sexta-feira, 24 de junho de 2011

1º Corrida do Fogo, em Corumbá - MS

Corumbá terá prova de rua neste próximo domingo



O Dia Nacional do Bombeiro (2 de julho) vai ter comemorações esportivas antecipadas para o domingo, 26 de junho, com a realização da 1º Corrida do Fogo, em Corumbá. A prova vai integrar a segunda etapa do Circuito de Corrida de Rua e terá percursos de cinco e dez quilômetros. A largada será às 08 horas da frente do quartel do 3º Grupamento de Bombeiros, na avenida Rio Branco.

As inscrições podem ser feitas no quartel do 3º Grupamento de Bombeiros e na sede da Funec, no ginásio poliesportivo da rua Porto Carrero. Todos os atletas deverão levar, no dia da prova, 1 quilo de alimento não perecível.

A 1ª Corrida do Fogo integra as atividades da Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico 2011. O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado em 02 de julho. Maiores informações sobre a Corrida do Fogo podem ser obtidas nos telefones 3231-9593 (Bombeiro) e 3231-6638 (Funec).


fonte: http://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=31333

Bombeiro salva bebê de seis dias pelo telefone em Campos

Criança se engasgou enquanto mamava

Um bebê de seis dias engasgou enquanto mamava e foi salvo por telefone por um bombeiro na quarta-feira (22), em Campos, norte fluminense.

Diante da situação de desespero da mãe, o pai da criança ligou para o Corpo de Bombeiros e seguiu as orientações do sargento.

Uma viatura dos bombeiros foi para a casa da vítima e a levou para o hospital de pediatria Ferreira Machado.

O bombeiro que prestou socorro por telefone também foi até a unidade conhecer a criança que salvou.

Assista ao vídeo:


fonte: notícias R7.com

quinta-feira, 23 de junho de 2011

UTI Neonatal Móvel dos Bombeiros de Gaiás completa 10 anos



Não importa o horário do dia ou da noite. Assim que são acionados, os bombeiros militares que trabalham no serviço de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Móvel, do Batalhão de Salvamento em Emergência - BSE - partem para cumprir a nobre missão de salvar vidas. Vidas de crianças que acabaram de chegar ao mundo e lutam para sobreviver. O número crescente de atendimentos comprova a eficiência do serviço: foram 270 atendimentos nos primeiros quatro meses de 2011, ano que marca a primeira década da UTI Neonatal Móvel do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás.

Disponível 24 horas, a UTI Neonatal Móvel conta com bombeiros especializados, médicos e enfermeiras dos hospitais solicitantes, além de equipamentos de última geração para a remoção segura dos recém-nascidos. O serviço funciona da seguinte forma: o hospital aciona o Corpo de Bombeiros quando algum recém-nascido precisa ser transferido de uma unidade de cuidados especiais para outra. A remoção é feita assim que a central indica para qual hospital de referência o bebê deve ser encaminhado. Muitas vezes, o transporte rápido e adequado é a única chance de sobrevivência das crianças prematuras.

Estatísticas apontam que a cada 100 partos, 10 são prematuros, isto é, ocorrem antes da 37ª semana de gestação. As principais causas de parto prematuro são ruptura da bolsa (40% dos casos), contrações precoces (35%) e hipertensão (15%). Necessitando de cuidados especiais, esses bebês já começam a vida lutando pela sobrevivência.

Histórico
O serviço de atendimento Neonatal surgiu em 2001, no Grupamento de Resgate Pré-hospitalar, hoje Batalhão de Salvamento em Emergência. O Hospital Materno Infantil doou ao Corpo de Bombeiros um veículo F-250, com carroceria adaptada e equipada com incubadora, materiais básicos para atendimento pré-hospitalar e materiais e equipamentos específicos para atender bebês prematuros.

No início, apenas médico e motorista formavam a guarnição que transportava as crianças. A primeira motorista da viatura foi a soldado Fabiane Silva Alves, militar da primeira turma feminina do Corpo de Bombeiros, hoje cabo da 12ª CIBM, em Santa Helena de Goiás. Os transportes eram, normalmente, do Hospital Materno Infantil para outras unidades de saúde como a Maternidade Modelo, situada no Jardim Curitiba, Hospital da Criança e Maternidade Dona Íris.

Com o aumento crescente no número atendimentos, assim como na complexidade dos mesmos, a guarnição foi aumentada com a presença de um socorrista que acompanhava e auxiliava os atendimentos, juntamente com o profissional médico do Hospital Materno Infantil. Atualmente o serviço é mantido pelo Batalhão de Salvamento em Emergência, com a utilização de veículo tipo furgão e guarnição exclusiva para esse fim. Em 2010, a UTI Neonatal do Corpo de Bombeiros atendeu 787 ocorrências.

Mais infromações: (62) 3201-2030


S.T.A.R.T. Simulado em Sapiranga-RS

         No dia 28 de junho, terça feira, será realizado às 14h um SIMULADO DE ATENDIMENTO A MULTIPLAS VÍTIMAS em Sapiranga, em frente ao Star Clube paralelo a rodovia RS239, visando um início de preparação para o grande fluxo de pessoas que terá na região durante a Copa do Mundo e qualificar as equipes de primeira resposta nas emergências.

         O simulado terá a atuação do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, SAMU, Guarda de Transito de Sapiranga e apoio de ambulâncias da própria secretaria de saúde e dos municípios vizinhos.

        Será colocado um ônibus com as vítimas, um carro com princípio de incêndio e um com pessoas presas nas ferragens.

        Quem tiver interesse em participar podem entrar em contato com o Sargento Alex do Corpo de Bombeiros de Sapiranga pelo telefone 51-93539938 ou pelo email jorge-alex@bm.rs.gov.br.
       Será emitido um certificado de participação do simulado modelo S.T.A.R.T. (Simples Tratamento e Rápido Transporte), sistema este usado em grandes catástrofes, emergências em aeroportos entre outras.
______________________________
Jorge Alex Da S. Rodrigues - 2º SGT-QPM 2

2º CRB - Sapiranga-RS 51-93539938