sexta-feira, 4 de março de 2011

SIMULADO - Bombeiros, PM, SAMU em Jaraguá - ALAGOAS

Samu, Corpo de Bombeiro e PM fazem treinamento no Jaraguá


por Railton Teixeira

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Policia Militar de Alagoas (PM) realizaram na manhã desta sexta-feira, 04, um treinamento na praia da Avenida, no Jaraguá, com o intuito de executar ações de salvamento durante o carnaval. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde – SESAU – é preciso garantir a estrutura das equipes que irão trabalhar no período e intensificar o trabalho em conjunto.
A simulação foi de um salvamento aquático e terrestre que contou com ambulâncias do Samu, viaturas do Corpo de Bombeiro e da PM e um helicóptero.


parceria entre o Samu e o Corpo de Bombeiros ocorre desde 2010. De acordo com o coronel do CBM e comandante da operação carnaval, Josivaldo Feliciano de Almeida, o trabalho em conjunto das duas unidades foi intensificado durante as enchentes (na metade do ano passado). Relata também que serão cerca de 900 homens atuando em todo o estado durante o carnaval e que na região que atende Maceió, que vai da Barra de São Miguel à Barra de Santo Antônio, serão cerca de 450 homens.

“Atuaremos em todo o estado com homens do Corpo de Bombeiros nas praias, rios e lagoas. Faremos o trabalho de prevenção e a parceria com o Samu é de extrema importância, pois nos dará uma sustentação nos serviços de socorros e nos possibilitará salvar mais vidas em um curto espaço de tempo”.

O Corpo de Bombeiros Militar disponibilizara 29 unidades de resgates para atender as cidades neste carnaval, sendo que 11 cidades litorâneas, além da unidade de resgate, contara com guardas vidas e Barra de Santo Antonio, Barra de São Miguel e Francês contaram também com embarcações.

Para o Coordenador do Samu em Maceió, Kleber Santana, a ação realizada na praia da avenida é para demonstrar o poder do trabalho em conjunto e “mostrar a população o quanto é dificultoso o trabalho de salvamento. Agora mais ágil, devido ao helicóptero do Samu que nos possibilita realizar um atendimento no extremo do estado, que seria necessário mais de quatro horas, com a aeronave realizamos em menos de uma hora”.
A nossa maior dificuldade é a comunicação, pois nos comunicamos via rádio e celular, e quando estamos fazendo um resgate no mar foge o sinal e para nós é importantíssimo estabelecer contato com a base”, concluiu Kleber Santana.

Trotes prejudicam trabalho de resgate

Segundo a Sesau, de dez ligações, oito são trotes, impossibilitando assim um maior atendimento a população. Relata também que esta pratica é crime e que as pessoas que cometem este tipo de vandalismo podem ser punidas dentro da lei.



quinta-feira, 3 de março de 2011

1º Seminário Estadual de Busca e Resgate com Cães em Estruturas Colapsadas

Comandante-Geral da BRIGADA MILITAR participa Seminário em Caxias do Sul


Nesta quarta-feira (2/3), nas dependências do Hotel Samuara, em Caxias do Sul, foi realizada a abertura do 1º Seminário Estadual de Busca e Resgate com Cães em Estruturas Colapsadas. O evento contou com a presença do Comandante-Geral da Brigada Militar, Sérgio Roberto de Abreu, prefeito, José Ivo Sartori, e demais autoridades militares locais.

O evento, promovido pelo Comando do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, 5º Comando Regional de Bombeiros, Grupamento de Busca e Salvamento e o 12º Batalhão de Polícia Militar destina-se a Militares Estaduais que possuem conhecimento e experiência profissional no uso do cão como instrumento operacional de busca e resgate contará com a participação de palestrantes de elevado conhecimento técnico e profissional na área e reconhecimento em nível nacional e mundial.



Além do comparecimento dos oficiais Comandantes das Unidades de Policia Ostensiva e de Bombeiros locais, o Seminário contará com a presença de autoridades civis e convidados e do Comandante-Geral da Brigada Militar, cel Sérgio Roberto de Abreu para o ato de abertura.

Estima-se o público de cerca de 40 ME, entre palestrantes e participantes, sendo que além das exposições teóricas serão feitos dois exercícios práticos em estruturas colapsadas, especialmente preparadas para o evento, denominados BREC leve e pesado.


