sábado, 9 de abril de 2011

RESGATE DE 60 PESSOAS NA NORUEGA

Mais de 60 pessoas foram hoje retiradas de uma plataforma petrolífera na costa oeste da Noruega devido a uma fuga de gás detectada pela empresa norueguesa Statoil.


Num comunicado da Statoil, divulgado pela agência de notícias Associated Press, a empresa responsável pela extração de gás natural e petróleo diz que mobilizou as suas equipas de resgate de emergência depois de ter sido informada sobre uma fuga de gás na plataforma Visund.


A plataforma Visund fica a cerca de 150 quilómetros a noroeste da cidade de Bergen.

De acordo com um dos coordenadores da equipe de resgate 63 pessoas foram já retiradas de helicóptero da plataforma Visund, mas outras 60 permaneceram para controlar a situação.


A plataforma Visund fica a cerca de 150 quilómetros a noroeste da cidade de Bergen.














VIDEO: CÃES DE RESGATE na Grã-Bretanha


Vídeo: cães são treinados para operações de resgate



A repórter da BBC Jenny Hill visitou um centro na Grã-Bretanha onde cachorros são treinados para o resgate de vítimas de tragédias
Assista o vídeo:

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Capitão Parizotto viaja para SIMPÓSIO SOBRE CÃES NA EUROPA

Capitão Parizotto viaja à Europa e participa de Simpósio sobre cães



O comandante da Corpo de Bombeiros de Xanxerê, capitão Walter Parizotto, viajará para a Europa, junto com mais dois representantes do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina: capitão Jefferson de Souza, de Rio do Sul, e tenente Zevir Cipriano Junior, de Barra Velha.


-" Nossa intenção é trazer cada vez mais experiência e aprimoramento para o trabalho de salvamento e resgate com cães" – comenta o capitão Parizotto, do Corpo de Bombeiros de Xanxerê.

Os três oficiais viajam nesta terça-feira, dia 05, e participarão do Simpósio da Organização Internacional de cães de resgate em Fontainebleau, na França. Nesse evento, devem participar, também, especialistas em busca e resgate com cães de outros 37 países.
Ainda na França, o grupo irá participar de um encontro com os gestores da AUI (Ação de Urgência Internacional) organismo que possui projetos com cães de resgate, BREC e salvamento em alagamentos e enchentes em diversas partes do mundo.

Segundo capitão Parizotto, o objetivo principal desse contato é buscar subsídios técnicos para as certificações de cães e de forças-tarefas, melhorando os protocolos da Corporação para essas ações.

Na Itália, participarão de uma prova de certificação de cães e conhecerão grupo especializado em resgate em avalanches, na cidade de Milano, apesar de inexistente no Brasil, os procedimentos utilizados há centenas de anos nessas ações são fundamentais para o desenvolvimento das técnicas de busca de pessoas em áreas deslizadas.

Na Suíça, os bombeiros irão participar dos eventos comemorativos dos 40 anos da Redog, uma organização especializada em busca e resgate com cães, e fará um grande seminário técnico, com participantes oriundos de diversos países.

A viagem, que percorrerá vários países da Europa, durará 15 dias.


fonte: http://www.tudosobrexanxere.com.br/index.php/desc_noticias/capitaeo_parizotto_viaja_hoje_a_europa_e_participa_de_simposio_sobre_caees

quinta-feira, 7 de abril de 2011

CORONEL BOMBEIRO fala do RESGATE no massacre na Escola no RJ

Coronel do Corpo de Bombeiros fala sobre o trabalho de resgate aos feridos na escola do Rio


Helicópteros da Polícia Civil dão apoio à retirada das vítimas


O coronel do Corpo de Bombeiros Evandro Bezerra explicou como o trabalho de ajuda às vítimas baleadas durante massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona norte do Rio de Janeiro, em que ao menos dez jovens morreram nesta quinta-feira (7), foi realizado .


A prioridade era a retirada dos feridos e a agilidade para levá-los ao atendimento médico. Ele confirmou o uso de helicópteros da Polícia Civil para encaminhar as vítimas aos hospitais Albert Schweitzer, Souza Aguiar e Salgado Filho.

