sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Brasileiros participam do RESCUE 2012 na AUSTRÁLIA


O campeonato Rescue 2012 será realizado em Adelaide na Austrália , entre 04 e 18 novembro de 2012 e irá incluir cinco competições distintas.

- World National Team Championships;
- Campeonato Mundial Interclubes;
- World Masters Championships;
- Mundial de Surf Barco Championships;
- World Championships barcos infláveis ​​de salvamento.

O RESCUE 2012 é aberto a todos os salva-vidas proficientes. A competição Masters é aberta a todos os salva-vidas proficiente que tenham 30 anos de idade ou acima.

Os atletas podem competir em 10 disciplinas separadas - natação, salvamento de emergência simulada, Ironman / Ironwoman, surf-ski, prancha, sprints de praia, bandeiras de praia, barcos de surf e IRB.

Atividades em praia, Seleções Nacionais e todos os eventos do IRB serão realizada no Glenelg Beach.

Christies Beach vai ser a casa de todos os Mestres, Interclub e eventos de barco Surf.
O Estado de Adelaide será o Centro Aquático que vai sediar todos os eventos Piscina.

Teremos a participação de vários brasileiros como atletas competidores e observadores de técnicas inovadoras, um destes é o Major Rodrigo Dutra Comandante da Escola de Bombeiros do Rio Grande do Sul. https://www.facebook.com/#!/photo.php?v=427463767308530


fonte: http://rescue2012.com.au/

BOMBEIROS controlam a tempo o incêndio no Shopping Total em PORTO ALEGRE

Um incêndio em um prédio no complexo do Shopping Total mobilizou os bombeiros da Capital nesta quinta-feira. Ainda não se sabe onde se iniciaram as chamas, que atingiram parte do isolamento acústico da danceteria Farm's. O fogo, já controlado, começou por volta das 16h40min e assustou clientes do estabelecimento e moradores do bairro Floresta. Quatro caminhões trabalharam no local e pelo menos 18 homens.
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
O incêndio não atingiu as lojas e não deixou feridos. Uma perícia deve ser realizada nesta sexta-feira para descobrir a causa do incêndio e o local onde ele começou.

- Estávamos na redação e começamos a sentir um cheiro. Abrimos a porta e veio uma fumaça muito forte. Em seguida, os bombeiros já pediram para saírmos. Cada um pegou suas coisas e saímos tranquilamente, pelas escadas. Ainda não sabemos o que aconteceu - relatou Cris Lisbôa, editora da revista Noize.
- Eram poucas chamas, mas que provocaram muita fumaça - explicou o Major Ávila.
O comércio do pavilhão principal do shopping funcionaram normalmente enquanto os bombeiros apagavam as chamas. A EPTC orientou que os motoristas evitem a área.

fonte: Diário Gaúcho

Bombeiros Mirins de Picada Café/RS irão homenagear bombeiro de 2 Irmãos/RS morto em acidente

 Dois Irmãos - Na próxima sexta-feira, dia 9, na escola Carlos Rausch, será realizada a formatura da 5ª turma de bombeiros mirins. O projeto, que reúne alunos das escolas das três redes de ensino, foi desenvolvido desde o mês de abril e ensinou para a garotada noções de primeiros socorros, combate ao fogo e salvamento em altura, além de lições de vida e meio ambiente. A turma deste ano se chamará Dean Anderson Hoch, bombeiro voluntário de Dois Irmãos que morreu recentemente em um acidente de trânsito em Candiota. A família de Dean, que reside em Dois Irmãos, irá receber a homenagem. 
 

domingo, 28 de outubro de 2012

Equipe da França e Eslovênia apoiam o Curso de Salvamento em Altura em GO

 
 
Na terça-feira, dia 23, o Curso de Salvamento em Alturas (CSALT) participou de um treinamento padrão internacional com instrutores da França e da Eslovênia. O treinamento aconteceu no 1º Batalhão Bombeiro Militar e contou com a presença de Jean Sublon, diretor da empresa Brasimpex, e de Philippe Becard. Na oportunidade, o CSALT recebeu instruções de representantes da empresa ANTHRON sobre os mais modernos equipamentos de salvamento em altura e também sobre diversas técnicas de resgate.
 
Participaram das instruções, Jozef Lorbek e Miha Staut da Eslovênia, representantes da empresa ANTHRON, que puderam passar um pouco da vasta experiência na área de resgate, bem como realizar diversas demonstrações práticas.
 
SYAM (Sistema de Ancoragem Móvel)
O curso ainda conheceu o que é um dispositivo de ancoragem temporário e móvel, que pode ser posicionado em frente a uma porta, uma sacada ou um batente de janela, em razão da altura existente entre estes pontos e o solo. Ele permite um rápido e eficaz ponto de descida ao Bombeiro Militar no caso de alguma ocorrência.

Curso de Resgate Veicular Avançado - Miami, na Flórida

 
O Major do Corpo de Bombeiros de Parnaíba - Piauí, Rivelino Moura, participou de um Curso Avançado de Extração e Estricção Veicular, ou “Curso de Resgate Veicular Avançado”, ministrado pela Organização Interamericana de Bombeiros.O oficial foi o primeiro Bombeiro do país a participar do referido curso que foi realizado na cidade de Miami, na Flórida, Estado Unidos da América em III Edição no período de 15 a 21 de outubro de 2012.
 
Em entrevista exclusiva ao Proparnaiba.com Rivelino Moura disse que, o que motivou sua participação no curso foi a visão técnica profissional. “Precisávamos melhorar no atendimento a população, em ocorrências graves, em que estas eram vitimadas por acidentes automobilísticos, um grande mal que assola a população não só parnaibana, mais do estado e do país. Ocorrências em que as vitimas ficam presas nas ferragens, e necessitam serem resgatadas com técnicas que diminuam os riscos de agravamento das lesões existentes. O que podemos comprovar pelas ultimas ocorrências atendidas nas proximidades da cidade de Parnaíba, que envolveram caminhões, veículos de passeios, e em alguns destes com mais de uma vitima presa nas ferragens, que foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, em um tempo muito grande, que poderia ser bem reduzido se tivéssemos técnicas melhores”.
 
Éramos nove países participando do Curso: Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela, Equador, Colômbia, México e USA. A turma era formada por 30 alunos. Em alguns momentos, tinha que se falar em Português, em Espanhol e Inglês, em outros, só se gesticulava para chegar a solução de como se fazer a melhor estricção para extração das vitimas. A maior lição foi a de que, não importam os esforços para se ajudar a população, que em momentos difíceis pedem ajuda. Os Bombeiros em todos os países estão prontos para ajudar, alguns com mais equipamentos modernos, outros com mais dificuldades. Mas, o objetivo será sempre o de ajudar a população.
 
fotos:
 
 __
POR:
Dora Rodrigues para o Proparnaiba.com
Imagens cedidas pelo Major Bombeiro Rivelino Moura
 
Fonte: