sábado, 10 de setembro de 2011

PARTO NA ENCHENTE EM SC - BOMBEIROS SUPERAM ADVERSIDADES

Mulher dá à luz bebê em caminhão, em meio à enchente de SC.


Criança nasceu em uma estrada alagada, a caminho de hospital em Itajaí.

Nascimento aconteceu às 0h20 deste sábado (10).

Uma mulher deu à luz dentro de um caminhão do Exército no meio de uma estrada alagada a caminho de um hospital de Itajaí, em Santa Catarina, na madrugada deste sábado (10). O nascimento aconteceu às 0h20.

De acordo com nota divulgada pela Defesa Civil de Itajaí, o auxílio foi feito pelos bombeiros comunitários de Ilhota, que não conseguiram ultrapassar a Rodovia Jorge Lacerda devido ao nível de água na pista. O parto foi feito por seis militares e um voluntário.

"Enfrentamos de 0,8 a 1,5 metros de altura de água na pista. Mesmo em um caminhão, só enfrentamos a correnteza porque o socorro era a uma gestante, pois o risco era muito grande", revelou o sargento Teixeira, na nota.

Segundo a nota, o bebê nasceu logo depois que foi feita a transferência da gestante da viatura dos bombeiros voluntários para o caminhão do exército.

Os militares fizeram a transferência de mãe e filho para uma ambulância do Samu, que os encaminhou para o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. "Nossa esperança agora é que fique tudo bem com eles", finalizou o sargento, na nota.




sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TORRES DE SANGUE - Relatos do Capitão Dan Daly, Bombeiro NY

Capitão Dan Daly, Bombeiros de NY
 Passados dez anos do pior atentado terrorista nos Estados Unidos, o horror da destruição de um dos mais importantes símbolos da sociedade americana ainda parece chocar o Capitão Dan Daly, do Corpo de Bombeiros de Nova York. Ele participou nesta sexta-feira (9) de um bate-papo via internet promovido pelo Consulado americano no Rio.

Lembranças

O terror estampado no rosto das pessoas e a espessa nuvem de fumaça que envolveu as torres gêmeas foram as primeiras entre as várias imagens que marcariam para sempre a vida de Daly, que atuou nos trabalhos de resgate às vítimas e hoje é oficial reformado. Uma das lembranças que mais lhe perturbam é a imagem das pessoas que se encontravam nos andares acima de onde as torres foram atingidas. Sem ter como descer, elas tiveram que escolher o modo como morreriam: ou se atiravam ou seriam queimadas.

- Uma das imagens mais emocionantes e terríveis foi a das pessoas que ficaram presas acima do ponto de impacto. Elas achavam que, se subissem para os andares mais altos, seriam salvas por helicópteros. Infelizmente isso não era possível pela grande quantidade de gases. Elas estavam prisioneiras. Muitos tiveram que escolher como morrer.

Bombeiros enfrentam problemas de saúde

 Muitos bombeiros que atuaram nos resgates do World Trade Center desenvolveram câncer ou problemas respiratórios por terem inalado fumaça contaminada por gases tóxicos. Hoje eles contam com atendimento psicológico gratuito. Daly criticou a postura do governo americano, que ameaça não pagar mais o tratamento para câncer com a justificativa de que não há provas de que a doença tenha sido causada pela fumaça.

- Uma das coisas que nos chatearam é que nos disseram que a atmosfera não era tóxica. Há alguns meses o governo disse que não financiaria o tratamento de câncer porque não havia prova de que estavam relacionados aos trabalhos de resgates. Espero que um relatório que traz o número de bombeiros doentes traga uma compreensão maior sobre o tema. A resposta não foi suficientemente boa, foi menor do que deveria ter sido.

Mas o rosto consternado do capitão Daly, ao relembrar a tragédia, se iluminou diversas vezes quando o oficial lembrava do apoio da população americana e de todo o mundo, e dos exemplos de superação em meio a um dos momentos mais dolorosos da história dos Estados Unidos.

Entre as lembranças mais marcantes para Daly está o “cheiro da morte” que exalava dos escombros e “parecia impregnar a pele por vários dias”. Um dia, enquanto tomava banho no quartel após um dia inteiro de trabalho, uma luminosidade que vinha de fora do quartel chamou a atenção do oficial. Eram 200 moradores das redondezas que caminharam com velas acesas até o prédio da corporação para prestar apoio, rezar e cantar de mãos dadas o hino não oficial americano, a canção “God Bless America”.

