sábado, 16 de abril de 2011

Cães utilizados para localizar soterrados em pedreira - SP

Cães localizam onde operários podem estar soterrados em pedreiraCães farejadores do Corpo de Bombeiros localizaram hoje (14) o provável local onde podem estar os dois operários soterrados na manhã da última terça-feira (12) na pedreira Santa Tereza, na cidade de Santos. A área indicada pelos animais tem aproximadamente 150 metros quadrados.





Para chegar até o local, aproximadamente 30 pessoas, entre técnicos da empresa Max Brita Comercial, que explora a pedreira, bombeiros, técnicos da Defesa Civil, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e do Instituto Geológico, atuam em duas frentes. Parte da equipe utiliza escavadeiras hidráulicas especiais para chegar ao local do acidente por terra. E a outra frente busca alcançar os trabalhadores por meio das pedras que desmoronaram.

Para chegar até a parte superior das pedras, uma estrada provisória está sendo construída, que deverá ficar pronta apenas amanhã. Hoje, parte dos blocos de pedras que estão sobre o local do acidente foram fragmentadas com o uso de explosivos. Outra parte das rochas só poderá ser fracionada quando a estrada estiver pronta.

Na manhã de terça-feira, cerca de 50 mil toneladas de rocha desmoronaram e atingiram quatro operários da empresa. Dois deles, saíram com vida do acidente. O resgate dos desaparecidos é difícil porque o local está sujeito a novos desmoronamentos.

Proposta de convocação dos aprovados do CTSP/2010/BM/RS

Reunião com o Sub-Comandante da BM: Proposta de convocação de todos os aprovados do CTSP/2010




Nesta quinta-feira, dia 14 de Abril, a ABERGS através de seu Coordenador-Geral Ubirajara Pereira Ramos e de seu Coordenador Adjunto de Secretariado Alex Fabiano De Sá realizou uma visita ao Exmo. Sr. Sub-Comandante da BM, Cel. Altair de Freitas Cunha, entregando-lhe um estudo/proposta sobre o preenchimento dos cargos vagos de 2º Sgt QPM-2, com convocação dos ME que restam aprovados no concurso CTSP/2010, bem como os 3º Sgt aptos para a um novo CTSP;

***
Segundo o Cel. Altair, a convocação de uma nova turma CTSP já estava em estudo pelo Comando da BM e que agora subsidiado pelo estudo/proposta da ABERGS o próprio cuidaria do assunto para que ainda neste primeiro semestre comece um novo curso.

Aproveitando a oportunidade, foi entregue ao Cel. Altair uma camisa da ABERGS como forma de homenagem pelo tempo em que o mesmo serviu nas unidades de Bombeiros e pela atenção que tem dado a ABERGS mantendo seu gabinete sempre de portas abertas.

FONTE: http://abergs.org.br/

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Proteção Respiratória com Comunicação de qualidade.

No dia 13 de Abril - quarta feira, houve uma palestra da empresa BALASKA aonde o Técnico ALVES alves@balaska.com.br  , divulgou as atividades e alguns detalhes no que tange a situação RADIOLÓGICA no mundo e no Brasil, sendo muito proveitoso e esclarecedor. Esta atividade ocorreu na EsBo (Escola de Bombeiros do Rio Grande do Sul)

Também nesta mesma oportunidade, acompanhado pelo Fernando da BALASKA, demonstrou o APARELHO DE RESPIRAÇÃO AUTONOMA da SCOTT (SCBA AIR-PAK®), sendo que as partes que mais me chamaram a atenção alem do conjunto todo , foram:

1 - Redutor de Pressão Único da Scott

Diferente de todos os outros SCBAs, a Scott realmente proporciona dois redutores de pressão em um. Localizados em um compartimento compacto, os redutores de pressão são interligados através de uma válvula de transferência automática. Uma redução na pressão primária, por qualquer motivo, aciona uma transferência automática ao circuito secundário. Isso poderia ocorrer, por exemplo, por sujeira que tenha entrado acidentalmente no circuito de ar durante uma troca do cilindro. O usuário seria alertado sobre a transferência pelo alarme Vibralert®.

2 - Amplificador de Voz EPIC™

Funcional e leve, fornecendo comunicações robustas de pessoa para pessoa com a máscara AV-2000 ou AV-3000 da Scott.


