latinoamericano COREC Operaciones de Rescate en Estructuras Colapsadas -Senhor do Bonfim –Estado da Bahia –Brasil que irá acontecer de 23 a 27 de maio de 2012;

DESCONTOS para: Bombeiros, SAMU, BUSF, FTB e CRUZ VERMELHA
DEFESA CIVIL

informações com :
 AdrequecianoOliveira Macedo
    Diretor Técnico Comercial e Operacional
.:: Fogare do Brasil.
.:: F + 74 3541 -9001 .:: Cel + 74 9192 -6529
.:: E + adrequeciano.macedo@fogare.com.br
.:: S + www.fogare.com.br


fonte: http://www.fogare.com.br/

terça-feira, 10 de abril de 2012

Bombeiros de Sapiranga-RS combatem por 6h em 3 pavilhões de metalúrgica

 Um incêndio na madrugada deste domingo destruiu parte de uma metalúrgica no Vale do Sinos. A empresa Metalsinos fica nas margens da rodovia Sapiranga — Taquara (ERS-239), em Araricá. O fogo teria começado pouco depois das 3h30min. O vigilante que estava de plantão alertou os bombeiros de Sapiranga, que trabalharam no local até as 11h.

Três pavilhões, que somados têm cerca de 400 metros quadrados, foram destruídos pelo fogo. O prédio estava vazio em função do feriado de Páscoa, já que normalmente os operários trabalham em três turnos, incluindo a madrugada de domingo, e ninguém ficou ferido.

As chamas atingiram o setor que faz o banho das peças, e utiliza metais pesados como o cromo. Após o combate ao incêndio, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) esteve no local, mas todos os processos de contenção dos poluentes já havia sido feita por uma equipe da empresa. Até mesmo o solo atingido foi retirado, eliminando os riscos de contaminação.

Ainda não se sabe o que causou o incêndio. A perícia esteve no local, mas não pode analisar o que restou do prédio pela presença de vapores tóxicos. Os peritos devem voltar à empresa amanhã.

fonte: ZH

quarta-feira, 28 de março de 2012

628 novas vagas para SGT no Corpo de Bombeiros - RS


  Os deputados aprovaram por unanimidade na tarde desta terça-feira (27) a criação de 628 novos cargos para a corporação de bombeiros do Estado. Serão 187 novas promoções para primeiro-sargento; 191 para segundo-sargento e 250 para terceiro-sargento. Desta maneira, o Projeto de Lei (PL) 31/2012, do Executivo, amplia o efetivo da Brigada Militar para 37.050 servidores. A votação foi acompanhada por bombeiros que ocupavam as galerias do Plenário 20 de Setembro e precedida por manifestações da base governista e da oposição sobre a importância do Corpo de Bombeiros à sociedade. Como trancava a pauta de votações por tramitar em regime de urgência, a matéria foi votada antes das demais. Em seguida, os deputados aprovaram outros quatro projetos de lei.
A alteração da lei Lei nº 10.993/1997, que fixa o efetivo da Brigada Militar do Estado, proposta no PL 31/2012, estabelece que o quadro de servidores de bombeiros será constituído por 488 cargos de primeiro-sargento; 737 cargos de segundo-sargento; 810 cargos de terceiro-sargento; 2.609 cargos de soldado. O projeto também define os prazos para a implementação dos novos cargos. Serão 34.860 brigadianos a partir de 21 de abril de 2012; 35.399, a partir de 18 de novembro de 2012; 35.811, a partir de 21 de abril de 2013; 36.225, a partir de 18 de novembro de 2013; 36.637, a partir de 21 de abril de 2014; e 37.050, a partir de 18 de novembro de 2014. De acordo com o Executivo, os acréscimos visam a prover de forma mais adequada os cargos de primeiro, segundo e terceiro-sargentos que apresentam um número deficitário e precisam de recomposição para melhorar a prestação de serviços à comunidade.
Manifestações
Deputados da base aliada e da oposição ocuparam a tribuna para encaminhar e discutir o PL 31/2012. Além de reconhecer a importância dos bombeiros para a sociedade e manifestar o voto favorável à proposição, os parlamentares trocaram críticas entre si, a governos anteriores e ao atual governo.
O primeiro a ocupar a tribuna foi o líder partidário do PSDB, deputado Jorge Pozzobom. Ele defendeu e desvinculação do corpo de bombeiros da Brigada Militar e adiantou que protocolará a criação de uma subcomissão para estudar o assunto. Também se manifestou pelo PSDB, o deputado Pedro Pereira. Pela bancada do PMDB, pronunciaram-se os deputados Giovani Feltes e Edson Brum e a deputada Maria Helena Sartori. A parlamentar parabenizou os bombeiros “que serão reenquadrados e poderão ter o reconhecimento pela tarefa que desempenham”. Os deputados Frederico Antunes e Pedro Westphalen (PP) salientaram a importância dos bombeiros para a sociedade. As manifestações da oposição também referiram críticas ao governo nos encaminhamentos relativos ao piso do magistério e ao fato de não reconhecerem os méritos de outros governos.
Pela base aliada, o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), ocupou a tribuna para explicar que projeto faz parte de política para todos os setores da segurança pública, demonstrando que, dentro das possibilidades, o governo está recuperando um conjunto de injustiças acumuladas. Ainda da bancada petista, manifestaram-se os deputados Luis Fernando Schimidt, Jeferson Fernandes e Nelsinho Metalúrgico. Também pronunciou-se o deputado Ronaldo Santini (PTB), que destacou a força da Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul (Abergs) na atuação para aprovação do projeto. Já o deputado Cassiá Carpes (PTB) destacou a importância dos projetos de reajustes e disse que a BM é referência no Estado em termos de credibilidade. fonte: ALRS