sábado, 5 de novembro de 2011

Grupo Especial Resgate (GER) K9 Portugal - treino/formação


O Grupo Especial Resgate (GER) K9 Portugal, com sede provisória no Sobral da Lagoa, em Óbidos, levou a efeito mais um treino/formação na cidade de Santa Comba Dão, nas instalações dos Bombeiros Voluntários locais, nos dias 22 e 23 Outubro.

Este treino teve como finalidade ensinar os primeiros passos em técnicas de obediência e buscas em escombros e grandes áreas, aos participantes e futuros guias.

Várias corporações de bombeiros estiveram presentes

Estiveram representadas neste evento as corporações de bombeiros de Santa Comba Dão, Mangualde, Vila Nova de Poiares, Mortágua, Sátão, Albergaria-a-velha com a sua Unidade Canina com pergaminhos já demonstrados em teatros de operações em busca e salvamento, e Pampilhosa – Mealhada (num total de 20 elementos e 15 cães iniciantes, cachorros, pré-operativos e operativos).

Estiveram também duas Associações presentes, a Escolinha do Núcleo Canino da Escola Agrária de Coimbra e o Grupo K9 Rodrigues de Pedrouços -Maia, cuja intervenção tem vindo já ser habitual devida a parcerias entre o mesmo e o GER.

O Departamento de Ensino do GER tem já algumas actividades agendadas no mês de Novembro em Pampilhosa – Mealhada, com mais um treino/formação.

Fonte: Jornal das Caldas



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Praticando NÓS e VOLTAS - Treinar é preciso

 O conhecimento profundo dos nós aqui apresentados pode separar o sucesso do fracasso numa atividade operacional. O treinamento na confecção deve ser constante, através de um cordelete ou um pedaço de fita. Faça e desfaça os nós dezenas de vezes, com uma ou duas mãos, até que consiga montá-los de olhos fechados. E, mais importante, utilize-os abundantemente nas suas jornadas verticais. Quanto mais prática, melhor! Afinal, é para isso que você está aprendendo a faze-los.


DICA DE MANUAL:
http://www.gejapao.org/wp-content/uploads/2010/03/Manual-Curso-Tecnico-Nos-e-Amarras.pdf
 
VÍDEO:
 



DICA DE LIVROS:

NUDOS PARA BOMBEROS


COM UNHAS E DENTES