sábado, 2 de abril de 2011

Instrução de salvamento aquático a professores de Itumbiara - GO

O 6° Batalhão Bombeiro Militar (6° BBM), de Itumbiara, ministrou em março uma instrução prática de salvamento aquático aos professores de educação física da rede municipal de ensino da cidade.

A intenção foi oferecer aos educadores noções básicas de técnicas a serem aplicadas para um efetivo salvamento em caso de princípios de afogamento, incluindo as situações em que há suspeita de trauma no meio líquido.

O treinamento foi uma solicitação da rede municipal de ensino de Itumbiara - GO e foi realizado em um dos colégios municipais da cidade, que conta com uma piscina semi-olímpica usada para atividades recreativas das crianças e adolescentes que ali estudam.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

AUMENTO DE EFETIVO DE BOMBEIROS PARA COPA DO MUNDO

O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa e presidente da Comissão Parlamentar de Acompanhamento da Copa do Pantanal de 2014, deputado Wagner Ramos (PR), vai reforçar junto ao governador Silval Barbosa (PMDB) a necessidade de se destinar pequena parte dos investimentos mínimos assegurados à competição para reforçar o Corpo de Bombeiros no estado.


O parlamentar também vai propor ao governador a realização de campanhas periódicas que motivem os jovens residentes no interior a fazer carreira na instituição. “Com isso, o Estado vai adotar importante estratégia de segurança a longo prazo para a população e garantia do sucesso da etapa mato-grossense do campeonato mundial de futebol. Mais ainda: ele terá oportunidade de estimular nossos jovens a seguir uma carreira profissional que enche todos nós de orgulho por salvar vidas”, salientou o parlamentar.

A proposta de estimular a população jovem do interior a tentar carreira no Corpo de Bombeiros foi feita pelo seu comandante-geral a Wagner Ramos, em novembro de 2009, durante audiências públicas em Barra do Bugres e Campo Novo do Parecis.

A ideia – considerada por ambos como solução ideal para o fortalecimento do conjunto dos efetivos nas regiões mais afastadas da capital – foi apresentada pelo parlamentar, à época, ao então governador Blairo Maggi. “Defendemos a inclusão de jovens dos municípios na carreira de bombeiro militar para suprir as necessidades regionais do estado”, afirmou o coronel Carlos Alexandre Rodrigues.

Vamos continuar trabalhando para incluir o aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso nesses investimentos pró-Copa do Mundo. E se ele for ampliado podem ter certeza de que Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Juína, Sapezal e outras regiões estratégicas ganharão uma unidade cada”, garantiu Wagner Ramos.

“Hoje, não há condições de ser instalada nova unidade do Corpo de Bombeiros em qualquer município de Mato Grosso e o principal motivo é a falta de efetivo. A última inclusão de pessoal aconteceu em 2003, já no Governo Blairo Maggi. Essa situação é agravada pela redução natural desse efetivo por conta de aposentadorias”, revelou o comandante. Ele adiantou na ocasião que a necessidade mínima da instituição é de 400 bombeiros para atender a Baixada Cuiabana e o interior, principalmente o norte do estado.

Na manhã desta quinta-feira (31), o oficial de Relações Públicas do CBM-MT, major Eneides Martins, disse que 85 novos soldados serão incluídos na corporação no próximo dia 02 de julho, após o término do curso de formação. Esse grupo, no entanto, vai reforçar apenas as unidades já em atividade no interior. Sobre a necessidade mínima de pessoal para a instituição, ele afirmou que continua a mesma.

A próxima ação de Wagner Ramos será interceder junto ao governador Blairo Maggi e seu vice, Silval Barbosa, para que o Corpo de Bombeiros tenha ampliada sua quota de vagas nos próximos concursos públicos. Essa meta, de acordo com o deputado, vai materializar pelo menos 50% do projeto de implantação de extensão dos Bombeiros em Barra do Bugres.

“Esse trabalho político do deputado Wagner Ramos também será bastante importante para o Corpo de Bombeiros e para os demais municípios do estado”, reforçou o coronel Carlos Alexandre.

Hoje tem formatura do Curso de Resgate dos Bombeiros

Hoje tem formatura do Curso de Resgate dos Bombeiros

O Alto Tietê em SP também enfrenta carência de efetivo nos BOMBEIROS

O Alto Tietê conta com um bombeiro para 6.551 habitantes. Essa proporção está acima da média do Estado, em que há um bombeiro para cada cinco mil moradores, de acordo com a Agência Estado. Ao todo, há 222 bombeiros (veja quadro) para atender 1.441.341 moradores da região (segundo dados fornecidos pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social- Drads).


A expectativa é de que esse número melhore. Isso porque as cidades de Guararema e Ferraz de Vasconcelos já assinaram contrato com o governo do Estado para a instalação de postos do Corpo de Bombeiros nestes municípios. Além disso, o subgrupamento de Mogi das Cruzes será transformado em um Grupamento.

Estas mudanças farão com que o efetivo na região aumente, assim como afirmou o tenente Elton Marcel Dorce, do Grupamento dos Bombeiros de Suzano: "O efetivo deve aumentar sim, já que em cada posto há a necessidade de ter em torno de 27 homens e o Grupamento também necessita de um efetivo maior".

