sábado, 12 de março de 2011

BUSCA E SALVAMENTO EM BATAGUASSU-MS

Corpo de Bombeiros Militar de Bataguassu, cidade localizada 337 km de Campo Grande, mobilizou uma equipe de busca e salvamento composta por dois mergulhadores do corpo de bombeiros militar para se deslocar até a Fazenda Lajeado, localizada na divisa dos municipios de Santa Rita do Pardo e Ribas do Rio Pardo, sendo que a primeira fora bastante castigada pelas fortes chuvas dos ultimos dias. Uma familia estava ilhada em uma fazenda.


O nível de água do rio Pardo, que está localizado entre os municipios de Bataguassu e Santa Rita do Pardo, não para de subir e já deixou desabrigadas inúmeras famílias da região. Também isolou todos os acessos a região, uma vez que varias pontes, que dão acesso as fazendas, estão intransponíveis devido nivel de água estar acima das mesmas.

Na tarde de ontem, 11/03, uma força tarefa composta pela Polícia Ambiental de Bataguassu, Corpo de Bombeiros e representantes do Legislativo local subiram o rio pardo para fazer levantamento dos prejuizos causados aos ribeirinhos.

sexta-feira, 11 de março de 2011

EQUIPES DE RESGATE SE OFERECEM PARA AJUDAR JAPÃO

Mundo fica em choque com tremor no Japão mas falha em ação rápida


A Força Aérea norte-americana enviou líquido refrigerante emergencial para uma usina nuclear atingida pelo terremoto no Japão, mas, no geral, a reação mundial inicial ao tremor e ao tsunami foi marcada pela inação.

'O mundo está chocado e entristecido pelas imagens vindas do Japão esta manhã', disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. 'Faremos tudo o que pudermos.'

Mas, enquanto líderes ao redor do mundo manifestavam uma reação e a onda de tsunami atravessava o Pacífico, os aeroportos danificados do Japão e a incerteza sobre o nível de assistência exigida por um país rico acostumado com a ocorrência de terremotos tiveram como resultado poucas iniciativas para levar recursos do exterior ao país.

Uma ajuda crucial e imediata foi o envio de líquido refrigerante a uma usina nuclear danificada. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse que a Força Aérea dos EUA baseada no Japão havia levado o líquido.

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse que 'os Estados Unidos mantêm-se prontos para ajudar o povo japonês neste momento de grande aflição... A amizade e a aliança entre nossas duas nações são inabaláveis e apenas fortalecem nossa determinação para ficar ao lado do povo do Japão enquanto (eles) superam essa tragédia.'

O Departamento de Defesa dos EUA preparava as forças norte-americanas no Pacífico para fornecerem assistência.

Outro vizinho para além do mar, o presidente russo, Dmitry Medvedev, afirmou: 'A Rússia está pronta para oferecer ao Japão toda a assistência possível para lidar com as consequências dessa tragédia.'

A agência russa dos serviços de emergência, Ermacom, ofereceu 40 pessoas com três cães farejadores, enquanto Cingapura colocou suas forças de defesa civil de prontidão e a Polônia ofereceu bombeiros.

China, Suíça e EUA também ofereceram equipes de resgate. Grã-Bretanha, França e outros disseram estar prontos para oferecer qualquer ajuda que fosse necessária.

A Coreia do Sul disse ter 40 integrantes do resgate de emergência de prontidão para viajar ao Japão, esperando a liberação.

O premiê chinês, Wen Jiabao, disse que Pequim está pronto para fornecer ao Japão qualquer assistência que precisasse.

BOMBEIROS DO PARANÁ na enchente em MORRETES

Parte da cidade de Morretes (PR) ficou alagada com a chuva que atingiu a região na madrugada desta sexta-feira (11). O Corpo de Bombeiros informou que a inundação teria começado por volta das 4h e que as principais áreas atingidas ficam às margens dos rios Nhundiaquara e Marumbi.

Os bairros mais atingidos são Anhaia, Barro Branco, América de Cima, América de Baixo e Vila Freitas, além de parte do centro histórico.

Ainda não há um levantamento do número de desabrigados. As pessoas que foram resgatadas estão
sendo levadas para colégios da cidade.

O Corpo de Bombeiros de Morretes já solicitou o apoio da equipe de Paranaguá para socorrer os desabrigados.

Bombeiros e SAMU de Alvorada atendem acidente.

