sábado, 27 de julho de 2013

CONHEÇA OS TIPOS DE DESFIBRILAÇÃO


Enraizado na cultura popular devido ao cinema e às séries médicas da televisão, este procedimento médico já pode ser feito por leigos com um treinamento básico. Conheça os tipos de desfibrilador.


O que é?

Consiste em emitir uma carga de energia elétrica para o coração do paciente por meio de um aparelho chamado desfibrilador. Essa medida de emergência visa reanimar indivíduos acometidos por arritmias (distúrbios no ritmo dos batimentos) que originam uma parada cardíaca, como fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sem pulso.

Texto: Diego Pontes / Foto: Reprodução / Adaptação: Ana Paula Ferreira

 

O efeito do choque

A desfibrilação é semelhante ao ato de apertar o botão reset de um computador: o choque faz com que as células que estão caminhando de maneira desordenada voltem ao seu estado elétrico inicial. Dessa forma, o órgão volta a bombear sangue para as demais partes do corpo.

Cuidados especiais

As pás do desfibrilador devem ser lubrificadas com um gel especial para facilitar a condução de eletricidade e para evitar queimaduras no tórax do paciente. O médico também deve manter distância de outras pessoas na hora de fazer a desfibrilação, pois a carga do próprio aparelho pode gerar uma fibrilação ventricular.

Como é feito o procedimento?

O médico pressiona as placas no tórax do paciente de modo a formar uma linha que cruza o coração: a pá que se encontra na mão direita fica na parte lateral inferior esquerda do tórax, enquanto que a pá esquerda é situada na porção superior. Este cuidado é necessário para que a eletricidade atinja todo o órgão vital. Na sequência, o choque é aplicado: a voltagem é regulada conforme o peso e tamanho da vítima (normalmente, a potência empregada varia entre 100 e 300 joules). Ao contrário do que é mostrado nos filmes, o paciente não pula quando reanimado, mas apresenta uma contração muscular no peitoral. Caso a fibrilação seja corrigida, o médico avalia se o indivíduo está consciente e se precisa de fornecimento de oxigênio. Se a desfibrilação não funcionar, a equipe de emergência deve providenciar uma massagem cardíaca para fazer com que o sangue continue a ser bombeado para o cérebro enquanto o próximo choque é preparado.
de desfibrilador

Desfibrilador externo manual: Disponível em hospitais, prontos-socorros e UTIs, o aparelho só pode ser utilizado por médicos e enfermeiros treinados. Conforme sua análise do quadro do paciente, o operador decide a intensidade do choque que será aplicado.

Cardiodesfibrilador implatável (CDI): É acoplado junto a um marca-passo abaixo da pele. Caso o paciente tenha uma arritmia, ele a identifica e emite um pulso elétrico para corrigi-la. Custa, em média, R$ 60 mil e tem uma vida útil de 5 a 6 anos, pois perde energia a cada choque. O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece este serviço.

Desfibrilador externo automático (DEA): Usado somente para reverter a fibrilação ventricular, pode ser operado por leigos com treinamento. Após serem coladas no tórax, as placas detectam se o choque é necessário ou não. Em caso positivo, disparam a descarga elétrica automaticamente. Encontrado em estações de metrô, estádios e outros lugares públicos. 


FONTE: Revista VIVA SAÚDE edição 116

terça-feira, 23 de julho de 2013

ÔNIBUS DE RESGATE para DEFESA CIVIL


     Num dia “normal” o ÔNIBUS DE RESGATE para DEFESA CIVIL da região, efetua uma linha de transporte normal dentro de um município da Alemanha, mas quando solicitado ele dirige-se ao local da catástrofe ou grandes sinistros para apoiar na remoção de pessoas, com auxílio de equipes já treinadas para apoiar nestas tarefas.
        Mas o melhor é que não teve custos, se você observar na imagem, ele está repleto de banners de patrocinadores. Sem entraves e burocracias foi otimizado os atendimentos. Só podia ser na Alemanha.  
 Foto: Jörg Büdenbender

       No mês passado, com os seus novos Rettungsbus (Ônibus de resgate) iniciou-se um projeto-piloto na Alemanha. Em cooperação com as organizações comunitárias na região Siegen-Wittgenstein (do tipo Orçamento Participativo), um veículo foi fornecido, que passará a ser usado para a defesa civil. "Com os Rettungsbus criaram uma oportunidade perfeita para evacuar em caso de emergência, muitas pessoas tão como acomodar pessoas feridas", disse o gerente de VWS Gerhard Bettermann. O veículo é o de serviços regulares em uso - e pode ser solicitado a qualquer momento, bombeiros e serviços de emergência em caso de emergência.


     O novo veículo especial, são conduzidos por motoristas especialmente treinados, que foram treinados para o pior", como gerente VWS Klaus-Dieter Wern, que iniciou o projeto. Um total de 130 foram qualificadas para compor as equipes. Ele possui ar condicionado, aquecedor e muitos outros recursos que servem ao propósito de veículo de emergência, especificamente. Isso inclui um sistema de sinal especial com luzes e sirenes intermitentes e uma pintura modelada em um design exterior reflexivo.Com todos os seus extras, o Rettungsbus já foi aprovado pelas autoridades.
     Através da venda de serviços de transporte para a família GmbH Wern Westfalen-Süd, já solidificada na área de transporte público.  O aumento dos incidentes em tempos passados, como as bombas encontradas em Dortmund, um incêndio no Weidenau hospital ou acidentes de trânsito envolvendo ônibus na autoestrada 45, motivou as ações construtivas deste Ônibus de Resgate.
      Para a execução e implantação deste novo ônibus de resgate, que veio para os serviços de emergência locais, foi sem nenhum custo. Patrocinadores, que são chamados pela publicidade no veículo, contribuir para os custos.