3 - Dispositivo de Comunicação do Amplificador de Voz EPIC™
O Amplifi cador de Voz da Scott EPIC (Enhanced Performance Integrated Communications) proporciona uma sólida comunicação de pessoa para pessoa gerando transmissão de voz clara e forte com um alto-falante de 40 mm de diâmetro.
Contido em um pacote funcional e confortável, o amplifi cador de voz projeta a voz na direção que o usuário que está olhando. Além disso, um desligamento automático desativa o sistema 20 minutos depois do último uso para economizar a bateria.

4 - Indicador de Final de Serviço

O SCBA Scott Air-Pak 50i apresenta um inovador indicador de fi nal de serviço, o Scott Vibralert®. Além de ter um alarme audível, esse dispositivo também avisa o usuário sobre a perda de pressão primária por uma suave vibração da máscara. Esse alarme tátil é pessoal e minimiza a chance do alarme passar despercebido ou ser confundido com o alarme do SCBA de outro usuário.

5 - Lente da Mascara,
É indiscutível a superioridade na amplitude do campo de visão, tornando mais fácil a visão periférica, justamente para Bombeiros que trabalham muitas vezes em ambientes adversos, precisando que os sentidos estejam bem situados, sem obstruções desnecessárias.

Obrigado ao ALVES, Técnico da Balaska que demonstrou grande conhecimento e disposição no que lhe foi proposto.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

OCORRÊNCIA BREC EM SP - RESGATE EM PEDREIRA

Bombeiros tentam resgatar trabalhadores soterrados em pedreira no litoral de SP



Funcionários trabalhavam no momento em que o solo cedeu, abrindo uma cratera

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo trabalham nesta manhã no resgate de dois trabalhadores que ficaram soterrados após o desmoronamento de uma pedreira em Santos, no litoral paulista. Equipes que estão no local tentam identificar a forma mais segura para realizar o salvamento, já que existe risco de um novo desabamento.

O escorregamento aconteceu no fim da tarde de ontem, na pedreira Max Brita, localizada na Rodovia Rio-Santos, na altura do km 245. Os funcionários trabalhavam no local no momento em que o solo cedeu, abrindo uma cratera. Várias pedras deslizaram em cima dos trabalhadores.

A companhia responsável pela pedreira contratou uma empresa que montará planos de análise de risco e de resgate. Além disso, outras duas empresas foram contratadas para fazer a avaliação do local. As causas do desmoronamento ainda são desconhecidas.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

335 Ações de Busca e Salvamento em TERESÓPOLIS - RJ

Força Nacional já fez quase 13 mil atendimentos


- Em três meses de trabalho na cidade, Militares fizeram trabalhos de busca e salvamento e de policiamento

Após cumprir o período de 90 dias em apoio aos órgãos públicos após a tragédia, o contrato de estadia dos militares se encerraria nesta quinta-feira, 14, mas dadas as circunstâncias, os militares da Força Nacional de Segurança vai permanecer por mais três meses em Teresópolis. De acordo com o Capitão Charopem, Comandante da Operação Redentor-II, que está sendo realizada em Teresópolis desde a semana após a tragédia. Os policiais vieram para a cidade para prestar apoio ao socorro das vítimas nos locais de difícil acesso por conta de deslizamentos, na organização da entrega de donativos e no reforço ao policiamento extensivo.

O Comando da Força Nacional divulgou um balanço com as principais ações da tropa nos três meses de ação em nossa cidade. Foram discriminadas no documento 32 tipos de ocorrências atendidos pela Força Nacional nos noventa dias dessa primeira etapa da estadia. Entre as ações dentro da modalidade de Policiamento Ostensivo destacam-se 5.314 abordagens a pessoas, 2.479 ações de auxílio à comunidade, 1.395 operações policiais diversas e 601 abordagens à moto. No total, foram 11.870 atendimentos nesta categoria. Já no que diz respeito às Ações de Busca e Salvamento foram 335 intervenções de auxílio à comunidade, 121 resgate de pessoas sem vida e 63 resgates de pessoas com vida. No total, foram 648 ações desse tipo. A Força Nacional deslocou ainda um grupamento aéreo para auxiliar no processo de resgate, salvamento e auxílio às vítimas das áreas atingidas: foram 207 operações de policiamento diversas usando aeronaves, 73 ações e operações em apoio a outros órgãos, 22 resgates de pessoas sem vida e 13 resgates de civis com vida, além de 17 distribuições de cesta básica, totalizando 361 atendimentos. Os números gerais contabilizam 12.879 ações da tropa em nossa cidade em 90 dias.

