quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bombeiro cede roupa, salva mulher e acaba ferido em incêndio no RS

 
Sargento deu seus equipamentos de proteção para salvar moradora.
Incêndio atingiu cobertura de prédio nesta terça-feira (7), em Porto Alegre.

Um sargento do Corpo de Bombeiros arriscou a vida nesta terça-feira (7) para salvar uma mulher de um incêndio que atingiu a cobertura de um prédio no bairro Bela Vista, em Porto Alegre. Ele emprestou seus equipamentos de proteção individual para a moradora e acabou ficando ferido com um escombro que caiu sobre sua cabeça. Apesar dos ferimentos, Jelson da Silva Bueno ainda conseguiu salvar dois cachorros que estavam no apartamento em chamas.
Incêndio apartamento Bela Vista Porto Alegre (Foto: Caio Gabriel Menezes/VC no G1) Jelson Bueno e a equipe da Estação Açorianos do Corpo de Bombeiros da capital receberam a chamada de combate ao incêndio por volta das 15h. Como a ocorrência já estava em andamento e foi considerada de “grandes proporções”, dois caminhões se deslocaram para a Rua Engenheiro Afonso Cavalcanti.
Ao chegar ao local, o sargento Bueno recebeu a informação de que não havia mais ninguém dentro do apartamento. Uma jovem de 21 anos já havia sido retirada da cobertura. Ele entrou no local e encontrou uma mulher, “esquecida” na piscina com dois labradores.

O incêndio atingiu cobertura de prédio na capital
(Foto: Caio Gabriel Menezes/VC no G1)
“Ela estava com muito medo. Dizia que só sairia dali com os cachorros dela. Fui passando pelas chamas e me apresentei. Tentei acalmar ela e ofereci meus equipamentos de proteção. Disse que ela sairia de lá e que eu levaria os labradores em seguida”, conta o sargento Bueno ao G1.
“Meus colegas fizeram uma espécie de cortina d’água para ela passar em meio às chamas. Como eu estava sem uniforme, acabei sendo atingido por um escombro, um pedaço de madeira que estava pegando fogo. Não consegui ver bem o que era. Salvamos ela e os cachorros", detalha.
Nervosa, a mulher foi levada junto com a filha ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). O sargento Bueno também recebeu atendimento e foi liberado. O porteiro do prédio acabou inalando a fumaça do incêndio. “Era um incêndio de grandes proporções, mas só tinha atingido aquele apartamento, felizmente”, explica o bombeiro.
No total, três caminhões e quatro viaturas foram utilizadas no combate às chamas. Aproximadamente 20 bombeiros trabalharam desde o início do incêndio até o rescaldo. “Gostaria de ressaltar que eu não fiz nada sozinho, meus colegas nos ajudaram fazendo a cortina d’água e apagando o fogo na cobertura”, acrescenta Bueno.
As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas. A Polícia Civil esteve no local nesta terça-feira (7) e vai investigar o caso
FONTE : G1