Casal fica ferido ao colidir carro contra poste em Alvorada, na Região Metropolitana


Acidente ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade


Um acidente deixou um casal ferido na madrugada desta sexta-feira em Alvorada, na Região Metropolitana. O carro em que eles estavam colidiu contra um poste na Avenida Getúlio Vargas, no Centro.


De acordo com a Brigada Militar, a motorista teria perdido o controle do automóvel Fiesta e bateu no poste, rodando até o canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, no Centro. A colisão aconteceu por volta da 1h30min.

A condutora, de 21 anos, e o carona, de 24 anos, ficaram presos às ferragens. Brigada Militar e Corpo de Bombeiros trabalharam na remoção. Segundo a polícia, o jovem apresenta fraturas nos dois braços e a motoristas ferimentos leves. Eles foram encaminhados para o hospital de Alvorada.

BOMBEIROS encontram casal desaparecido no Itaimbezinho

Márcia e Klauss Müller estavam em trilha desativada desde 1996

Os bombeiros de Cambará do Sul encontraram, na manhã desta sexta-feira, o casal que desapareceu no Parque Nacional dos Aparados da Serra, o Itaimbezinho. Márcia e Klauss Müller foram localizados em uma trilha que havia sido desativada desde 1996, que levava de Cambará do Sul (RS) a Praia Grande (SC), atravessando os cânions de Itaimbezinho no Parque dos Aparados da Serra.

Ambos, moradores de Canela, foram ao local na segunda-feira pela manhã e acabaram se perdendo na trilha. Na quarta-feira, o abandono do carro foi notificado e o pai de Márcia registrou o desaparecimento na polícia. Foi quando as buscas iniciaram.

   fonte:  http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=266983

quinta-feira, 10 de março de 2011

Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Brigada Militar e Polícia Civil unidos em enchente no SUL do RS

Subiu para cinco o número de vítimas da enxurrada que atingiu a cidade de São Lourenço do Sul (200 km de Porto Alegre), na madrugada desta quinta-feira (10). A chuva, segundo a Defesa Civil estadual, desabrigou entre 15 mil e 20 mil pessoas na cidade.


A Defesa Civil estadual já fala em seis mortos, mas a Brigada Militar não confirma a informação.

Segundo o vice-governador do Estado, Beto Grill, , que tem casa na cidade, a situação é "dramática". Pelo menos 500 pessoas ainda aguardavam resgate até as 14h, que está sendo realizado por três helicópteros.  O município conta com a ajuda do Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil.

Bombeiros de Camaquã, vizinha a São Lourenço, também estão realizando resgates por meio de embarcações privadas. Segundo a Defesa Civil, cinco embarcações auxiliam o resgate.


O governador Tarso Genro vai visitar a região amanhã. Um gabinete de crise, formado pelo subchefe estadual da Defesa Civil, major Oscar Luis Moiano, pelo subcomandante geral da Brigada Militar, Altari Freitas, e pelo prefeito em exercício de São Lourenço, José Daniel Raupp, está comandando as buscas.

Bombeiros iniciaram as buscas no cânion Itaimbezinho

Bombeiros percorrem cânion em busca de desaparecidos


Casal mora em Canela e teria ido visitar o parque em Cambará do Sul na segunda-feira.
Casal de Canela está desaparecido no Parque Aparados da Serra, em Cambará do Sul



Homem e mulher foram visitar cânion do Itaimbezinho na segunda-feira pela manhã
Márcia Lins Müller e o marido, Klauss Müller, moradores de Canela, estão desaparecidos desde segunda-feira no Parque Nacional Aparados da Serra, em Cambará do Sul.

Segundo o pai de Marcia, Carlos Müller, informou à polícia, eles tinham ido visitar o cânion do Itaimbezinho por volta das 9h15min da manhã de segunda-feira e, desde então, não se teve mais notícias.

O Fiesta vermelho do casal, placas IQS-8393, foi encontrado estacionado no parque, conforme o investigador Jacson da Delegacia de Polícia de Canela.

Bombeiros iniciaram as buscas no cânion Itaimbezinho nesta quinta-feira, por volta das 7h. O tenente Luiz Felipe Lemos, comandante do Corpo de Bombeiro de Sombrio (SC), comanda a operação. Reforçam as buscas os Bombeiros de Araranguá.

Operações com Cães (RESGATE) da Força Nacional no RJ

Este vídeo monstra partes do trabalho exercido pela equipe de Operações com Cães (RESGATE) da Força Nacional na região Serrana do Rio de Janeiro.

Valeu! abraço a todoS.

