sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Fim do Canil dos Bombeiros de BH após morte de cães - vídeo

A canil do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte foi desativado. A decisão foi tomada após a morte de quatro cães em decorrência da leishmaniose.

Os cães que eram treinados no quartel aturaram em casos de repercussão como a morte da ex-amante do goleiro Bruno Fernandes, Eliza Samudio, e o assassinato de dois empresários pelo grupo ficou conhecido como Bando da Degola.
O canil funcionava no 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros desde 2004 e chegou a ter dez cães, mas recentemente tinha apenas sete. Alguns animais nem eram registrados pela corporação. Os três que sobraram acabaram sendo doados.
Antes mesmo de encerrar as atividades o canil funcionava de forma precária. A denúncia é do tenente reformado Érico Rodrigues de Souza, que durante cinco anos comandou o pelotão. Ele conta que os militares tiravam dinheiro do próprio bolso para cuidar dos cães.
— Até remédio a gente tinha que comprar do nosso bolso. Tinha um convênio, mas não cobria totalmente.
Ao lado do pelotão do Corpo de Bombeiros, na região leste da capital mineira, funciona o canil da Polícia Militar. Os animais da PM continuam em atividade, mas segundo o tenente eles não substituem os cães dispensados, já que são treinados para outras finalidades.
— Os cães eram treinados para encontrar pessoas desaparecidas, soterradas em escombros, além de fazer demonstrações em escolas e um trabalho na Apae com crianças portadores de necessidades especiais.
O assessor do Corpo de Bombeiros, Frederico Pascoal, afirma que o canil foi criado como um projeto piloto e que o fechamento foi devido à doença que atingiu os cães. Ainda não há previsão de quando outros animais serão adquiridos.
— Apresentou resultados muito expressivos. Nós encontramos pessoas perdidas em matas, corpos que não tinham sido encontrados. Daí a importância da gente reativar esse projeto, mas em uma área segura.

fonte: R7

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Bombeiro voa em tapete metálico na Croácia - VÍDEO

 
Um bombeiro croata acabou fazendo um voo inesperado em um "tapete mágico". Fortes ventos atingiam a cidade croata de Rijeka e um homem tentava se segurar em um pedaço de telhado de alumínio que se desprendera de uma construção.

Mas como você pode ver no vídeo abaixo, o bombeiro foi surpreendido por uma rajada de vento por baixo da folha de metal. Como resultado, ele ficou flutuando no ar, sentado na folha metálica. A imagem faz lembrar os tapetes mágicos dos desenhos animados.

A folha flutua no ar numa altura de 50 centímetros até ser despedaçada pelo vento. Um bombeiro sai em socorro do colega ao vê-lo no chão após o voo. Nenhum dos dois se feriu no incidente. Você gostaria de voar num tapete mágico?


Oficiais Bombeiros do RJ terão nova Academia em 2014

Petrópolis, RJ, sediará academia que forma bombeiros no estado do Rio

     Nova sede receberá melhorias e começará a operar em dezembro de 2014.
     Cerimônia realizada neste domingo (10) oficializou a transferência.

     Com uma homenagem a D. Pedro II, patrono da corporação, Petrópolis, Região Serrana do Rio, foi eleita a cidade-sede da Academia de Formação de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II). Neste domingo (10), aconteceu a cerimônia com o assentamento da pedra fundamental da unidade no antigo prédio dos Correios, na Fazenda Inglesa, às margens da BR-040. O espaço vai ser revitalizado e adaptado para o curso que forma 50 aspirantes a oficiais todos os anos.

     A solenidade teve início ainda no alvorecer quando, às 6h, cadetes saudaram D. Pedro II, prestando continência no pátio do Museu Imperial. De lá, eles seguiram a pé até a nova sede da Academia, percurso de quase 10 quilômetros. "É uma forma de mostrar o que este resgate histórico significa para todos nós que, agora, estaremos próximos de nosso patrono, D. Pedro II, em sua terra tão querida", afirmou o comandante da Academia, coronel Silvio Lopes Novais.
 
 
     O espaço de 20 mil metros quadrados será transformado em um complexo para as aulas teóricas e preparação física para combates a incêndios e resgates. A ABMDP II é um estabelecimento de ensino superior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e os internos são selecionados em vestibular da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ).
 
Fonte: G1