quinta-feira, 9 de junho de 2011

CURSO BREC - Bombeiros do Maranhão vão ao Equador para qualificação.

AVANANÇO TÉCNICO E CULTURAL

Como parte da política de requalificação planejada pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), uma delegação de bombeiros maranhenses embarcaram dia 5 de junho, com destino à cidade de Guayaquil, no Equador, onde participará do curso “Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas – BREC”.

A delegação é formada por 19 bombeiros, entre oficiais e praças, sob a coordenação do coronel João Vanderley Pereira. Integram, também, a comitiva, um agente de trânsito, um guarda municipal e um sargento da Polícia Militar.

O curso, promovido pelo Corpo de Bombeiros de Guayaquil, de terça-feira (7) a 13, tem reconhecimento internacional, registrado na Organização das Nações Unidas (ONU) e na Organização de Bombeiros Americanos (OBA).

“Para nossa corporação esse é um avanço significativo, pois, assim, estaremos prontos para repassar aos nossos colegas que não poderão seguir conosco, como agir em casos de desastres em estruturas colapsadas”, afirmou o coronel Vanderley Pereira.

Treinamento prévio –

Antes da viagem, os 19 integrantes da delegação participaram, de 30 e 31 de maio, de um pré-treinamento, realizado na Academia do Bombeiro Militar Josué Montello, localizada no Parque Independência.

No pré-treinamento, os bombeiros receberam instruções do coronel João Vanderley sobre atividades de busca e resgate em estruturas colapsadas, bem como conhecimentos em materiais que serão utilizados, como Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Respiratório (EPR). Com o major Paulo Timóteo Andrade, eles assimilaram noções de Sistema de Comando de Incidente (SCI) tambem conhecido por SCO (Sistema de Comando em Operações, utilizado em casos de catástrofes.

Os bombeiros receberam ainda instruções sobre triagem de vítimas em caso de catástrofe, utilizando o método Start, sob orientação do capitão Silva Júnior e, noções de Língua Espanhola, cujas aulas ficaram a cargo do professor Rubens Jorge, sub-oficial do Exército Chileno.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

BOMBEIROS RJ MANIFESTO DOS ARTISTAS

CAMPANHA RIO VERMELHO - MANIFESTO PARA APOIO AO CORPO DE BOMBEIROS E PELA LIBERDADE DOS 439 BOMBREIROS PRESOS.

ARTISTAS DA NOVELA MORDE E ASSOPRA DÃO DEPOIMENTO EMOCIONANTE E PEDEM A LIBERTAÇÃO E SALÁRIO JUSTO PARA OS BOMBEIROS CARIOCAS.