Os principais objetivos dos organizadores são os de qualificar o trabalho com cães, nivelar conhecimentos e sugerir um protocolo de formação e emprego na Corporação. Terão como eixos principais o emprego do cão frente às atividades delituosas (ação de polícia) e oriundas dos fenômenos da natureza (ação de bombeiro), bem como a integração dessas formas de atuação.

CÃO AJUDA DIAGNOSTICAR CANCRO NOS INTESTINOS

Inglaterra


Retriever do Labrador

Já há muito que se tem vindo a investir nas capacidades inatas dos cães para detectar odores e tornar a nossa vida mais segura, para busca e salvamento, para detecção de produtos ilícitos, ou ainda noutras actividades em que são melhores, mais rápidos e incomparavelmente mais competentes que os humanos. Recentemente, cães farejadores começaram a dar uma grande ajuda na detecção muito precoce do cancro da próstata e essa detecção precoce pode salvar muitas vidas humanas.

Na última edição da revista British Medical Journal foi publicado um estudo onde se demonstra, mais uma vez, as capacidades dos cães na detecção de doenças cancerígenas. Neste caso, um dos mais perigosos e mortais quando não detectado a tempo, o cancro do intestino, uma vez que alastra silenciosamente, muitas vezes sem dar qualquer tipo de sinal que permita ao doente perceber que algo não está bem.

O estudo apresentado foi elaborado tendo por base um cão de raça Labrador que, depois de ter sido treinado durante alguns meses, foi testado no terreno e obteve resultados positivos em mais de 95% dos casos de cancro ainda numa fase muito inicial, o que permitiu uma intervenção rápida com benefícios para todos os envolvidos, principalmente para os pacientes. Para além dos casos em que já existiam casos declarados de doença, o cão identificou os casos onde já se tinham desenvolvido pólipos, o que não sendo grave deve ser tratado, para que mais tarde essas formações não degenerem em cancro. Como amostra foram utilizadas 306 pessoas, e dessas 48 estavam doentes e precisavam de intervenção médica.

Estes resultados são animadores, já que para além de, no futuro, ser possível utilizar cães em muitas situações, vai permitir aos investigadores perceber, com mais algum trabalho, que tipo de odores os cães identificam e desenvolver equipamentos electrónicos mais eficazes, mais rápidos, mais acertivos e também com menores custos. O beneficio maior é para os pacientes, que podem assim ter um novo aliado no combate a algumas doenças com maior taxa de mortalidade.

quarta-feira, 2 de março de 2011

TABELA EXPLICATIVA MATRIZ SALARIAL MAR-2010 E MAR-2011

TABELA EXPLICATIVA MATRIZ SALARIAL MAR-2010 E MAR-2011


Nota ASSTBM sobre Pec Brigadiana e matriz salarial para março 2011

ASSTBM

http://www.asstbm.com.br/site/archives/6155March 2, 2011Publicado por Portal ASSTBM em 2 de março de 2011 em Projetos · Comentários (3)

Nota ASSTBM sobre Pec Brigadiana e matriz salarial para março 2011
leia esta matéria

PEC BRIGADIANA: Informamos aos nossos associados e classe de Servidores de Nível Médio da Brigada Militar, que a Entidade está empenhada neste projeto, maior propósito no ano que se inicia. Entre outras ações, que desde o ano passado vem sendo desenvolvida de forma isolada, com o empenho de alguns bravos colaboradores, a ASSTBM inicia a partir do fim das férias e feriado de carnaval, uma campanha incisiva sobre a PEC Brigadiana. Vamos aos Quarteis em todo o Estado, para buscar o apoio em massa dos brigadianos, neste tema que é de interesse de todos.

No momento aguardamos autorização solicitada e principalmente manifestação de apoio do Senhor Comandante Geral, à cerca da PEC Brigadiana, resposta ainda não obtida do Cel Sergio Abreu. Porém estamos tranqüilos, pois acreditamos que o Comandante da Instituição estará ao lado de seus comandados na busca da sonhada dignidade salarial.

Paralelo a estas ações, solicitamos que cada um mantenha seu empenho individual na busca de assinaturas, sem a participação de TODOS será difícil alcançar o objetivo.