De acordo com Bezerra, entre os feridos no ataque também há adultos, não apenas crianças e adolescentes. Segundo a Secretaria de Saúde e Defesa Civil, morreram nove meninas, um menino e o próprio atirador.

Assista o video:

1º Ciclo de Gestão Estratégica dos BOMBEIROS de GOIÁS

Bombeiros discutem gestão estratégica


O Corpo de Bombeiros de Goiás realiza agora às 9h30 reunião de adesão ao seu 1º Ciclo de Gestão Estratégica. O evento para oficiais superiores acontece no auditório do Batalhão de Salvamento em Emergência. Às 14h30, a reunião é para todos os comandantes de unidades. O objetivo da ciclo é estabelecer uma visão integrada de gestão a partir de análises sistematizadas dos ambientes interno e externo da corporação, com vistas a melhorar a qualidade dos serviços prestados. Nas reuniões vão ser apresentados os aspectos práticos e o cronograma do ciclo que tem como referência o Planejamento Estratégico para o quadriênio 2011-2014, realizado pelo novo comando geral dos bombeiros.
Mais informações: 62 - 3201-2030

BAIXE: PROTOCOLO PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA

quarta-feira, 6 de abril de 2011

MANUAL K-SAR PARA SELEÇÃO DE CÃO DE RESGATE

MANUAL TÉCNICO EM PDF DE COMO EFETUAR UMA SELEÇÃO DE CÃES PARA BUSCA E RESGATE EM ÁREAS URBANAS E RURAIS.
 PELO METODO K-SAR, CONFECCIONADO PELO SR. ENGELS GERMÁN CORTÉS TRUJILLO- EM ESPANHOL



terça-feira, 5 de abril de 2011

MELHOR UNIFORME DE BOMBEIRO DO BRASIL - NOVA TECNOLOGIA

Nova tecnologia no uniforme do Corpo de Bombeiros


A peça também é fabricada com a tecnologia Nano Comfort





A partir deste mês de março todas as unidades do Corpo de Bombeiros vão utilizar novos uniformes, em tecido 100% algodão e com a tecnologia Firex Rip Stop, que retarda as chamas, impedindo-as de se espalhar.


A peça também é fabricada com a tecnologia Nano Comfort, que absorve o suor e tem secagem mais rápida, maior resistência e maior duração. Possui ainda uma faixa reflexiva que permite visualizar o uniforme à noite, dando mais segurança e conforto ao profissional. O Espírito Santo é o primeiro no País a usar esse tipo de tecnologia nos uniformes.

“O Espírito Santo está adotando o melhor uniforme de bombeiro do país”, diz o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheira Mota. O Estado investiu aproximadamente R$ 400 mil na compra. Ao todo, serão entregues 2.100 peças, duas para cada bombeiro.



PROTOCOLO DE RCP DA AMERICAN HEART ASSOCIATION

As Diretrizes da AHA 2010 para RCP e ACE se baseiam em uma ampla revisão da literatura sobre citação e diversos debates e discussões com especialistas internacionais em ressuscitação e membros do Comitê e Subcomitês de ACE da AHA.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Major Burity foi punido com prisão disciplinar de 72 horas em Maceió

'Foi desabafo profissional', diz major preso após criticar corporação em AL


Major Burity foi punido com prisão disciplinar de 72 horas em Maceió.

Fim da punição foi antecipada após 25 horas; ele reclamou da falta de água.



G1 - 'Foi desabafo profissional', diz major preso após criticar corporação em AL - notícias em Brasil

CURIOSIDADE: VIDEO DA EVOLUÇÃO DOS BOMBEIROS

EVOLUÇÂO  DOS BOMBEIROS

SECRETÁRIO GAÚCHO FABIANO PEREIRA APÓIA DESVINCULAÇÃO DOS BOMBEIROS

Na última terça-feira, dia 29 de março, a ABERGS, através de seu Coordenador-Geral Ubirajara Pereira Ramos, juntamente com a Coordenação da região de Santa Maria, esteve reunida com o Senhor Fabiano Pereira, Secretário da Justiça e Direitos Humanos, oriundo dessa mesma cidade, a fim de debater seu posicionamento em relação à desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.



A reunião foi solicitada pela ABERGS uma vez que o Secretário, quando no mandato de Deputado Estadual no ano de 2010, realizou uma audiência pública na Assembléia Legislativa do RS, enfatizando o tema e inclusive apoiando a causa.