Desespero
  O oficial reformado lembra também do bombeiro que estava de folga em Nova York, se apresentou para trabalhar voluntariamente e nunca mais voltou. Antes de seguir para o resgate, ele chegou a pedir que avisassem a mulher e a filha que as amava. Recorda ainda o colega socorrista que passou 11 dias nos escombros até encontrar o corpo do irmão.

- Emocionalmente era terrível, mas o apoio da população fez uma grande diferença. Existe hoje entre os americanos um certo sentimento de frustração, cólera e vulnerabilidade. Mas a minha esperança é que essa reação não cause o fechamento da nossa sociedade, mas sim a sua abertura.

fonte: R7


10 VIATURAS DOS BOMBEIROS NO COMBATE A INCÊNDIO NUM DEPÓSITO EM CAXIAS DO SUL-RS



Um incêndio ocorrido durante a madrugada desta sexta-feira (9) destruiu quase que totalmente o depósito de uma empresa de alimento, em Caxias do Sul (RS). No local só havia restos de madeira. Não houve vitimas.

O prédio está localizado entre as ruas Tronca e Marechal Floriano, no centro da cidade. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o fogo iniciou por volta das 2h30. O tempo instável também favoreceu o combate às chamas. O incêndio foi controlado por volta das 5h.

Os bombeiros interditaram um prédio residencial e uma casa de madeira dos fundos por conta do risco de o fogo se espalhar. Por volta das 6h, os moradores puderam retornar às suas casas.

Dez viaturas dos bombeiros de Caxias do Sul e Farroupilha trabalharam no combate às chamas. As causas do incêndio são desconhecidas, bem como os prejuízos causados pelas chamas.

fonte: R7

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SOS SANTA CATARINA - BOMBEIROS TRABALHAM INCESSANTEMENTE EM ENCHENTE


Não há trafegabilidade entre o Braço do Baú, Baú Central e Alto Baú devido a alagamentos. Os Bombeiros de Ilhota vão montar duas bases para atender chamados específicos do Morro do Baú. Seis agentes, uma viatura, um caminhão e uma ambulância ficarão à disposição da comunidade que reside no Morro para eventual emergência. Uma parte dos agentes ficará no Posto de Saúde do Baú Central e outra ficará na creche do Braço do Baú.

A estratégia é os Bombeiros ficarem ainda mais próximo da comunidade. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones 9228-7597 e 3343-8827.

A invasão da Avenida Beira-Rio pela águas do Rio Itajaí-Açu ocorreu por volta das 18h30min desta quinta-feira. Ás 19h, o nível atingiu 10,84 metros. Desde o início da tarde, várias pessoas acompanhavam a subida do rio das calçadas. Clique aqui e veja o momento do transbordamento do rio.





quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DESFILE 7 SET - BOMBEIROS DE ALGUMAS PARTES DO BRASIL

Alguns Bombeiros no desfile de 7 de setembro de 2011 , aspectos iguais e diferentes no nosso território no dia da Independência que vale observar.



MANDEM FOTOS IDENTIFICADAS DE SUAS CIDADES PARA alexmaragato@gmail.com POR FAVOR.

PREVENÇÃO - ACOMPANHAMENTO ON-LINE POR USUÁRIO

 Foi desenvolvido recentemente pelo do Corpo de Bombeiro do Tocantins um sistema on-line que proporciona ao usuário após dar entrada no seu processo no bombeiros acompanhar o andamento do seu processo na Distec - Diretoria de Serviços Técnicos.

Com essa novidade o usuário ganha em agilidade e facilidade porque não é necessário mais deslocamento ou gastos com telefone para obter informações sobre do processo. O usuário, empresários podem consultar os dados a qualquer tempo e de qualquer lugar em que tiver acesso a internet. Além da consulta ao processo o usuário poderá consultar os profissionais e empresas credenciadas no Corpo de Bombeiros aptos a elaborarem projetos e executar os sistemas preventivos de combate a incêndio e pânico.

Para acompanhar o processo que está tramitando no Corpo de Bombeiros basta acessar http://www.bombeiros.to.gov.br/ , depois o link de acesso intitulado *consulta on-line, de posse do número do processo gerado automaticamente pelo sistema no momento do protocolo, CPF ou CNPJ informado no documento protocolado.

Para o capitão José Coelho, engenheiro da Distec, o objetivo maior é a transparência e a agilidade. “queremos que a população entenda e acompanhe os nossos esforços em atender com maior presteza possível suas necessidades e solicitações”, afirmou o capitão.