Dorce revelou que estas medidas diminuirão o tempo de resposta de atendimento na região. "Para atendimentos em áreas próximas aos postos, o tempo de chegada é entre cinco e dez minutos. Já para os locais mais afastados, a chegada fica em torno de 15 a 20 minutos", disse. Isso justifica a escolha destas duas cidades para a instalação dos postos. "Guararema e Ferraz são pontos distantes para nós. Estes municípios foram escolhidos estrategicamente", ressaltou.

Poá - SP
Segundo a secretária de Segurança de Poá, Marlene Sant´Anna, não há nenhum projeto na Prefeitura de Poá para uma futura instalação de um posto do Corpo de Bombeiros na cidade. "Não existe nada deste assunto tramitando na prefeitura. Atualmente, Poá não conta com uma área disponível para uma instalação deste porte", argumentou.

quinta-feira, 31 de março de 2011

BOMBEIROS EFETUAM BUSCAS AO PESCADOR DESAPARECIDO NO RJ

Bombeiros retomam buscas a pescador desaparecido no Recreio


Os bombeiros retomaram as buscas a um pescador desaparecido na noite desta quarta-feira no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. A pequena embarcação em que ele estava, junto com mais seis colegas, virou, na altura do Pontal. O barco estava a cerca de 30 metros da areia.

No acidente, morreu um pescador identificado como Luis Henrique Nunes, de 50 anos. Os outros cinco ficaram levemente feridos. Quatro foram atendidos no local, e um foi levado para o Hospital Lourenço Jorge

As circunstâncias que provocaram o acidente ainda não estão claras. Como a embarcação estava âncorada em uma área normalmente utilizada pelos pescadores para descansar, uma das possibilidas é a de que os homens estivessem dormindo, quando uma onda forte atingiu e virou o barco. Na noite desta terça, houve uma mudança brusca de tempo.

terça-feira, 29 de março de 2011

VIDEO: BOMBEIROS DE TOKIO ANTES DO TSUNAMI

Desfile, apresentações e simulados de bombeiros em Tokio no Japão.
alexmaragato.blogspot.com



alexmaragato.blogspot.com

segunda-feira, 28 de março de 2011

VIATURAS DE BOMBEIROS ROBUSTAS - IVECO-MAGIRUS

TESTE DRIVE IVECO-MAGIRUS
REALIDADE QUE SE ALMEJA EM MUITOS ESTADOS EM RELAÇÃO A AQUISIÇÃO DE VIATURAS.

LIVRO: Manual de Prevenção e Combate a Incêndios

Manual de Prevenção e Combate a Incêndios
Abel Batista Camillo Jr.



Que a todos seja poupado o pavor de um dia ouvir, para valer, o grito "Fogo!" nas suas imediações. Porque um incêndio é sinistro sempre, e diante dele, só se pode combater, fugir ou sofrer. E, por mais que se queira evitá-lo, é tão traiçoeiro e súbito que ninguém pode se considerar livre disso. Mesmo quando o incêndio não chega a nos ameaçar fisicamente, seu poder devastador faz danos ao patrimônio próprio e alheio, sabemos todos. O tenente-coronel Abel Batista Camillo Júnior já combateu muitos incêndios como integrante da Polícia Militar do Estado de São Paulo e tem o dom de, sendo um homem de ação, gosta também de instruir, de discorrer sobre o seu trabalho. Colocou neste manual toa a sua experiência, coligindo material existente, reformulando-o, completando-o graças a uma prática que é sua e de poucos mais. Fez um livro que vale com instrumento obrigatório de serviço de bombeiros industriais e voluntários, brigadistas e cipeiros. Em sua claríssima exposição de procedimentos com textos objetivos e desenhos, vale também para o grande público.





Editora: Senac

Autor: ABEL BATISTA CAMILLO JR.
ISBN: 8573590637
Origem: Nacional
Ano: 2004
Edição: 5
Número de páginas: 197
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

PARA COMPRAR
  • Por: R$ 52,00 Cod. do Produto: 132563

     http://www.submarino.com.br/produto/1/132563/manual+de+prevencao+e+combate+a+incendios
  • INCÊNDIO DE PROPORÇÃO EM PORTO ALEGRE - RS

    Incêndio atinge prédio no centro de Porto Alegre

    segunda feira 28 de março de 2011
    Pelo menos dois andares foram atingidos. Ainda não há informações sobre vítimas.

    Foto: Claiton Dornelles/GES


    Porto Alegre - Uma loja na Rua dos Andradas, centro de Porto Alegre, foi atingida por um incêndio na manhã desta segunda-feira. Pelo menos dois andares do prédio foram atingidos, e toda a região está tomada por uma nuvem de fumaça.

    O fogo já foi controlado, mas ainda não há informações sobre vítimas. No momento, quatro viaturas dos bombeiros trabalham no local. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou as ruas no entorno do prédio para facilitar o trabalho.

    Segundo o responsável pelo 1º Comando Regional dos Bombeiros, tenente coronel Humberto Teixeira, a maior dificuldade no trabalho foi o suprimento de água. Ele disse que os dois pisos da loja foram totalmente destruídos e ninguém ficou ferido.