sábado, 19 de março de 2011

RESGATE AÉREO NO RS

Esquadrão Albatroz da Marinha resgata tripulante de barco pesqueiro com problemas cardíacos


 O Salvamar-Sul, do Comando do 5º Distrito Naval, resgatou, no último dia 15 de março, um tripulante do barco pesqueiro Dom Quirino que se encontrava nas proximidades do Farol da Solidão – RS.

Adnelson José Hoquer, de 58 anos, foi atendido por um médico e trazido pela Aeronave de Serviço Distrital até o Comando do 5º Distrito Naval, de onde foi encaminhado, de ambulância, para o Hospital de Cardiologia da Santa Casa do Rio Grande.

FONTE: Jornal Agora

DICA DE CURSO - CÃES DE RESGATE

 Descrição: CURSO DE CÃES DE BUSCA, SALVAMENTO, RESGATE E TERAPIA





Objetivos:
Preparar os cães e condutores para o emprego em busca e salvamento em mata, escombros, soterramento e afogamentos. Estudar e praticar: os procedimentos técnicos adotados por organizações governamentais e não-governamentais de busca e resgate com cães, a interação humanoanimal a padronização do procedimento operacional com cães para uso terapêutico (cinoterapia) e de resgate.

Público-alvo
Defesa Civil, policiais, bombeiros, agentes penitenciários, veterinários, proprietários de pet-shops, adestradores, estudantes de fisioterapia, proprietários de cães e comunidade em geral.

Carga horária: 40 horas-aula

LOCAL: Estrela-RS de 23 e 24 de Junho de 2011
Investimento: R$650,00

CONTATO: Centro de Treinamento Internacional Life Support Brasil

( (51) 3792-0028 / * ceppo@ceppo.com.br   --  http://www.ctilsb.com/

Confira acessando o link:
http://www.ctilsb.com/produtos/0,53_CURSO-DE-CAES-DE-BUSCA-SALVAMENTO-RESGATE-E-TERAPIA.html?or=indicar

sexta-feira, 18 de março de 2011

S O B R E V I V E N T E NA AMAZÔNIA

Homem sobrevive 15 dias na floresta à base de palmito no AM


Um helicóptero da Polícia Militar do Amazonas resgatou na manhã desta quinta-feira o agricultor Antônio Ferreira dos Santos, 34 anos. Ele passou 15 dias perdido na floresta entre os municípios de Rio Preto da Eva, Manaus e Itacoatiara. O homem havia sido dado como desaparecido no dia 2 de março após ter saído para caçar. Sua residência fica em um terreno na estrada vicinal da BR-174, cerca de 45 km de Manaus e, durante o episódio, se alimentava à base de palmito.

Uma equipe de cerca de 15 militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar tinha dificuldades para encontrar o agricultor. Segundo o comandante dos bombeiros de Manaus, coronel Dinanci Almeida, Antônio dos Santos conseguiu chegar a uma comunidade à margem do rio Cuieirias, distante 35 km de onde mora. "A comunidade local acolheu o rapaz e o levou a uma base da Polícia Federal no rio Cuieiras. Como ele estava muito debilitado, nós acionamos o helicóptero da PM para resgatá-lo", disse o oficial.

Antônio dos Santos afirmou aos bombeiros que passou todo este tempo com alimentação a base de frutas e, principalmente, palmito retirado da árvore do açaí. Como a região é cortada por vários cursos pequenos rios, eles conseguiu água sem problemas. O agricultor foi levado ao Hospital 28 de agosto, em Manaus, para realização de exames e um rápido tratamento de reidratação.

A mulher do agricultor, Rosa Maria Teófilo dos Santos, 39 anos, está internada em outro hospital porque se recupera de uma picada de cobra sofrida durante as buscas ao marido. O casal chegou à cidade de Alenquer (PA) há dois meses para trabalhar como caseiros no terreno onde moram atualmente.

130 BOMBEIROS DE TÓQUIO RESFRIAM REATORES EM FUKUSHIMA

Tóquio envia 130 bombeiros a Fukushima para operações de resfriamento


Cerca de 130 bombeiros com caminhões com canhões de água deixaram Tóquio nesta sexta-feira rumo à usina nuclear de Fukushima, onde o nível de radiação registrou queda após as operações de resfriamento de um dos reatores.



Está previsto que na tarde de hoje seja realizada uma nova operação para lançar água na usina, onde na quinta-feira os citados caminhões junto com helicópteros tentaram, da mesma forma, produzir o resfriamento do reator número 3, sobre o qual foram jogadas 64 toneladas de água.

A Agência de Segurança Nuclear indicou hoje que as medições mostram a que a zona registrou queda da radioatividade, que em certo momento chegou a descer de forma "consistente".

