sábado, 2 de julho de 2011

2 DE JULHO - HOJE É NOSSO DIA - PARABÉNS A TODOS BOMBEIROS

A história do Corpo de Bombeiros no Brasil surgiu em 1856, quando Dom Pedro II, então Imperador do Brasil, assinou um decreto de Serviço de Extinção de incêndio.Um bombeiro é um MILITAR, profissional ou voluntário que possui treino e equipamento adequado para apagar ou minimizar incêndios, resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais e ajudar e fornecer assistência nos desastres naturais e nos causados pelo homem.


Hoje, com 152 anos de existência, a corporação está diretamente ligada à Polícia Militar em poucos estados e através da Secretaria de Defesa Civil em alguns, na maioria dos Estados são desvinculados da polícia.

A escolha da data de dois de julho para ser o dia do bombeiro foi oficializada por um decreto, no ano de 1954.

Existe um número de telefone nacional do corpo de bombeiros, que é o 193, tendo como principal função, servir bem à comunidade.


Bombeiros Militares e Voluntários
 Os trabalhos prestados variam muito, podendo ser da extinção do fogo até salvamentos e resgates de pessoas e animais. As principais causas onde se pedem socorro a essa corporação são: asfixia, afogamentos, quedas e traumas que proporcionem perigo à vida, acidentes de trânsito com pessoas feridas, tentativas de suicídio, salvamento em matas e florestas, dentre outros casos.

Ser bombeiro é uma profissão muito bonita, pois estes profissionais são verdadeiros heróis, que arriscam suas vidas em prol da vida dos outros.

A eficiência da atuação desses profissionais é tão grande que, por várias vezes, os jornais televisivos mostraram salvamentos feitos através do telefone. Com muita tática profissional, eles mantêm a pessoa que está do outro lado da linha tranquila, dando-lhes condições de agir e fazer os primeiros socorros, se necessário.

Outra forma de atuação do corpo de bombeiros é quanto à fiscalização de obras e empresas, a fim de evitar acidentes e verificar a adequação dos extintores de incêndio necessários nestes locais.

 
Podem ser militares, no caso da grande maioria dos estados brasileiros, ou então civis e voluntários, como ocorre em muitos países europeus, nos Estados Unidos, Japão, Austrália e alguns países latinoamericanos.
Apesar de terem sido inicialmente constituídos com a função de combate a incêndios, as funções dos bombeiros alargaram-se para quase todas as áreas da protecção civil. Conforme o país e o corpo de bombeiros, as várias áreas de intervenção dos bombeiros são:
 
Combate a incêndios florestais;
Combate a incêndios urbanos;
Combate a incêndios industriais;
Resgate em grande ângulo;
Emergência médica pré-hospitalar;
Salvamento aquático.
Desencarceramento em acidentes rodoviários e ferroviários;
Intervenção em incidentes elétricos;
Intervenção em incidentes hidráulicos;
Intervenção em incidentes com matérias perigosas;
Intervenção em incidentes com redes de gás;
Corte de Árvores em risco iminente de queda;
Captura de animais correndo ou oferecendo risco.
Resgate de corpos ou bens submersos.
Prevenção contra Incêndio e Pânico.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Informativo Ao Dia Nacional dos Bombeiros

Informativo especial da Comunicação Social da Brigada Militar referente ao dia 02 de julho , dia nacional dos Bombeiros
Clique na imagem para visualizar.

BOMBEIRO SEGUE MISSÃO AO LADO DE DEUS - Tenente-coronel Danilo Rozo


Tenente-coronel Danilo Rozo
 com o brevê no peito
e orgulho de ser bombeiro

           Ex-comandante dos bombeiros de Santa Cruz do Sul - RS morre em tiroteio

Ele interviu em uma tentativa de assalto a uma mulher em Porto Alegre
Um assalto na saída de um banco na Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, acabou em tiroteio. O tenente-coronel Danilo Rozo, que teve passagem pelo Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul quando ainda era major, ficou gravemente ferido.

O tenente-coronel foi atingido por tiros nas costas e em uma das pernas após intervir em uma tentativa de assalto a uma mulher, qua saía do banco Bradesco com R$ 400,00. Dois assaltantes foram baleados e um terceiro fugiu. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Cristo Redentor em estado grave.

Rozo, que tinha 48 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo no Hospital Cristo Redentor.
A VIRTUDE
Em Santa Cruz do Sul, o tenente-coronel trabalhou três anos, entre 2000 e 2003.
Um fato marcante que vivenciou o tenente-coronel da reserva Danilo Rozo foi quando exercia suas atividades, em 2001. Durante uma enchente que atingiu a região, ele foi um dos BRIGADIANOS que se arriscaram para salvar um casal de irmãos.