O Secretário da Justiça e Direitos Humanos mostrou-se adepto as reivindicações da ABERGS, dizendo-se parceiro nessa caminhada e oferecendo apoio total da sua Secretaria. O secretário Fabiano Pereira ressaltou ainda que o projeto da desvinculação da Polícia Militar gaúcha deva tomar corpo e acontecer ainda este ano.
Acesse o site www.abergs.org.br e fique sabendo de todo o trabalho realizado pela associação em prol dos bombeiros gaúchos.


BOMBEIROS EM AÇÃO!     RUMO A EMANCIPAÇÃO.Este sonho é possível!
ABERGS


Na Busca da Identidade, Salvando a Dignidade,


Solidários a Sociedade.

Major BOMBEIRO de Alagoas: "há 16 anos venho sendo feito de palhaço"

Major bombeiro desabafa: "há 16 anos venho sendo feito de palhaço"



Burity reclama da falta de estrutura para se trabalhar prestando segurança e dignidade a população


O major do Corpo de Bombeiros, Carlos Burity, um dos mais experientes da corporação, fez um desabafo, na manhã deste sábado (2), ao ver os caminhões anti incêndio chegar sob vaias para conter o incêndio que atingiu lojas do Pavilhão do Artesanato, na orla da Pajuçara: "há 16 anos venho sendo feito de palhaço".

Burity se referia a falta de estrutura com que os bombeiros são obrigados a trabalhar. "Todos sabem que faltam viaturas e equipamentos e somos nós quem escuta as reclamações da população como as de hoje. É preciso que todos saibam que a tropa é dedicada e faz o impossível para prestar o serviço ao alagoano", ressaltou.
Logo ao chegar para dar a entrevista, Burity disse que resumiria tudo em três pontos. "O primeiro é que não havia um sistema de prevenção de incêndios no pavilhão, o segundo é que tudo já está controlado e o terceiro é que há 16 anos sou feito de palhaço", frisou o major, que preferiu não comentar o ocorrido na manhã deste sábado.

Ao encerrar a entrevista, Burity bateu com a mão no capacete e disse: "Este aqui é meu. Trabalho com ele porque comprei", concluiu.

Segundo os feirantes, o caminhão tanque do Corpo de Bombeiros que chegou ao local estava sem água e teve que retornar para a base para ser abastecido. Os bombeiros que chegaram ao local nos carros de resgate controlaram as chamas com água de carros pipa de empresas de limpeza urbana.

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros explicou que o caminhão chegou abastecido, fez o primeiro controle das chamas e saiu para reabastecer. Os carros pipa teriam sido usados apenas no apoio.

Fonte: http://www.correiodopovo-al.com.br/v3/maceio/13243-Major-bombeiro-desabafa-anos-venho-sendo-feito-palhao.html

domingo, 3 de abril de 2011

VIDEO DE TRABALHO DE RESGATE NO RJ

Vídeos mostram o trabalho de resgate após explosão de um bueiro em Copacabana



Internautas postaram no YouTube vídeos que mostram o trabalho de resgate dos bombeiros logo após a explosão de um bueiro, ocorrida nesta sexta-feira à noite, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. A tampa de ferro voou e atingiu o teto de um táxi, que ficou completamente destruído. Cinco pessoas ficaram feridas, nenhuma com gravidade. Assista às imagens:






Os subterrâneos da área central e da Zona Sul do Rio têm, pelo menos, 130 bombas-relógio que podem explodir a qualquer momento. É o que reconheceu o presidente da Light, Jerson Kelman, em entrevista coletiva, na manhã de hoje.



Ele informou que das quatro mil câmaras transformadoras _ salas subterrâneas que comportam os transformadores _ espalhadas da Zona Sul ao Centro, 130 ainda precisam ter os equipamentos trocados. Uma delas foi a que explodiu na noite de sexta-feira, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, causando ferimentos em cinco pessoas. Jerson não revelou os locais das outras câmaras.


_ Seria leviano da minha parte dizer que não vai acontecer (uma explosão) novamente. Sim, pode acontecer. Por isso, vamos reforçar as obras _ afirmou o presidente da Light.