sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dispositivo da NASA é capaz de detectar o batimento cardíaco de uma pessoa presa sob escombros

    
 Em situações de desastres naturais, como os terramotos, as equipes de salvamento deparam-se geralmente com sérias dificuldades em identificar a presença de pessoas presas debaixo dos escombros mesmo com a utilização de cães de salvamento.
 
 
     Uma notícia do site Ubergizmo dá conta que a NASA veio em socorro das equipes de salvamento com um dispositivo capaz de detectar o batimento cardíaco de uma pessoa mesmo debaixo de vários metros de escombros.
Os protótipos do dispositivo, baptizado como FINDER (Finding Individuals for Disaster and Emergency Response), já foram utilizados em mais de 65 simulações de desastres naturais e sempre com resultados positivos.
 
fonte: PC GUIA

domingo, 15 de setembro de 2013

BREC - Desabamento de mina no Afeganistão mata 28

 
     O desabamento de uma mina de carvão na província de Samagan, norte do Afeganistão, deixou 28 mortos, informaram neste domingo autoridades locais, que deram por encerradas as buscas por sobreviventes.
 
     "Localizamos 24 corpos", disse à AFP o porta-voz do governo local, Mohamad Sediq Azizi, que explicou que os quatro mineiros ainda soterrados foram dados "como mortos".
 
     O acidente aconteceu na noite deste sábado numa mina de carvão do distrito de Ruyi Doab, na província de Samangan.
Após o acidente, o presidente afegão Hamid Karzai expressou sua "tristeza" e pediu para que seu governo "tome as medidas necessárias para evitar que novos acidentes como este tornem a acontecer", informou a presidência em comunicado.
 
     Devido à falta de investimentos, as minas de carvão do Afeganistão sofrem com a falta de equipamentos e má ventilação.
 
     O Afeganistão é um dos países mais pobres do mundo, embora um estudo norte-americano realizado em 2006 tenha mostrado que seu solo é rico em minerais, especialmente ferro e cobre, numa reserva cujo valor chegaria a milhões de dólares.
 
FONTE: R7