Enquanto isso, os especialistas aceleraram os esforços para tentar conectar o reator 2 com os cabos de provisão elétrica que foram instalarados ontem e com os quais se tentará reativar, pelo menos parcialmente, seu sistema de refrigeração.

Dos seis reatores de água em ebulição da usina nuclear 1 de Fukushima, só três estavam em operação quando ocorreu o terremoto, há uma semana, e após o qual sua atividade parou de forma automática.


No entanto, acredita-se que seus núcleos se fundiram parcialmente depois dos danos no sistema de refrigeração.


Os edifícios das unidades 1, 3 e 4 ficaram ainda seriamente danificados esta semana por explosões aparentemente produzidas por acúmulo de hidrogênio, e tudo aponta que a estrutura de contenção do reator 2 sofreu danos na câmara de supressão de pressão, situada em sua base.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Bombeiros combatem 24H de incêndio em Guaratinguetá

Corpo de Bombeiros controla incêndio em


fábrica de cobertores em Guaratinguetá

O Corpo de Bombeiros de Guaratinguetá, cidade a 177 km de São Paulo, controlou o incêndio que atingiu uma fábrica de cobertores do município nesta quarta-feira (16). Por volta das 22h, os bombeiros continuavam no local realizando o rescaldo. O fogo no local começou na madrugada de terça-feira (15).


O incêndio havia sido aparentemente controlado no período da tarde de terça-feira. No entanto, um novo foco foi verificado na noite de terça. Nesta quarta-feira (16), as equipes ainda realizavam o rescaldo.

Não há registro de vítimas. A fábrica, localizada na avenida João Pessoa, no bairro Pedregulho, também não atingiu os imóveis vizinhos.
Assista ao vídeo:





quarta-feira, 16 de março de 2011

RESGATE EM ESTRUTURA COLAPSADA - IJUI-RS

Uma mulher ficou presa por cerca de 30 minutos sob escombros de uma pré-laje que caiu sobre ela, em sua residência na Linha 6 Leste, interior de Ijuí-RS

O acidente aconteceu às 13h30, quando Oderli Copetti, 48 anos, saiu da casa em que estava sozinha e foi atingida por um imenso bloco de concreto, ficando presa.

Vizinhos acionaram os Bombeiros e o Samu/Salvar que rapidamente compareceram ao local e encontraram a vítima consciente, mas com ferimentos graves e suspeitas de fraturas múltiplas.

Os bombeiros conseguiram elevar parte do bloco de concreto e imobilizar Oderli, retirada por volta das 14h.



A equipe médica do Samu/Salvar prestou os primeiros socorros no local e depois encaminhou a paciente ao Pronto Socorro do Hospital de Caridade, onde está sob avaliação.

Segundo a emergência do Hospital, Oderli Copetti apresenta suspeita de fraturas e ferimentos internos a serem diagnosticados em exames.

VEJA O VIDEO DA OCORRÊNCIA:
http://www.youtube.com/watch?v=yekvNUv-83k&feature=player_embedded

CURSO: RESGATE AÉREO


INSCRICÕES (75) 91167292 (71) 9142. 3002


O eveto tem a duracão de 12 horas
Certificado ao fim do curso.
VALOR: 300,00

RESGATE COM NEVE NO JAPÃO

Neve no nordeste do Japão atrapalha buscas por sobreviventes.


Um forte nevão atingiu esta quarta-feira o nordeste do Japão, já devastado pelo terremoto e tsunami da semana passada. A neve atrapalha os trabalhos das equipas de socorro e aumenta as dificuldades das pessoas, a maioria delas idosas, que ainda permanecem na região.

«O forte cheiro de cadáveres e a sujidade deixada pelas águas torna o trabalho de busca muito difícil», disse Yin Guanhhui, membro de uma equipa de resgate.

Ainda só há cerca de 3 mil mortos confirmados, mas estima-se que possam ter desaparecido 10 mil pessoas.

11:33 - 16-03-2011

terça-feira, 15 de março de 2011

DICA DE LIVRO: Com unhas e dentes.

Mais direcionado para escaladores, este livro é importante para muitas atividades de salvamento em altura para BOMBEIROS.


O clássico livro de técnicas de escalada e segurança em montanha, que foi reimpresso em 2003. Trata da ética do esporte, os nós mais comuns, as técnicas básicas de progressão, ancoragens e segurança, rapel e escalada artificial, aborda também alguma coisa sobre escalada esportiva e de competição, bem como algumas noções de treinamento e de auto-resgate, encerrando com rápidas noções de escalada de big-walls, gelo e neve.