“Na verdade, a Força Nacional já vem desenvolvendo um trabalho de perícia, juntamente com o Corpo de Bombeiros no resgate de pessoas desaparecidas, e também o trabalho de policiamento ostensivo, aliado a isso também as operações aéreas, em que a qualquer momento nós poderemos realizar operações aéreas”, disse o Comandante da Força Nacional, o Capitão Charopem.

RESGATE DE PARTE DO GRUPO DESAPARECIDO NA SERRA DO MAR - SP

SP: parte de grupo que desapareceu na Serra do Mar é resgatadaSeis das 30 pessoas que estavam desaparecidas estão sendo resgatadas na manhã desta segunda-feira na região da Serra do Mar, em São Paulo. O grupo foi localizado por volta das 13h de domingo. O helicóptero Águia da Polícia Militar realizou o resgate de 24 pessoas ontem e interrompeu ao escurecer. Os seis integrantes do grupo passaram a noite com alimentos e cobertores ao aguardarem a continuidade da operação. A primeira informação passadas pelo Corpo de Bombeiros dizia que 26 pessoas fariam parte do grupo.










Segundo os Bombeiros, as pessoas saíram às 6h de sábado para o passeio. O 6º Grupamento de Bombeiro recebeu o pedido de socorro. O helicóptero teve dificuldade nas buscas pela manhã por causa do clima desfavorável no local. Uma equipe também procurava os desaparecidos por terra.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Relato do Bombeiro que socorreu menino baleado na cabeça

Bombeiro conta como socorreu menino com bala alojada na cabeça



O bombeiro Tasso da Silveira passava de carro quando viu meninas baleadas e sangrando na rua. Ele conta como socorreu as vítimas.


Uma das primeiras pessoas a socorrer as crianças da escola Tasso da Silveira foi um bombeiro que passava de carro quando viu meninas baleadas e sangrando na rua. O bombeiro Roni Macedo contou como ajudou um menino que tinha uma bala alojada na cabeça.


“Eu tinha acabado de sair do quartel e estava indo para casa. Passei em uma rua paralela ao colégio e ouvi uma gritaria. No momento, me chamou a atenção. Olhei para o lado e já tinha um aluno de uns 13 anos caído no chão, com um tiro na cabeça. Parei o carro para prestar socorro. Saí e já veio outra criança com um tiro no braço. Acenamos para a polícia, que estava perto”, lembra Roni.

Ele disse que tinha preparo de primeiros socorros. “Aprendi isso no treinamento dos bombeiros. Atendemos esses dois garotos e os colocamos na viatura da Polícia Militar. Esperei um pouco, porque ainda estava havendo disparos dentro da escola. Depois, entrei. A polícia já tinha acabado com o que esse maníaco fez.”

“Entrei e vi as crianças no chão. Me identifiquei e entrei na sala. Fui vendo que criança tinha mais chance de sobreviver. Era um menino. Ele estava em pé com um tiro alojado na cabeça. Ele tentava ficar em pé, mas não conseguia, esbarrava nas mesas. Decidi adiantar o trabalho e levantei ele no colo. O policial abriu caminho para mim, desci as escadas e depois subi para avaliar a cena novamente”, disse o bombeiro.

Clique aqui e assista o vídeo.

BREC - VULNERABILIDADE DOS BOMBEIROS GAÚCHOS

     A deficiência operacional do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, no que tange a área de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas – BREC, tanto nas modalidades “LEVE”, “INTERMEDIÁRIO” e “PESADO” é pouco discutida ou devidamente referenciada para bancos de formação militar, como a de soldado, sargento ou oficial.