Análise do processo
A Norma Técnica 01/DISTEC/2007 determina que o Corpo de Bombeiros tem o prazo máximo de 15 dias úteis contado a partir da data de protocolo para realizar a análise dos processos, podendo ser prorrogado nos casos mais complexos por igual período. Os prazos previstos já são obedecidos pela Distec. Atualmente as análises estão sendo realizadas num prazo menor, numa média de sete dias úteis e as vistorias em apenas dois dias úteis.

Custo
Quanto ao custo para a aprovação de processos e realização de vistoria para a emissão de certificados, o valor varia de acordo com a área e o tipo da edificação. Estes valores estão previstos na Lei 1.287 de 28 de dezembro de 2001 – (Código Tributário do Estado do Tocantins).

terça-feira, 6 de setembro de 2011

BOMBEIRO ENFORCADO - BONECO EM PROTESTO NO RS


Na manhã desta terça-feira 06/09 os motoristas que trafegavam pela BR116, em São Leopoldo - RS viram mais um protesto da Brigada Militar, só que desta vez um boneco enforcado no viaduto com a farda característica do CORPO DE BOMBEIROS DA BM e com uma faixa com escritos “SOS BOMBEIROS”.

Esta demonstração classifica uma reivindicação silenciosa dos militares por não poderem expressar de forma ostensiva, pois o exercício do direito de greve é proibido aos militares das Forças Armadas e aos integrantes das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (CF, "Art. 142, 3º, V ).

CONCURSO PARA OFICIAL BOMBEIRO DO PARANÁ - ENSINO MÉDIO

Concurso PM e Bombeiros do Paraná 2011 – 90 vagas


Os aprovados receberão remuneração inicial de R$ 2.152,00

Estão abertas as inscrições para o concurso público destinado ao preenchimento de 70 vagas para o 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e 20 vagas para o 1º ano do Curso de formação de Oficiais Bombeiros da Polícia Militar do Paraná.


O certame será composto pelo vestibular da Universidade Federal do Paraná e por provas de habilidades específicas, de caráter eliminatório, a serem realizadas pela Polícia Militar paranaense.

Das 90 vagas ofertadas, 09 serão para candidatos enquadrados nas cotas para afrodescendentes, desde que tais candidatos passem pela entrevista específica para averiguação, a ser agendada oportunamente. As demais vagas serão de ampla concorrência, sendo que até 50% desse total será destinado a pessoas do sexo feminino.

Os aprovados receberão remuneração inicial de R$ 2.152,00 correspondente ao valor pago para a função de Cadete da Polícia Militar do Paraná e de R$ 5.746,80, valor correspondente à função de 2° Tenente da Polícia ou do corpo de Bombeiros Militares.
Para inscrição, os candidatos deverão obedecer ao que for previsto no edital do Vestibular 2011 da UFPR, já que este será o mesmo processo seletivo aplicado à seleção dos candidatos aos Cursos de Formação de Oficiais da PMPR e do BM. As inscrições para o Vestibular 2011/2012 da UFPR serão realizadas até 19 de setembro de 2011 e o valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00. Todo o procedimento é feito pela internet, através do site http://www.nc.ufpr.br/

A segunda fase do certame será a de Provas de Habilidades Específicas, compostas pelos Exames de Capacidade Física.

Os candidatos deverão acompanhar a divulgação das datas das provas de habilidades específicas diretamente pelo site http://www.nc.ufpr.br/.

Confira o Edital completo (nº. 588/2011-CRS) e saiba todos os detalhes sobre a seleção


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

5 HORAS DE COMBATE A INCÊNDIO EM SAPIRANGA-RS PARA PROTEGER 30 CASAS

Incêndio atinge área de extração de madeira e se espalha por oito hectares em Sapiranga


Bombeiros levaram cinco horas para controlar as chamas

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de extração de madeira na Rua Ernesto Splinder, no bairro Amaral Ribeiro, em Sapiranga, no Vale do Sinos. Segundo o sargento Jorge Alex da Silva Rodrigues, um dos bombeiros que atendeu a ocorrência, o fogo se alastrou por aproximadamente oito hectares, cerca de 90% da área total da mata.

O fogo começou por volta das 2h30min desta segunda-feira e foi controlado cinco horas depois. Equipes do corpo de bombeiros de Sapiranga e Parobé foram acionadas para conter as chamas.

