quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ABERGS reuniu-se com o Cmt do Corpo de Bombeiros/RS, Cel. Guido

 No dia 16 de agosto, a ABERGS reuniu-se com o Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Guido, para tratar as demandas da categoria.
 
Na ocasião foram tratados assuntos como a limitação de idade no CTSP, no qual configura um ato ilegal, pois a Constituição do Estado deixa claro o tema não permitindo qualquer tipo de discriminação. O Cel. Guido também lamentou o baixíssimo número de vagas em aberto para esta edição do CTSP, visto termos um claro de 513 vagas de 2º sargentos.
 
A ABERGS questionou a realização do curso de busca e resgate com cães, atividade exclusiva do Corpo de Bombeiros, que foi aberta aos Policiais Militares ferindo a Constituição Federal e fazendo com que os mesmos atuem em desvio de função.
 
 Outros assuntos de extrema relevância como o fechamento de unidades de bombeiros, bem como a possível retirada da sede do Grupamento de Busca e Salvamento no caís do porto, devido à revitalização do local, foram abordados.
Os coordenadores da ABERGS lamentaram não poderem resolver assuntos de bombeiros junto ao comandante da corporação, devido a sua subordinação a um comando policial.
 
O Comandante do Corpo de Bombeiros ressaltou que está aberto ao diálogo, podendo ainda realizar uma reunião entre a ABERGS e os demais comandantes regionais, porém enfatiza que embora tenha conhecimento técnico e defenda os diversos projetos da ABERGS, não pode comprometer-se na busca por soluções devido a sua subordinação a Brigada Militar.
 
Fonte: ABERGS

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Conteudistas do Curso de Soldado Bombeiro / RS

Fazem-se histórias positivas com ações positivas.

Hoje tivemos o 3º encontro de conteuidistas para organizar os assuntos que serão ministrados ao CBFPM da QPM-2 do curso que inicia em setembro próximo.

Uma eaquipe focada em detalhar o melhor conteúdo afim de trancender o conhecimento tradicional para uma formação sólida e de detalhismos técnicos para a futira aplicação nas tropas das várias regiões do estado.

O Soldado bombeiro terá a sua mão o conteúdo de metérias como Hidráulica, por exemplo, de mesmo teor que seu colega está vendo em outro local de formação.

Esta iniciativa regida pelo Maj Rodrigo, Cmt da EsBo (Escola de bombeiros do RS), vei em hora oportuna, pois os 600 Alunos Soldados que adentram em nossas fileiras terão formações em diverssos locais, como, Pelotas, Sapiranga, Taquara entre outras.

Este conteúdo também auxiliará o instrutor a nortear seu planejamento e aplicação de aula.

Fico contente por fazer parte desta historia, deixaremos um legado de conhecimento que por muitas gerações de bombeiros será bem aproveitado.
por Jorge Alex Da Silva Rodrigues - 2º SGT - QPM-2

Equipes de Salvamento e Resgate em Desafio Internacional - PETZL

O GrimpDay teve sua 7ª edição,  em 2012, na Bélgica. Este desafio internacional reuniu equipes de busca, salvamento e resgate de todo o mundo.

Cento e oitenta e profissionais de busca e salvamento (bombeiros, militares, policiais, etc) a partir de 30 equipes se encontraram em Namur, na Bélgica. Cada oficina focada nas especificidades de busca e salvamento técnicas em um ambiente perigoso.
 Um evento organizado com perfeição e bom tempo fez esta edição um sucesso retumbante.
Vídeo:

domingo, 19 de agosto de 2012

CB São Sepé / RS ... aos trancos ... mas com coragem.

Quartel de Bombeiros de São Sepé / RS
Sgt Alex, Sgt Pereira (Cmt), e efetivo.

Tive o prazer de conhecer o 1º Sgt Pereira, pessoa de grande energia e motivação, este é o comandante do CB São Sepé/RS, quartem de BOMBEIROS MISTOS, este que ainda se aflige devido a algumas carências, mas dentro do possível se "viram nos 30" e atendem muito bem a comunidade.
Fiquei surpreso por saber que a seção não possui uma AAT, sendo que a prevenção é efetuada pela seção de Caçapava, mas creio que em pouco tempo esta situação venha a concatenar, pois a arrecadação no município deve ficar na sua totalidade ali.
Também fico feliz por saber que o 2º Sgt França está ao lado do 1º Sgt Pereira, pois o Sgt França esteve a pouco em nossa convivência no CTSP EsBo, sei que executará um bom trabalho.
Desejo sorte e continuem atendendo esta comunidade carente de profissionais, ao qual vocês estão suprindo com dificuldade, mas de forma corajosa.

Ocorrência de sinal 25 no shopping de Ijuí/RS (VÍDEO)

   Um incêndio atingiu o Shopping JB, na Rua José Bonifácio, centro de Ijuí, na manhã deste sábado, 18/8.
Bombeiros disseram que o fogo teria iniciado no segundo piso do prédio, em uma loja em reformas, por volta das 9h30.
Pelo menos sete pessoas foram resgatadas por Bombeiros e encaminhadas pelo SAMU para atendimento médico hospitalar, já que inalaram grande quantidade de fumaça. Não há informações de feridos.
Neste momento o fogo está controlado e não há riscos de novos focos, segundo o comando dos Bombeiros que isolou o local para perícia.

Vídeo da Ocorrência


A comunidade assustada lotou as ruas próximas do local e acompanhou o drama das vítimas que, debruçadas em janelas, aguardavam pelo socorro.
 A cada minuto passado ficava desesperadora a espera das vítimas, e de familiares que acompanhavam tudo da rua, pois as salas eram tomadas pela fumaça.
Alguns funcionários do Restaurante conseguiram sair pela sacada e telhado de um prédio ao lado.

Com a Escada Magirus, as vítimas começaram a descer do prédio. Assim que chegavam ao solo eram imediatamente recebidas por equipes médicas do SAMU, UNIMED, e ambulâncias que faziam os transportes ao Hospital de Caridade.
Funcionários e clientes que estavam no primeiro piso do Shopping conseguiram deixar o local rapidamente, antes que as chamas se alastrassem.
No momento é impossível precisar o tamanho das perdas materiais e quais estabelecimentos comerciais foram atingidos. Não foi permitida a entrada na imprensa no prédio que, segundo os bombeiros, ainda esta superaquecido.

Fonte: Blog do Braatz Prevenção