LINK: http://www.youtube.com/watch?v=TVYzJZkwXdw

SGT LEONARDO - CBMGO/1ºBBM-GOIÂNIA

TREINAMENTO - DEFESA CIVIL EM CAXIAS DO SUL-RS

Agentes da Defesa Civil de Caxias do Sul-RS.


No dia 26/03 haverá treinamento no bairro Desvio Rizzo, idependente do tempo.
Horário: 8 Horas
Base do treinamento:

- Resgate de vitimas em solo;
- Resgate de vitimas em altura;
- Resgate de vitimas em água;
- Resgate de vitimas em locais confinados.

Aguardo confirmação de todos até o dia 24/03
Haverá almoço após o treinamento, comforme o número de Agentes.

Contatos a seguir:
SACCARO - 51-9904 2559
MACEDO - 51-9987 4135
CRISTIAN - 51-9157 1000
JEFERSON - 51-8411 3356
EMAIL: avdccxs@gmail.com

quarta-feira, 9 de março de 2011

PRINCÍPIOS DO FOGO

a) Identificar os pontos de temperatura;

b) Conhecer os processos de propagação do fogo;
c) Definir as fases do incêndio: Fase inicial/Queima livre/flashover/queima lenta/Backdraft;
d) Identificar os tipos de incêndio de acordo com sua propagação.
e) Influência dos materiais no desenvolvimento de incêndios.

TODO CONTEUDO EM SLIDES: http://www.slideshare.net/alexmaragato/princpios-do-fogo

POLÍGRAFO de Emergencista Pré-Hospitalar Modulo 2 - SENASP

  • Agora, com o curso Emergencista Pré-Hospitalar 2 (EPH 2), você terá a oportunidadede ampliar o seu conhecimento estudando outros temas e procedimentosrelacionados a diversas situações de emergência.
  • Os assuntos que compõem o curso foram selecionados a partir das solicitaçõesencaminhadas pelos alunos aos tutores que, por sua vez, repassaram aosconteudistas que elaboraram o texto.AtençãoSomente o médico pode prescrever uma medicação, seja de modo presencial ouregulando o sistema.
BAIXE O POLÍGRAFO: http://www.slideshare.net/alexmaragato/senasp-emergencista-2

Emergencista Pré-hospitalar Modulo 1 - SENASP

  • O curso Emergencista Pré-hospitalar tem comofinalidade a preparação de profissionais noprimeiro atendimento a acidentados, fora doambiente hospitalar.
  • A nobre missão de salvar requer conhecimentos técnicos específicos de primeirossocorros, portanto, o Emergencista é a pessoa mais valiosa no primeiro atendimentoCurso Emergencista Pré-hospitalar – Módulo1
  • BAIXE O POLIGRAFO: http://www.slideshare.net/alexmaragato/senasp-emergencista-1

A L E X M A R A G A T O: Bombeiros atuam em VAZAMENTO DE AMÔNIA em SP

A L E X M A R A G A T O: Bombeiros atuam em VAZAMENTO DE AMÔNIA em SP: "Bombeiros tentam conter vazamento de amônia de frigorífico em São Paulo Agentes do Corpo de Bombeiros tentam conter um vazamento de amônia ..."

A L E X M A R A G A T O: Bombeiros atuam em VAZAMENTO DE AMÔNIA em SP

A L E X M A R A G A T O: Bombeiros atuam em VAZAMENTO DE AMÔNIA em SP: "Bombeiros tentam conter vazamento de amônia de frigorífico em São Paulo Agentes do Corpo de Bombeiros tentam conter um vazamento de amônia ..."

Bombeiros atuam em VAZAMENTO DE AMÔNIA em SP

Bombeiros tentam conter vazamento de amônia de frigorífico em São Paulo


Agentes do Corpo de Bombeiros tentam conter um vazamento de amônia em um frigorífico na Avenida Jussara, em Barueri, na Grande São Paulo, nesta quarta-feira.

O vazamento teria começado por volta de 6h20 depois de uma pane em uma das válvulas do encanamento do estabelecimento. O frigorífico e uma empresa ao lado precisaram ser isolados por questões de segurança.

Não há risco de contaminação de residências, já que o frigorífico se localiza em uma área empresarial. Os bombeiros ainda não tem informações sobre feridos ou se alguém foi contaminado pela substância.