Os adolescentes, de Rio Pardinho, no interior do município, não conseguiram sair de casa devido à altura das águas. Junto com outro bombeiro, Rozo enfrentou a correnteza com uma corda amarrada no corpo e salvou os irmãos.

Na oportunidade, ele se manifestou dizendo que “é uma satisfação poder ajudar as pessoas, eu acho que é uma missão nobre. Muito embora para eles tenha sido um fator de prejuízos materiais, o pior é se fosse uma vida porque aí o mal seria irreparável”.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

BOMBEIROS RS RECEBEM 11 VIATURAS DE COMBATE A INCÊNDIO

Governo distribui viaturas e medalhas para comemorar o Dia do Bombeiro



Cerimônia ocorreu na Escola de Bombeiros, na Capital

O Corpo de Bombeiros do Estado recebeu nesta quinta-feira dez viaturas do governo gaúcho. Na cerimônia alusiva ao Dia do Bombeiro (comemorado no dia 2 de julho), aonde 1 já havia sido entregue a Bagé,  também foram entregues medalhas de Honra ao Mérito do Serviço de Bombeiro. O evento ocorreu na Escola de Bombeiros, na Capital, e contou com a presença do governador Tarso Genro e do secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Juarez Pinheiro.

Os veículos, modelo auto bomba tanque (ABT), serão enviados para as cidades de Caçapava do Sul, Cidreira, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Lajeado, Pelotas, São Borja, Osório, Rio Pardo, Santa Maria.

Fonte: ZERO HORA

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Bombeiros de Sapiranga - RS abrem as portas para a comunidade

Turma até curtiu um passeio a bordo do caminhão dos bombeiros
Sapiranga - O Corpo de Bombeiros de Sapiranga resolveu marcar a Semana de Prevenção contra Incêndios de um jeito diferente. Ontem, abriu as portas para estudantes. A garotada da Escola Municipal de Érico Veríssimo visitou o quartel e teve a oportunidade de conhecer os equipamentos, as viaturas, além de acompanhar algumas demonstrações de atividades e curtir um passeio no caminhão dos bombeiros.

O soldado Antônio Carlos de Oliveira, 44 anos, tem 22 anos de profissão (21 deles, dentro da corporação de Sapiranga), explicou para os estudantes como funcionam os equipamentos para conter os incêndios, os de salvamento e os de segurança. Thauany Klein Utz, 9, contou que não conhecia nem os equipamentos utilizados nem a função deles. Ela e seus colegas mal piscavam enquanto o soldado Tiago Godoy de Oliveira, 26, (há dois anos na corporação) explicava como é o atendimento de uma ocorrência na Sala de Operações. Após as demonstrações, Carlos Diego Chagas e Priscila Carvalho, ambos 10, ficaram curiosos sobre alguns procedimentos e encheram o soldado de perguntas, prontamente esclarecidas. Soldado Oliveira não perdeu a oportunidade de falar da importância de não se passar trotes para os números de serviço, como o dos bombeiros, polícias e hospitais, uma vez que o tempo perdido pode custar uma vida.




fonte: Jornal NH

domingo, 26 de junho de 2011

Bombeiros treinam salvamento de vítimas de naufrágio


O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, Aeronáutica, Policia Militar e Marinha do Brasil realizaram no final da tarde de sábado um simulado de aerotransportado, onde mergulhadores saltaram de um helicóptero em movimento no meio do Rio Amazonas, em Parintins, para resgatar vítimas de naufrágio.

O Comandante do Pelotão Fluvial do Corpo de Bombeiros de Manaus, Tenente BM Gama, explicou que são muito comuns embarcações de pequeno e grande porte naufragar nos rios da Amazônia, por isso, é necessário que todos os órgãos de segurança e Força Nacional estejam sempre em treinamento para dar uma resposta satisfatória para quem precisar do socorro destas autoridades marítimas.

O treinamento serve de prevenção para os órgãos de segurança pública do Amazonas que estão na cidade de Parintins no 46º Festival Folclórico, realizando trabalho de orientação e combate a super lotação de barcos e uso de coletes salva-vidas. “Uma grande quantidade de embarcações estão aportadas na orla da cidade de Parintins e outras menores continuam fazendo seu trajeto normal pela frente da cidade com transporte de pessoas e mercadorias, por isso, se acontecer algum acidente no rio os nossos mergulhadores estarão prontos para atender”, explicou.

O Corpo de Bombeiros está em Parintins com 14 mergulhadores realizando prevenção no Balneário Canta Galo e Porto da Cidade com embarcação de salvamento e uma de combate a incêndio.

fonte: http://portaldoholanda.com/noticia/45334-bombeiros-treinam-salvamento-de-vitimas-de-naufragio