quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CÃO DE AUXÍLIO A PERÍCIA DE INCÊNDIOS - SAPIRANGA/RS - 2°CRB

           
                    Está sendo treinado um cão para auxílio a perícia de incêndios, este da raça Pastor Belga Malinois (Guapo - 5 anos) em Sapiranga-RS, no canil do 2° Comando Regional de Bombeiros do Rio Grande do Sul, tal tarefa está sendo executada pelo 2° Sargento Alex, Bombeiro da Brigada Militar.



           O objetivo geral é que seja desenvolvido em fase experimental um cão treinado para localizar aceleradores de incêndios, estes como gasolina, dieses, álcool e querosene,  já em fase de pós combustão, apenas seu resíduo dentro de um sinistro de incêndio já debelado e resfriado.

            Vejamos que num comércio, uma loja de roupas por exemplo com 120 metros quadrados de área construída, a coleta de amostras por peritos deverá ser em muitos quadrantes, estas amostras terão que ser levadas a um laboratório para verificar se aquela porção de detrito queimado possuem algum resíduo de combustível líquido inflamável e qual sua categoria, gasolina, querosene , etc. O papel do cão e reduzir o tempo resposta e a carga de trabalho dos peritos, pois o cão apontará os locais exatos aonde possuem odores de aceleradores de incêndio, oportunizando a equipe de perícia técnica a efetuarem a coleta direcionada,  e dentro do princípio da economicidade e eficiência, abarcando um trabalho com maior proficiência operacional.

              Devido a falta de insumos teóricos e por desconhecimento de alguém que execute tal trabalho no Brasil, as técnicas para desenvolver o trabalho de treinamento do cão, são coletadas de forma fragmentadas de literaturas estrangeiras e traduzidas para análise e aplicação, juntamente com desenvolvimento científico balizado por mais de 8 anos de experiências em treinamentos de cães de diversas áreas. Relativo a variedades de materiais a ser aplicado no treinamento e seus meandres específicos de perícia, o treinamento está sendo apoiado de forma técnica pelo comandante do 2° CRB - Tenente Coronel Vitor Hugo Cordeiro Konarzewski (conhecimento em Criminalística e Medicina Legal) e tendo como facilitador o comandante do 3° SGCI - Major Marcos Vinicius Falcão Sperinde (cinotécnico).

              A expectativa é que seja proposto uma avaliação técnica do binômio (homem e cão) em julho de 2013, esta que será composta por uma junta de expertos, efetuando todos os registros e documentações idôneas possíveis.

              Após a conclusão do treinamento, será ofertado aos órgãos de segurança pública a disponibilidade desta ferramenta, mas somos sabedores que há empasses institucionais para tal, de qualquer forma é um processo de desenvolvimento científico que vale a pena ser construído  sendo que ao final será confeccionado um relatório minucioso e disponibilizado a quem queira desenvolver e aprimorar estes procedimentos.

Jorge Alex da Silva Rodrigues - 2° Sgt QPM2
             Bombeiro da Brigada Militar 
51-9353.9938        alexmaragato@gmail.com