sábado, 15 de outubro de 2011

DEBAIXO DOS ESCOMBROS - Brigada de Resgate Los Topos



O Terremoto do dia 19 de Setembro de 1985 deixou um rastro de mortes e destruição na Cidade do México. Neste panorama desolador, os próprios moradores trabalharam voluntariamente no resgate das vítimas.

A Brigada de Resgate chamada Los Topos nasceu desta tragédia e ao longo destes 25 anos, continuam trabalhando e ajudando nos desastres do Taiti, Indonésia e Japão.
 
http://www.topos.mx/site/
 
VIDEO:







Fonte: NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BREC EM DESABAMENTO POR EXPLOSÃO NO RJ


videoÇ
O restaurante Filé Carioca que explodiu na manhã de hoje (13) na praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, não tinha autorização para usar qualquer tipo de gás. O possível vazamento de gás é a hipótese mais provável para a causa do acidente.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, um laudo emitido pela corporação em 2010 proibiu o uso de qualquer tipo de gás em todas as dependências do edifício de 11 andares, por se tratar de imóvel antigo que não cumpria as exigências da Defesa Civil. A explosão causou a morte de três pessoas e deixou 17 pessoas feridas, sendo três em estado grave.
O comandante do Corpo de Bombeiros e secretário da Defesa Civil, Sérgio Simões, admitiu que as autoridades desconheciam a existência de um restaurante no local.

“É de responsabilidade do Corpo de Bombeiros e da prefeitura fiscalizar os estabelecimentos, mas é impossível sairmos de loja em loja verificar se a legislação está sendo cumprida. Por isso, pedimos o apoio da população, para que denuncie ao Corpo de Bombeiros ou à Defesa Civil, caso desconfie de alguma irregularidade em estabelecimentos comerciais.”

astro acrescentou que o seu cliente está sedado e hospitalizado e que por isso não pode confirmar a informação de que o estabelecimento funcionava sem autorização do Corpo de Bombeiros. Ele garantiu que os donos do estabelecimento vão dar assistência às vítimas.



domingo, 9 de outubro de 2011

CURSO BREC em GODOY CRUZ - ARGENTINA

Bombeiros voluntários aprenderam a fazer resgates em estruturas colapsadas

Doaram todo seu fim de semana para fazer um curso organizado por uma ONG. Querem estar preparados para ajudar à gente ante emergências como um sismo.

Os entulhos jazem espalhados por todos lados e há várias pessoas atrapadas. Aí aparecem os voluntários que de maneira coordenada defrontam ao desastre que está ante eles e salvam às vítimas. Ainda que a cena é parte de um simulacro na que participaram bombeiros voluntários da província, a situação não é alheia para uma zona sísmica como Mendoza. A necessidade de manter atualizado ao pessoal e de criar uma força de tarefa que esteja preparada para atuar ante eventos naturais ou provocados pelo homem mobilizou ao corpo de bombeiros voluntários de Godoy Cruz e à ONG Centro de Estratégia para a Redução da Vulnerabilidade (CERV).

É por isso que entre as duas entidades organizaram o 1° Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), que se desenvolveu o fim de semana passado e onde participaram vários voluntários da província e de diferentes instituições como a Brigada de Busca e Resgate com Canes (Umbricc) e o grupo ESCAM.

Esta iniciativa surgiu porque a província não conta com uma força de tarefa. Trata-se de uma equipe que deve estar conformado por entre 50 e 80 voluntários profissionais, quem têm que estar capacitados para dar uma resposta inicial e rotativa durante as primeiras 72 horas depois de que ocorreu um desastre", explicou Marcelo Correa, presidente da CERV ONG.

A capacitação teve vários objetivos, entre eles:
• Conseguir a correta articulação, entre os diferentes organismos participantes.
• Coordenar diferentes áreas de Comando de Incidente.
• Assegurar a cena e cumprir com os passos da avaliação inicial.
• Aplicar as técnicas para a busca e localização de possíveis vítimas.
• Conseguir o acesso ao espaço vital isolado para a extração de vítimas simuladas, mediante uma estratégia de aproximação horizontal e aplicando as técnicas de penetração, corte, remoção de entulhos, apuntalamiento, levantamento, rodamiento e estabilização de ônus.
• Avaliar, estabilizar, imobilizar, extrair e transladar corretamente a uma vítima desde o lugar onde foi localizada até um área segura.

FONTE: LOSANDES.COM.AR

PERU - Congresso Internacional de Emergências

EMERGÊNCIAS A PRIMEIRA RESPOSTA
O Segundo Congresso Internacional de Emergências - A Primeira Resposta, em sua versão 2011, será novamente no auditório do Instituto Peruano de Administração de Empresas (IPAE), sede Povo Livre, os dias 1, 2 e 3 de dezembro próximo, com o melhor das novidades do mundo da segurança integral.








RESGATE DE 3 ESCALADORES NA SERRA DO CURRAL EM BH

Bombeiros resgatam três jovens na Serra do Curral, em BH


Eles foram encaminhados ao hospital com ferimentos leves, segundo militares.

Vítimas sofreram acidente quando escalavam a montanha.

Três jovens feridos foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros na tarde deste sábado (8) na Serra do Curral, em Belo Horizonte. Segundo os militares, eles se envolveram em um acidente quando escalavam a montanha.

Um helicóptero ajudou no resgate, devido ao local ser de difícil acesso. Ainda de acordo com os bombeiros, as três vítimas sofreram ferimentos leves e serão encaminhadas ao hospital.
 
FONTE: G1.GLOBO.COM