    A capacitação em BREC é empregada de acordo com as técnicas internacionais padronizadas pela OFDA-LAC/USAID (Gabinete de Assistência para Desastres da Agência para o Desenvolvimento Internacional do Governo Federal dos Estados Unidos da América - região para América Latina e Caribe) e INSARAG. Elas foram aplicadas por equipes brasileiras em ocorrências recentes, como o terremoto do Haiti, e também em treinamentos, como o Simulado Internacional de Emergências, em outubro passado, em Bogotá, na Colômbia.

Assista o vídeo: 

    Preferencialmente, os militares selecionados para este tipo de formação deverão já trazer algumas bases de trabalho dentro da área de socorro, tais como, emergência médica, desencarceramento rodoviário, salvamento em grande ângulo e espaços confinados e escoramentos básicos.


    Juntando esta formação de base com a formação especifica para trabalhos em estruturas colapsadas teremos formatado um técnico com grande capacidade de evolução num sem numero de situações com a mais diversa dificuldade, pois a mais-valia, quando não em situação de catástrofe, o técnico pode utilizar todo o seu saber para ter mais destreza nos desempenho das suas funções do dia-a-dia, enaltecendo na comunidade a arte de salvar…

Assista o vídeo:



       Temos militares com fome de conhecimento e com boa vontade, sem falar de pré-requisitos operacionais para compor equipes e cursar o BREC LEVE inicialmente, paralelo a este fato uma sociedade vulnerável e acontecimentos climatológicos adversos que provocam catástrofes aonde temos vários exemplos de colapsos. Quem previne, se qualifica e administra os recursos corretamente, respeita a população. Para tal estamos aqui, . . . salvar, salvar,sempre salvar.
 Tenente Coronel BMDF, Paulo José Barbosa de Souza

    No Brasil, ela é oferecida pelo Centro de Treinamento Operacional do CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal) e ministrada pelo diretor dos programas de capacitação BREC (níveis Leve e Intermediário) e USAR (Busca e Resgate Urbano) e tenente-coronel da Corporação, Paulo José Barbosa de Souza, que também é presidente da Cruz Vermelha Brasileira, de Brasília, e vice-presidente do Grupo Consultor Internacional de Busca e Resgate das Nações Unidas para as Américas (INSARAG/United Nations).

    Aqui no Rio Grande do Sul, há intenções de formar equipes, mas, ainda muito incipientes e isoladas, mesmo assim é louvável a iniciativa árdua de poucos “guerreiros do fogo”, conversei esta semana com um capitão Bombeiro e me relatou que está começando a formatar algo em relação a formação, ele tem o curso BREC e ainda é instrutor da área, oxalá ele pudesse aplicar a nível institucional aonde abrangesse todo o estado.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

LUTO - UM HERÓI NÃO ESTÁ MAIS NA TROPA

Morre o bombeiro que caiu em poço de silo de grãos; havia raticida no local

Faleceu na UTI do Hospital Santa Rosa em Cuiabá, por volta das 8h40min, da manhã desta segunda-feira (11.04), o soldado Valmir Bezerra de Jesus, bombeiro lotado na 3ª Companhia de Tangará da Serra. Valmir estava internado desde o dia 25 de março, quando passou mal durante uma ocorrência de resgate. Ele desmaiou, após participar de um salvamento de  duas pessoas que estavam dentro de um ambiente confinado e subterrâneo de um silo.

Valmir  respirava com ajuda de aparelhos e se alimentava por meio de sonda. Exames indicaram que o soldado teria inalado e inspirado um componente químico ‘brodifacoum’, um raticida considerado poderoso que provoca hemorragias internas e externas. A análise da água contaminada ingerida pelo bombeiro no acidente seguiu para a cidade de São Paulo e aguardava conclusão. 

A esposa do bombeiro, Cristiane Bezerra de Jesus, disse que ele  ele estava com 80% das funções dos pulmões comprometidas devido ao acidente, segundo informação dos médicos. Ele havia apresentado uma pequena melhora antes do fina ldo semana, que significaria que os pulmões estavam reagindo ao tratamento do quadro infeccioso. Ele stava sedado e recebia medicação para controlar o estado infeccioso dos pulmões, porém, nesta madrugada o quadro evoluiu e Valmir não resistiu.

No poço em que Valmir caiu  estavam duas vítimas: uma estava inconsciente e a outra sufocada pela falta de ar. Todas elas, porém, já não correm qualquer tipo de risco.

