domingo, 15 de abril de 2012

SALVA-VIDAS - R$ 6 milhões EM 27 GUARITAS NO RJ

Novos postos terão painéis de vidro e alumínio, duchas abertas e novos armários para guardar volumes
     Mais dois postos de salvamento da orla do Rio de Janeiro serão reformados ainda no primeiro semestre. Na segunda semana de abril, será a vez de a revitalização chegar aos postos dois, em Copacabana, e dez, em Ipanema. De acordo com a empresa Orla Rio, as 27 unidades, do Flamengo ao Pontal, serão modernizadas com um investimento total de cerca de R$ 6 milhões.

     Em fevereiro, foram entregues os dois primeiros postos reformados – o nove, em Ipanema e o cinco, em Copacabana. O quiosque 29, que fica entre as ruas Constante Ramos e Barão de Ipanema, em Copacabana, também passará por melhorias.

     Entre as mudanças previstas está a substituição das grades por painéis de vidro e alumínio, a implantação de mais dois sanitários femininos e um masculino, três mictórios, boxes para banhos, duchas abertas com visibilidade para a praia, instalação de material antiderrapante nos banheiros, criação de novos armários para guardar volumes e equipamentos de esporte de praia.

     O projeto inclui a instalação de placas solares para iluminação interna e de dutos, que permitirão o reaproveitamento da água do banho para uso nos vasos sanitários. Os decks, a exemplo dos novos quiosques, serão feitos de madeira plástica, obtida da reciclagem de garrafas pet.

FONTE:  R7

Robô BOMBEIRO Apresentado Por Empresa Croata


     Uma companhia croata apresentou um inovador robô bombeiro, projetado para combater o fogo em condições ou áreas muito perigosas. O veículo-robô lança água e espuma, levanta peso de até duas toneladas, pode empurrar obstáculos de até 10 toneladas e ser dirigido por controle remoto a uma distância segura de 1.500 metros, segundo a fabricante, a companhia Dok-ing.

     "Trata-se do primeiro veículo deste tipo no mundo", afirmou Ana Majetic, representante da companhia. Segundo ela, "existem veículos militares modificados para combater fogo", mas o novo caminhão-robô bombeiro "não tem concorrência no mundo".

     O MVF-5, como foi batizado o robô, é equipado com dois contêineres de água e espuma, com possibilidade de ser ligado a diferentes fontes de água, e pode ajudar os bombeiros a avançar e trabalhar em áreas de grande risco. Além disso, é apto para ser usado em situações de contaminação química ou outros ambientes perigosos.

     O robô dispõe ainda de um sistema de vídeo com seis câmeras de alta resolução, resistentes à água, e um visor térmico para condições de baixa visibilidade.

     O veículo acaba de ser colocado à disposição do corpo de bombeiros de Zagreb, onde a empresa quer provar se ele precisa de melhorias técnicas antes de começar a ser comercializado.

     O preço do veículo é de 600 mil euros, embora possa variar em função de seus equipamentos, como por exemplo o tipo e o número de câmeras.

     A companhia Dok-ing é especialista em veículos de desativação de minas. Seus modelos serviram, segundo a empresa, para destruir mais de 130 mil minas terrestres colocadas em países da antiga Iugoslávia.