Por volta de 12h, quatro carros do Corpo de Bombeiros e técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental estavam no local tentando controlar o vazamento

FONTE: http://www.sidneyrezende.com/noticia/124048+bombeiros+tentam+conter+vazamento+de+amonia+de+frigorifico+em+sao+paulo

terça-feira, 8 de março de 2011

A L E X M A R A G A T O: 5º Simpósio Sul-Americano sobre Prevenção e Combat...

A L E X M A R A G A T O: 5º Simpósio Sul-Americano sobre Prevenção e Combat...: "Nos dias 11 e 12 de abril, pesquisadores de universidades, institutos de pesquisa, organizações não-governamentais, representantes do govern..."

5º Simpósio Sul-Americano sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Nos dias 11 e 12 de abril, pesquisadores de universidades, institutos de pesquisa, organizações não-governamentais, representantes do governo do Brasil e de outros países da América do Sul participarão do 5º Simpósio Sul-Americano sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. De acordo com a organização do evento, o simpósio permitirá aos participantes a troca de experiências entre diferentes representantes de entidades públicas e privadas, além da apresentação de pesquisas e tecnologias voltadas para a prevenção e combate aos incêndios florestais.

Nesta edição, serão abordados dois temas por dia. Na manhã de 11 de abril, a programação começará discutindo as “Políticas públicas para a prevenção de incêndios florestais e controle de queimadas”. Após o almoço os debates se voltarão para o “Manejo do fogo”.

A manhã do dia 12 dará início às discussões sobre “Tecnologias de combate a incêndios florestais - combate aéreo e uso de retardantes”. E à tarde, o tema será “Mudanças climáticas e incêndios florestais”.

O simpósio será realizado em Campinas-SP, no Royal Palm Plaza, localizado na Av. Royal Palm Plaza, 277, Jd. Nova Califórnia.

Mais informações: http://www.expoforest.com.br/
Agência FAPESP

ALEXMARAGATO BOMBEIRO: BOMBEIROS DE SAPIRANGA-RS e o Gabinete de Gestão I...

ALEXMARAGATO BOMBEIRO: BOMBEIROS DE SAPIRANGA-RS e o GGI...: "32º BPM, Bombeiros e Polícia Rodoviária pedem apoio da Câmara para criação do Gabinete de Gestão Integrada Sapiranga - O apoio à criação d..."

BOMBEIROS DE SAPIRANGA-RS e o Gabinete de Gestão Integrada (GGI)

32º BPM, Bombeiros e Polícia Rodoviária pedem apoio da Câmara para criação do Gabinete de Gestão Integrada

Sapiranga - O apoio à criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) – uma espécie de conselho de segurança pública em Sapiranga, que já existe em municípios da região – foi solicitado na semana passada ao presidente da Câmara Municipal, vereador Valdir da Luz (PDT), pelos comandos da 32º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros, reunidos em seu gabinete.

Os policiais, que agendaram reunião com o prefeito Nelson Spolaor (PT) nesta sexta-feira 4 para tratar do assunto, convidaram os vereadores para participar do encontro. Valdir elogiou a iniciativa, adiantando que está do lado de ações que se destinem à defesa da população. Os policiais adiantaram que o GGI ficaria sob a gestão do Município.

De acordo com o, “o Gabinete de Gestão Integrada é importante para todos, pois, além de aproximar mais as forças de segurança entre si e com a população, também é importante para conquistar recursos junto ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e qualificar mais os nossos serviços”.

O, completou, salientando que o GGI também melhorará a comunicação entre as policias. A opinião, ambos representando o comando de Sapiranga.

O presidente da Casa Legislativa, Valdir da Luz, disse que se sentia honrado pela provocação feita pelos policiais. “A defesa dos direitos da sociedade, bem como a boa relação com os sapiranguenses, têm sido meta desta Casa”, manifestou referindo-se aos demais vereadores da Cidade das Rosas.

Também participaram da reunião o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador João Moraes (PT); o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Volnei Pastorio Pereira; o diretor da Câmara de Vereadores Joaquim Goulart; o consultor jurídico Gilson Pereira; além do presidente Valdir da Luz; do comandante da 32º BPM, major João Ailton Izruchewski; do comandante do Corpo de Bombeiros, major Marcus Vinícios Falcão Sperinde; e dos policiais rodoviários Valdecir Fontezza de Mello, que é sargento da corporação, e o soldado Fernando Mujica dos Santos.

FONTE: http://www.camarasapiranga.com.br/site/page_noticias.php?chk=Mzkz

Curso prático de emergência pré-hospitalar Praia Grande SP

Curso APH- Praia Grande 12 e 13/03-11

Curso prático de emergência pré-hospitalar Praia Grande
DIAS 12 E 13 DE MARÇO DE 2011.