Autor: Sergio Beck
186 páginas


Valor com desconto R$ 31,35
FONTE:  http://loja.equinox.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=11361&IDProduto=1968213&q=Livro+Com+Unhas+e+Dentes&origem=Sitemap

12 Cães de RESGATE de LOS ANGELES desembarcam no Japão

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA DE EMERGÊNCIA TERREMOTO, TSUNAMI  JAPÃO

  Socorristas  DE BUSCA E SALVAMENTO em DESASTRE de LOS ANGELES chegam ao Japão.

Equipe de Busca e resgate chegam a Base Aérea de Misawa para auxiliar nos esforços de recuperação no norte do Japão. Pelo menos doze cães de salvamento, de Fairfax County Urban Search and Rescue e de Los Angeles de Busca e Salvamento chegaram. Vídeo mostra a chegada do avião, o desembarque da equipe.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:


BOMBEIROS DO PARANÁ PROCURAM VITIMAS DE NAUFRÁGIO

PR: barco com 3 pescadores afunda próximo à Ilha dos Currais


Um barco afundou nesta segunda-feira próximo à Ilha dos Currais (PR). A Capitania dos Portos afirmou que foi acionada pelo Corpo de Bombeiros às 14h e que três pescadores estavam a bordo da embarcação.


Até as 16h40 não havia informação sobre o paradeiro dos pescadores. Equipes da Capitania dos Portos e dos Bombeiros trabalhavam no resgate.

segunda-feira, 14 de março de 2011

SEMINÁRIO - ACIDENTES MULTIVÍTIMAS em PORTUGAL

 A Escola Nacional de Bombeiros, no âmbito da sua participação no Salão Internacional de Segurança - «SEGUREX», vai realizar no dia 19 de Março de 2011, na FIL, um Seminário subordinado ao tema “GESTÃO E INTERVENÇÃO EM A Escola Nacional de Bombeiros, no âmbito da sua participação no Salão Internacional de Segurança - «SEGUREX», vai realizar no dia 19 de Março de 2011, na FIL, um Seminário subordinado ao tema “GESTÃO E INTERVENÇÃO EM ACIDENTES MULTIVÍTIMAS". Neste evento serão apresentadas e debatidas questões relacionadas com os acidentes rodoviários envolvendo veículos de transporte de matéria perigosa, salvamento e desencarceramento, e comando/coordenação de operações.

". Neste evento serão apresentadas e debatidas questões relacionadas com os acidentes rodoviários envolvendo veículos de transporte de matéria perigosa, salvamento e desencarceramento, e comando/coordenação de operações.

FONTE: http://www.enb.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=101

BOMBEIROS DA FORÇA NACIONAL SE PREPARAM PARA RESGATE NO JAPÃO

A Força Nacional convocou 80 bombeiros especialistas em resgates, 30 peritos e 30 cães farejadores para embarcar para o Japão para ajudar no socorro às vítimas do terremoto e do tsunami, segundo informou a Força.


Ainda não há uma decisão sobre quando será o embarque da tropa, pois depende de aval do Ministério da Justiça. Também não há decisão sobre em qual aeronave o grupo será levado ao Japão.

O grupo está à espera de alguma decisão na sede da Força Nacional em Brasília.

Bombeiros fazem BUSCA de vitima de naufrágio em SC

Barco naufraga em SC e um tripulante está desaparecido


Treze tripulantes conseguiram se salvar em acidente que aconteceu a cerca de 25 km da costa

Um barco pesqueiro com 14 tripulantes naufragou por volta das 11h de domingo em Santa Catarina, a cerca de 25 quilômetros da costa, entre os municípios de Barra Velha e Barra do Sul. Treze tripulantes conseguiram se salvar e um teria sido arrastado para o fundo do mar junto com a embarcação.


Oficiais do Corpo de Bombeiros de Barra Velha, com apoio de mergulhadores do Batalhão de Itajaí e um helicóptero da Polícia Militar de Joinville, resgataram os sobreviventes e identificaram o local do naufrágio, mas não encontraram o corpo da vítima.

A profundidade do mar na região é de cerca de 35 metros e a busca foi prejudicada pelo mau tempo, com chuva, ventos fortes e ondas de até três metros de altura, segundo os bombeiros. A procura pelo tripulante desaparecido será retomada às 8h desta segunda-feira.

domingo, 13 de março de 2011

FOTOS: Cães Farejadores - Equipes de Resgate

Algumas fotos de equipes que vão ou já estão trabalhando na catástrofe no Japão.
ë lamentável a burocracia da autorização de entrada, mesmo nestes momentos que as horas são cruciais.

QUEM AVISA BOMBEIRO É – Japão & Brasil

QUEM AVISA BOMBEIRO É – Japão & Brasil


Realmente os aspectos gerais no Japão são assustadores, mas saberemos realmente os efeitos negativos a esta catástrofe? Veremos ao longo de um bom tempo, talvez surja sintomas relativo ao desastre em anos, assim como aconteceu em 1986, quando explodiu um reator da central de Chernobyl que libertou uma imensa nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente.