Valmir nasceu em 10 de setembro de 1976. Natural de Campina da Lagoa (PR) e ingressou no Corpo de Bombeiros Militar em 06 de agosto de 2004. Além de esposa, deixa dois filhos, que estão em Tangará da Serra em companhia de familiares

domingo, 10 de abril de 2011

Prova “Super Bombeiro” - PORTUGAL

“SUPER” BOMBEIROS SOBEM TORRE COM MAIS DE 500 DEGRAUS

É um dos edifícios mais altos do país. Ao todo, as torres gémeas de Lisboa - PORTUGAL  atingem os 90 metros de altura. 52 bombeiros subiram ao topo do edifício. Ultrapassaram mais de 500 degraus, o correspondente a 27 andares. Fizeram-no totalmente equipados, com vinte quilos às costas, e alguns em menos de três minutos. A prova “Super Bombeiro”, organizada pelo Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa vai na sua terceira edição

No passado dia 24 de Março de 2011, as Twin Towers de Lisboa acolheram bombeiros de várias localidades do País, servindo de palco para a realização da 3ª Edição das Provas de Super Bombeiro – Subida à Torre, promovidas pelo Regimento de Sapadores Bombeiros.

Esta iniciativa congrega diferentes objectivos convergentes no sentido de gerar o envolvimento e convívio entre o pessoal Bombeiro, requerendo a estes, também, a necessidade e motivação para a prática da actividade física, condição deveras importante na execução do “socorro”.
Regimento de Sapadores Bombeiros, Companhia de Sapadores Bombeiros de Setúbal e de Vila Nova de Gaia, Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, Bombeiros Voluntários de Lisboa, Lisbonenses e Campo de Ourique.

Super Bombeiro - Subida à torre from Vitor Duarte on Vimeo.

Esta prova exige dos concorrentes, bombeiros, a maior resistência, força, destreza e concentração, durante a subida de um edifício por caixa de escadas, onde terão que envergar o equipamento de protecção individual [EPI] completo com Botas-de-Fogo, alimentados de ar por aparelho respiratório isolante de circuito aberto [ARICA], no menor tempo possível. Inscreveram-se para participar nesta 3ª Edição das provas 70 concorrentes de diversos Corpos de Bombeiros do País, nomeadamente,
Desta forma, o RSB está a envidar esforços para que nas próximas edições possa ter as condições necessárias para receber um maior número de participantes e promover estas provas de âmbito nacional.
RESUTADO CLIK AQUI

Agenda para ABERGS - CODIPE (Comitê de Diálogo Permanente)


SSP terá agenda permanente com entidades representativas



As discussões e reivindicações dos servidores da segurança pública terão um espaço regular na agenda do secretário da Segurança Pública, Airton Michels. Esse diálogo constante acontecerá através do Comitê de Diálogo Permanente (Codipe), criado pelo governo do Estado através do decreto nº: 47897.


A criação do Codipe está embasada em um modelo de gestão participativa, em que o Governo Estadual - através de seus secretários -, servidores e entidades de classe constroem juntos diretrizes gerais que possibilitem a construção de políticas para o funcionalismo.


Coordenado pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, o Codipe é dividido em câmaras temáticas e setoriais e está vinculado ao Sistema Estadual de Participação Cidadã.


Para participar, as entidades representativas precisam assinar um termo de adesão que garante a participação nas reuniões mensais. Na segurança pública a primeira reunião aconteceu no dia 29 de março.


Aderiram ao Codipe o Sindicato dos Servidores do Instituto-Geral de Perícias (Sindiperícias-RS), a Associação Gaúcha dos Auxiliares de Perícia, Associação dos Papiloscopistas do Rio Grande do Sul, Associação dos Oficiais da Brigada Militar do RS (AsofBM), Sindicato dos Servidores Civis da Brigada Militar (Sindicivis), União Gaúcha dos Inspetores, Investigadores e Escrivães de Polícia (Ugeirm) e Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul (Abergs). As entidades podem aderir ou pedir o desligamento do Codipe a qualquer momento.
 Fonte: http://www.ssp.rs.gov.br/portal/principal.php?action=imp_noticias&cod_noticia=16973