sábado, 29 de dezembro de 2012

Canil dos BOMBEIROS de Uberaba - MG é efetivado



O Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM-MG) aprovou, através da Resolução nº 489, a efetivação do Canil do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Uberaba. O projeto do Canil do 8º BBM foi implementado em 2007 no comando do então Tenente-Coronel BM Mateus Queiroz Corrêa. 

Em 2008, teve início a criação da estrutura física do Canil no Centro de Treinamentos do Corpo de Bombeiros na Univerdecidade. No mesmo ano, foi realizado o Curso de Captura com a primeira cadela do Canil, Rany, da raça Labrador, que posteriormente foi progenitora dos demais cães que hoje fazem parte do grupamento.


Em 2009, com a conclusão do espaço físico, ocorreu a inclusão do cão Labrador Lucky, que participou, juntamente com um Bombeiro Militar, do 1º Curso de Cinotecnia em Uberaba realizado pela PMMG. No ano seguinte, ocorreram as inclusões dos cães Labradores Lord e Akyra e, em 2011, o Canil começou efetivamente a participar de diversas apresentações e trabalhos de Cinoterapia, além de ser empenhado em ocorrências envolvendo pessoas desaparecidas.

Na opinião dos adestradores do Canil, a aprovação através da Resolução 489 foi uma grande vitória, pois respalda todo o trabalho envolvendo as atividades do Canil, agora efetivamente reconhecido por normas legais. A atuação do Canil de Busca e Resgate com Cães não ficará restrita somente a Uberaba, pois atenderá a todo o Triângulo Mineiro, inclusive, podendo dar apoio a outros Estados em ocorrências como nos fatos ocorridos no Rio de Janeiro com os deslizamentos de terra e os terremotos no Haiti.

O comando do 8º BBM lembra que ainda há projetos futuros para implementação de trabalhos com Cinoterapia e o Cão Guia de Cegos. O Comandante Major André Humia Casarim ressalta o apoio de empresas, grupos, representantes políticos, entre outros, que direta ou indiretamente apoiaram essa causa.
Sandro Neves

Fonte: Jornal de Uberaba