segunda-feira, 1 de julho de 2013

EUA: 19 bombeiros morrem ao combater incêndio florestal


Dezenove bombeiros morreram na luta contra um incêndio florestal no Arizona, no sudoeste dos Estados Unidos. A tragédia é a que mais perdas de vidas de bombeiros provocou num único incêndio nos Estados Unidos nos últimos 80 anos.
Os bombeiros morreram no domingo à tarde quando tentavam conter a avanço das chamas na colina de Yarnell, cerca de 120 quilómetros a noroeste de Phoenix, informou Steve Skurja, porta-voz do gabinete do xerife do condado de Yavapai. O jornal Daily Courier Prescott noticiou que pertenciam ao Prescott Fire Department.
É preciso recuar a 1933 para encontrar um tão elevado número de bombeiros mortos num único incêndio florestal:  28 homens morreram no combate a um incêndio no Griffith Park, em Los Angeles ? segundo os registos da National Fire Protection Association citados pela Reuters. A BBC refere 25 vítimas mortais nesse incêndio.
Um responsável do departamento de florestas do Arizona, Art Morrison, afirmou à CNN que os bombeiros mortos integravam uma equipa de emergência especialmente treinada, uma espécie de ?tropa de choque? de combate a incêndios, que estava a cavar uma linha corta-fogo para impedir a propagação das chamas. Tinham estado envolvidos no combate a outros fogos florestais nas últimas semanas, no Arizona e no Novo México.
Os 19 homens tinham sido dados como desaparecidos na manhã de domingo pelo departamento de florestas do Arizona. A equipa a que pertenciam era composta por 20 elementos. Não há informações concretas sobre o que ocorreu. O bombeiro sobrevivente estaria num local diferente dos restantes.
Os bombeiros terão sido surpreendidos pela rápida propagação das chamas. ?Em condições normais, quando se cava uma linha corta-fogo, assegura-se uma saída para escapar e prevê-se uma zona de segurança?, disse Art Morrison. ?Aparentemente, a sua zona de segurança não era suficientemente grande e foram apanhados pelo fogo?, acrescentou. O governador do Arizona, Jan Brewer, disse que vai demorar até se perceber como ocorreram as  mortes.
O incêndio, alimentado por vento seco e elevadas temperaturas, começou na sexta-feira e cobre atualmente cerca de 800 hectares, segundo responsáveis citados pela imprensa local. Está a ser combatido por cerca de 200 bombeiros. O site Arizona Republic escreveu que não estava ainda controlado na noite de domingo.
Yarnell e a vizinha Peeples Valley, localidades em que vivem cerca de mil pessoas, foram evacuadas. O gabinete do xerife de Yavapai informou que foram queimadas pelo menos 200 casas, o que equivale a quase metade das construções de Yarnell, uma comunidade maioritariamente composta por idosos.
Em algumas zonas dos Oeste dos Estados Unidos as temperaturas chegaram nos últimos dias aos 54 graus, próximo dos registos de há cem anos em Death Valley, a Califórnia.
VÍDEO:
http://www.publico.pt/multimedia/video/eua-19-bombeiros-morrem-ao-combater-incendio-201371105610