40 horas, sendo 22 horas presencial(90% prático)
Sabado e Domingo. Inicio 8:00 horas
FORNECEMOS : Certificado e carteira de socorrista.
Procedimentos de resgate com uso do DEA.
Fornecemos Material para prática com o aluno, tais como: Manequins p/ R.C.P, ambu, colar cervical, ked, pranchas, desfibrilador(DEA)...
INFORMAÇÕES: Coord. Célio Gouveia: (011) 8011-2330 oi - 5031-4316 -(011) 8794-0565 tim
Entrem na comunidade p/ saber sobre os cursos e cronograma.

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=95216821
http://grp-grupoderesgatepaulista.blogspot.com/

Local: : Estádio RODRIGÃO, Av. Pres. Kennedy, Tupi- Praia Grande.
Incrições com Enfer. Janice 013-8819-2206
-----------------------------VAGAS LIMITADAS--------------------------
Boleto bancário
Insc. R$ 85,00 + 2 X de 85,00
ou
Insc. R$ 50,00 + 5 X de 45,00
a vista
R$ 240,00 ou em 6x no Cartão s/j
MASTER / VISA .

domingo, 6 de março de 2011

RÉPLICA DE ACIDENTE EM SC - BOMBEIROS RELEMBRAM

Bombeiros que atenderam acidente no Oeste de Santa Catarina revivem a tragédia de 2007


Pelo menos 27 pessoas morreram na colisão entre um ônibus e caminhão nesta madrugada

POR: Darci Debona

O acidente que ocorreu na madrugada deste sábado na BR-282, em Descanso, entre São Miguel do Oeste e Maravilha, no Oeste de Santa Catarina, fez os bombeiros reviverem a tragédia que ocorreu a nove quilômetros do local no dia nove de outubro de 2007, com um total de 27 vítimas, incluindo um cinegrafista da RBS TV.

Os bombeiros Maikel Júnior de Lima, Fernando Segalin, Dirceu Trevisan e Neodir Lohman foram alguns dos que relembraram a tristeza do acidente que ocorreu há mais de três anos. Eles perderam cinco colegas no segundo acidente ocorrido em 2007.

É como se fosse um filme que volta a passar na mente — disse Maikel, que chegou a ficar ferido nas costas e no glúteo na tragédia de 2007.

Ele afirmou que, neste sábado, enquanto atendia os feridos, às vezes dava uma olhada para a pista para ver se não vinha uma carreta como na noite de 2007, que matou bombeiros, policiais e curiosos que estavam no local onde havia ocorrido um acidente horas antes.

O soldado Dirceu Trevisan, disse que no início até lembrou do ocorrência passada mas, quando começou a atender as vítimas, se concentrou no trabalho.

A gente tem que deixar a emoção e usar a razão senão não faz nada — argumentou.

Bombeiros comemoram salvamento de criança

Para o bombeiro Neodir Lohmann, o que faz superar momentos de tristeza é a possibilidade de salvar vidas. Ele afirmou que o momento mais emocionante hoje foi resgatar com vida uma criança de aproximadamente sete anos que estava "soterrada" debaixo de corpos e bancos.

Ele afirmou que levou cerca de uma hora até a criança ser retirada, pela dificuldade.

— Não tinha acesso pois precisávamos retirar os bancos— explicou. Mas, quando a criança saiu, foi um alívio.

Foi gratificante — disse Lohmann.

FONTE:   http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3230826.xml

BOMBEIRO FERIDO EM SAMBÓDROMO DE MANAUS

Carro alegórico pega fogo e fere bombeiro no sambódromo de Manaus

Um carro alegórico, em forma de dragão, da escola de samba Aparecida pegou fogo durante o desfile no sambódromo de Manaus. O incidente aconteceu por volta das 23h30 (horário local). Parte da alegoria caiu, ferindo um cabo do Corpo de Bombeiros, identificado por F. Barros. Ele sofreu queimaduras de primeiro grau.
Segundo o 3º sargento Ferreira Moreira de Carvalho, os bombeiros agiram rápido. Ele disse que o cabo F. Barros tentava retirar os destaques do carro alegórico, quando sofreu queimaduras no braços. Carvalho disse que um destaque sofreu intoxicação com a fumaça. Ambos foram atendidos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

FONTE: http://www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20110306090105&cat=brasil&keys=carro-alegorico-pega-fogo-fere-bombeiro-sambodromo-manaus