MATRIZ SALARIAL: A matriz salarial é lei, estão garantidos para março de 2011 o valor de 111 milhões, onde os índices são conforme planilha abaixo


TABELA EXPLICATIVA MATRIZ SALARIAL MAR-2010 E MAR-2011


OBS:

1- Atenção poderá em alguns casos haver pequenas variações de valores para mais ou menos.
2- No Vencimento Básico + 222% de Risco de Vida deverão ser acrescidas das vantagens temporal pessoal inerente a cada servidor militar, (TR, AD, FG, CC, Etc.).
3- No vencimento básico já esta incluída a totalidade da lei Britto e não computadas para fins de aumento na matriz, ou seja, os percentuais na presente tabela são somente os provenientes da Matriz salarial.
4- O IPE-Previdencia será de 7,5 % após aprovação da lei e 3,5% a partir de março 2011, com a extinção dos 2,0% da lei 10.588 para os ativos, assim como os servidores inativos descontarão o percentual da previdência sobre o valor que exceder ao teto de 3.408,00.
5- Aumento do resultado fiscal da Matriz da Salarial para segurança publica de 10% para 15% a partir de 2011.

terça-feira, 1 de março de 2011

DICA de CURSO

Cursos

SAP - Suporte em Atendimento Pediátrico (Prevenção de Acidente Infantil)

Data: Contate e Agende
Carga Horária: 10 horas
Data limite para Inscrição:
Valores: Preços especiais para Escolas, e Creches. Contate e agende.
Horário: Contate e agende
Inscrição: Matrícula com Depósito de R$ 50,00

Fone: (+55 0xx51) 30120680 - (51) 81642161 (51) 81642161
Escritório: Av. Assis Brasil Nº: 6666/201, Bairro Sarandi - Porto Alegre - RS - Brasil

A Empresa oferece Certificado Individual e CD com conteúdo das aulas que são
ministradas por Enfermeiro Responsável Técnico perante o COREN-RS

OBJETIVO:
Temos como objetivo capacitar os participantes com eficácia, afim de que saibam como
agir na prevenção, e em casos de emergências com tranqüilidade, agilidade e segurança,
proporcionando treinamento aos Pais, Professores, Funcionários de Creches e Escolas bem
como conteúdo específico para Profissionais da Área da Saúde.

Conteúdo Programático:
- Idade, tamanho e resposta;

01) Acidentes nas Escolas
- Principais Acidentes no Ambiente Escolar e seu Entorno
- Segurança no ambiente Escolar e seu Entorno

02) Princípios Fundamentais Primeiros Socorros
- Primeiros Socorros
- Mecanismo do Trauma
- Avaliação Inicial da Vítima

03) Primeiros Socorros em Urgências Clínicas
- Parada Respiratória e Cardiorrespiratória
- Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (Engasgo)
- Febre
- Sangramento Nasal
- Convulsão
- Desmaio

04) Primeiros Socorros em Acidentes
- Trauma Ocular
- Trauma Raquimedular(TRM)
- Trauma de Tórax
- Trauma Abdominal
- Trauma Músculo- Esquelético
- Ferimentos
- Queimaduras
- Afogamento, Resgate e Salvamento Aquático
- Intoxicações
- Choque Elétrico
- Acidentes com Animais

DICA de LIVRO

CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO   ANTÔNIO FERRAZ DOS SANTOS

Editada em capa dura, a obra traz imagens belíssimas que revelam o dia a dia do grupamento. O livro também conta a história do Corpo de Bombeiros, desde a sua criação, passando por detalhes do emprego de cães em operações de salvamento, o trabalho da Defesa Civil, detalhes sobre salvamentos históricos como os realizados no incêndio dos Edifícios Andraus e Joelma, os diferentes tipos de resgates, entre outras curiosidades. Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo foi organizado pelo Tenente Coronel e chefe do Estado Maior do Comando do Corpo de Bombeiros do Interior, Antonio Ferraz dos Santos. A apresentação da obra foi preparada pelo coronel Luiz Humberto Navarro, Comandante do Corpo de Bombeiros da Capital.


ISBN: 978-85-7679-354-0
Páginas: 304
Formato: 28 x 28 cm
Peso: 2,072 Kg
Acabamento: Luxo
Por: R$ 199,90
Disponibilidade: em estoque (saiba mais)
FONTE: http://www.novoseculo.com.br/produtos_descricao.asp?new=10&lang=pt_BR&codigo_produto=362&codigo_marca=0