sábado, 7 de janeiro de 2012

LUTO - 7 Bombeiros Mortos em Combate - CHILE


Membros da equipe de resgate carregam corpo de bombeiro morto
durante o incêndio perto da cidade de Temuco, nesta quinta-feira.

REUTERS/Hector Andrade

 Os sete bombeiros que morreram em um incêndio florestal ocorrido na região de Araucanía, sul do Chile, eram velados neste sábado em meio à dor de seus familiares, enquanto outros dois bombeiros que ficaram feridos foram levados a Santiago.

Os corpos foram entregues a seus familiares pelo Serviço Médico Legal da cidade de Temuco (700 km ao sul de Santiago), para onde tinham sido levados após serem encontrados perto da comuna de Carahue, onde os bombeiros tentavam apagar um incêndio que ameaçava o prédio da madeireira Forestal Mininco.

Os familiares velavam os corpos dos bombeiros neste sábado, alguns deles pais de família e com anos de experiência em combater incêndios, como era o caso de Marcelo de La Vega, 34 anos, chefe da brigada formada por 10 pessoas e que também trabalhou em Portugal na extinção de sinistros.

"Tomara que com isso haja mais proteção, porque este trabalho é muito difícil e muito arriscado, sobretudo para os que têm família", disse visivelmente emocionada Mariana Contreras, mulher do bombeiro morto, a veículos da imprensa local.

Os corpos dos bombeiros serão sepultados no domingo em Carahue, anunciaram os familiares.

No entanto, o governo decretou luto neste sábado nas regiões de Araucanía e Biobío, pela morte dos sete bombeiros, o que significa a suspensão das atividades de instituições públicas.

Outros dois bombeiros, Gonzalo Contreras e Julio Marín, que sofreram graves queimaduras, foram levados neste sábado a Santiago, onde são atendidos no hospital do Trabalhador.

"Contreras está com 25% da superfície do corpo queimada, e as vias respiratórias foram prejudicadas pela inalação dos gases, o que representa uma gravidade relevante", disse o chefe da Unidade de Queimados do Hospital do Trabalhador, Ricardo Roa.

No entanto, Marín apresenta "6% de seu corpo queimado e sofre também de choque pós-traumático", completou Roa. Os dois feridos permanecerão no hospital por dois meses, completou o médico.

Héctor Herrera foi o único a sair ileso do grupo de 10 bombeiros que combateu as chamas do incêndio de Carahue, que segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi) informou neste sábado foi "tecnicamente controlado".

O presidente Sebastián Piñera manifestou suas suspeitas de que este incêndio tenha sido criminoso, e apresentou uma ação judicial em nome do governo chileno invocando a aplicação de uma severa lei antiterrorista para aqueles que forem considerados culpados.

Países como Argentina, Brasil e Uruguai enviaram bombeiros ao Chile para ajudar no controle das chamas.

fonte .TERRA

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

BOMBEIROS EM PRONTIDÃO - MG ESTÁ EM ALERTA GRAVE

 O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, determinou na manhã desta sexta-feira que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fiquem de prontidão, em função de previsões de novos temporais em áreas afetadas pelas enchentes desde o fim de 2011.



"Há um alerta grave para este próximo fim de semana. A possibilidade de chuvas fortes, especialmente na Zona da Mata e na região central, onde o solo já está muito encharcado, pode agravar a situação", disse o governador de MG.





quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resgate 25 mortos e 100 desaparecidos nas FILIPINAS

Equipes de resgate buscam 100 desaparecidos em deslizamento nas Filipinas

Manila - Pelo menos 25 pessoas morreram e outras 100 estão desaparecidas após um deslizamento de terra nesta quinta-feira em uma aldeia de garimpeiros no sul das Filipinas, informaram as autoridades.


A avalanche ocorreu em uma zona montanhosa na região da cidade de Pantukan, na ilha de Mindanao (sul), atingida por chuvas torrenciais em meados de dezembro, durante a passagem da tormenta tropical Washi, disse à AFP o chefe da Defesa Civil, Benito Ramos.

Os militares enviados ao local na manhã desta quinta-feira removiam os escombros a procura de sobreviventes e de corpos.

Até o momento, os socorristas encontraram 25 corpos, informou o chefe de polícia regional, Jaime Morante. Mas segundo funcionários locais, há cerca de 100 pessoas desaparecidas, revelou o oficial da polícia Gretchin Cinco.

A zona onde ocorreu o desastre atrai garimpeiros que trabalham sem qualquer tipo de regras e proteção, o que provoca acidentes constantes, segundo as autoridades.

"São mineiros que trabalham de modo quase artesanal, escavando as montanhas como ratos", disse Benito Ramos.

fonte: TERRA.COM.BR

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Vídeo do RESGATE de piloto de asa-delta no RJ

 
Veja como piloto de asa-delta foi resgatado na zona sul do Rio
Ele caiu em uma floresta ao saltar da pedra Bonita na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro
Um piloto de asa delta foi resgatado pela equipe do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros do Rio, depois de cair em uma floresta ao saltar da pedra Bonita, no bairro da Gávea, na zona sul do Rio.
Imagens do resgate mostram quando um bombeiro salta do helicóptero da corporação usando técnicas de rapel. Ele localiza o piloto no meio das árvores, o prende na corda e os dois são içados da floresta.
O bombeiro e o piloto são levados em um puçá pelo bairro até a praia do Arpoador, onde foram liberados.
Assista ao vídeo:


 
Fonte - R7

domingo, 1 de janeiro de 2012

Treinamento de SALVAMENTO em ALTURA no RJ

No dia 5 de janeiro de 2012, entre 07h e 15h, a Torre RIOSUL recebe o 23º curso de salvamento em alturas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O treinamento visa a doutriná-los e a torná-los aptos a executar atividades de salvamento em altura em qualquer situação. Os militares descerão de rapel e escolheram a Torre RIOSUL para a prática do treinamento, por ser o prédio mais alto da Cidade.

O treinamento dos alunos militares não provocará alterações na rotina do prédio

fonte. torreriosul