Esperamos que os impactos sejam mínimos e que as equipes de resgate consigam amenizar a dor e a perda, que o país consiga se reestruturar com as tradicionais forças culturais e que tanto é exemplo para o mundo, como a perseverança, marcialidade, foco, disciplina e comunhão.

As equipes de resgate, os bombeiros militares e civis, as forças armadas, voluntários do mundo inteiro, vinculados a organizações ou não, que com a vontade maior de ajudar, mesmo que no anonimato, terão barreiras enormes para superar, como o da comunicação (idioma), geografia, coordenação e mantenimento. Mas nada que oprima os valorosos guerreiros do resgate.

Sejamos realistas, o povo japonês, que é referencia em treinamento preparatório para desastres, ficaram acuados diante da magnitude do evento. Penso em o que nos restará? Nós brasileiros de muito valor, mas com poucas motivações públicas de se organizar para tais acontecimentos, é claro que tal aspecto é muitas vezes incipiente as nossas preocupações, pelo fato de que somos abençoados pela localização mundial aonde a força da natureza nos castiga, mas de forma bem mais amena do que em outras partes do planeta.

Mas ... os sinais estão aí, estamos notando que as “coisas”estão mudando, eventos adversos no Brasil não é novidade, acontecem a muitos séculos, a diferença é que a população aumentou, suscetíveis a serem atingidas por diversos fatores, ou por que está em lugares aonde tempos atrás não havia ninguém ou por que quando foram para esses lugares, mudaram a proteção natural do ambiente. Vimos a pouco o Furacão Catarina, nome dado para um ciclone tropical do Atlântico Sul que atingiu a região sul do Brasil no final de março de 2004.

Em fim, já aconteceu situações difíceis, está acontecendo situações incontroláveis e de difícil amenização, ou por previsão ou por atendimento. Cabe a todos nós abrirmos os olhos para o futuro, investir em todos os âmbitos, dentre eles a do atendimento de urgências e emergências, nas equipes de busca, salvamento e resgate, em ferramentas, métodos, táticas, técnicas, cães, viaturas, aprimoramentos, e muito mais.

Aos valorosos BOMBEIROS e resgatistas de todas as modalidades, meu voto de credibilidade e desejo que corra sempre em suas veias os reais sentimentos de coragem e perseverança. Pois temos a renuncia como princípio, a luta como meio para chegarmos a vitória, que é salvar.

Investir nestes ORGÃOS é dar segurança e resposta útil ao sofrimento.



Jorge ALEX da S. Rodrigues

Sargento do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul   


RESGATE COM CÃES DA SUIÇA NO JAPÃO

A comunidade internacional começou neste sábado (12) a enviar equipes de resgate para ajudar o Japão após o devastador terremoto seguido de tsunami que atingiu o país na véspera. A ONU está mandando um grupo para ajudar a coordenar o trabalho.


'Estamos no processo de enviar nove especialistas que estão entre os mais experientes que temos para lidar com catástrofes. Eles ajudarão a avaliar as necessidades e coordenar assistência com autoridades japonesas', disse à Reuters Elisabeth Byrs, porta-voz do escritório da Organização das Nações Unidas para a coordenação de assuntos humanitários.

O terremoto causou um tsunami de dez metros de altura, que devastou cidades na costa nordeste do país.

Cão de equipe suíça descansa durante briefing em base de Kloten, neste sábado (12), antes de partir para ajudar no resgate de vítimas do terremoto e do tsunami no Japão. (Foto: AFP)
A ONU anunciou na sexta-feira que quatro equipes de busca e resgate, vindas de Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Estados Unidos, estão em direção ao Japão após o país ter solicitado ajuda.

Cingapura, Suíça e Grã-Bretanha também estão enviando equipes de ajuda ao país.

FONTE: http://www.gazetaderondonia.com.br/extras/ultimas-noticias/paises-mandam-equipes-para-ajudar-a-resgatar-vitimas-de-tremor-no-jap-o
___________________________

COMENTÁRIO:

Vivemos em um mundo em ebulição, precisamos aprender a conviver com os eventos naturais extremos, eles fazem parte da geodinâmica desse planeta.


Cada vez mais os cães serão fundamentais e cada vez mais as equipes deverão estar melhores preparadas, tecnica e logisticamente.

O Japão é sem dúvida o país mais bem preparado do mundo contra eventos naturais extremos, mas nem assim conseguiu imunizar-se.

Nos proximos 50 anos a população do mundo irá dobrar e com isso cada vez mais estará mais vulnerável a esses adventos.

COMENTA Walter Parizotto  Presidente da ABRESC Brasil  Xanxerê - SC