— Por um palmo, as casas que ficam nas proximidades não foram atingidas — diz o sargento Alex.

Segundo o bombeiro, cerca de 30 famílias vizinhas ao local foram retiradas de casa, por precaução, devido ao risco de intoxicação pela fumaça. Com o fogo controlado, todas puderam voltar no início da manhã.

As causas do incêndio serão investigadas. De acordo com o bombeiro, pela forma como se alastrou, em linha, há indícios de que o fogo tenha sido provocado.




domingo, 4 de setembro de 2011

REFERÊNCIA EM BOMBEIROS

Bombeiros de Bauru são referência em SP



12º Grupamento de Bombeiros, que inclui Bauru e mais 68 municípios, se destaca pelos investimentos em equipamentos

O 12º Grupamento de Bombeiros de Bauru vivencia a consolidação de um processo de modernização graças à interação da corporação com instituições e com a população de Bauru e mais 68 municípios de atuação. A unidade, que atualmente é referência para a corporação em todo o Estado, comemora seus 15 anos hoje com uma celebração cívica às 10h, na quadra 5 da rua Carlos de Campos.

O comandante do Grupamento, tenente-coronel José Guerxis de Aguiar, relembra quando, ainda major, as dificuldades enfrentadas na operação de combate ao fogo que consumiu o depósito de um supermercado de Bauru, em 29 de março de 2005. Ele cita que, além da situação de emergência, dificultou o trabalho dos bombeiros a falta de melhores equipamentos para o combate.

Naquela tarde, a corporação em Bauru possuía apenas um caminhão-tanque com capacidade de armazenamento de 1,5 mil litros de água em condições de rodar. O trabalho dependeu da ajuda da Prefeitura de Bauru, do DAE e das usinas próximas à cidade para o fornecimento de água. Foram sete horas consecutivas para controlar o fogo.

Não houve vítimas, porém, a destruição deixou um ensinamento claro. “Disse para a população de Bauru quando cheguei que, no prazo de 3 a 4 anos, não iria reconhecer mais o Corpo de Bombeiros (CB)”, comemora.

Guerxis ressalta com orgulho que a frota em uso, atualmente, receberá um tanque com capacidade de transportar 20 mil litros, com investimento de R$ 162 mil. O comandante do 12º Grupamento salienta que, com este novo caminhão, Bauru passará a contar com sete viaturas pesadas. Nos municípios com postos ou bases do CB há uma unidade de grande porte nova.

O subtenente 12º Grupamento, major Rogério Gago, diz que a unidade passa por uma fase excepcional. “Esperamos que continue”, projeta. “Somos referência hoje porque todas as inovações, em nível de bombeiros, estão na nossa área”, completa Guerxis.

Investimentos

A modificação estrutural deve-se a recursos da população recolhidos ao Fundo Municipal de Bombeiros (Fump), pela cobrança da taxa de bombeiros no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Guerxis é responsável pela implantação do sistema com recursos administrados pelo CB e com a comunidade definindo como aplicar os valores.

Ele comenta que a baixa inadimplência da taxa deve-se ao entendimento da população, que assimilou a necessidade da corporação evoluir diante da complexidade do trabalho dos bombeiros.

O tenente-coronel relembra que a cobrança da taxa passou a ser legal a partir de uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que definiu pela constitucionalidade da cobrança, interrompida no período entre 2004 e 2007. Guerxis destaca que, no ano passado, apenas com os juros da aplicação do dinheiro do fundo foi possível a aquisição de quatro novas viaturas.

Ele acrescenta que, nos últimos 15 meses, o 12º Grupamento conseguiu a invejável marca de montar nove viaturas para atendimento nos 69 municípios da região. “A meta eram 10, mas é uma façanha”, sublinha. Ele acrescenta que seis novos furgões estão sendo integrados à frota para o Resgate.

O pessoal do 12º Grupamento de Bombeiros passa por constante atualização. Guerxis explica que virou rotina a preparação dos bombeiros na Universidade do Texas, Estados Unidos, onde há a melhor especialização para enfrentar situações emergenciais de resgate em soterramento e desabamento.

O 12º Grupamento possui ao todo 11 postos e bases. Promissão, Pederneiras, Lençóis Paulista e Piraju abrigam bases. Os postos estão fixados em Jaú, Botucatu, Lins, Avaré e Bauru, cidade com dois postos e sede do Grupamento.

FONTE: http://www.jcnet.com.br/detalhe_geral.php?codigo=214783