sábado, 27 de agosto de 2011

Confirmadas duas mortes em desabamento em PORTO ALEGRE


Confirmadas duas mortes em desabamento de laje em obra do Dmae na zona Sul da Capital

Seis operários seguem internados e três receberam alta. Concreto secou e trabalho de resgate do último corpo pode entrar a noite.

27/08/2011 OCORRÊNCIA BREC EM PORTO ALEGRE - 11 feridos EM DESMORONAMENTO



O desmoronamento de uma laje em uma obra contratada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), nos fundos de um condomínio na rua Dorival Castilhos Machado, no bairro Hípica, na zona Sul de Porto Alegre, deixou pelo menos 11 feridos, no fim dessa manhã. Oito vítimas foram resgatadas com vida e, das três que seguem soterradas, uma pode ter morrido, já que não responde a estímulos externos. Às 15h45min, os bombeiros confirmaram que o material usado na obra secou entre os escombros e que as vítimas ainda não resgatadas foram concretadas, o que deve fazer com que o trabalho demore mais. Um caminhão da corporação chegou ao local do acidente com um gerador de energia para iluminar o local, caso o trabalho se estenda noite adentro.  




O sétimo resgatado ainda não foi identificado. Para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), foram levados Romaci Dias Soares, de 34 anos, internado em estado grave no setor de politraumatizados; Marco Aureliano Leites, de 22, que recebe atendimento em estado regular, e Volmir José Prestes, de 35 anos, que permanece em avaliação. Também foram encaminhados para o HPS Carlos Alberto Silva da Silva, de 31 anos, e Felipe Viafori da Silva, de 19. No Cristo Redentor, Mario dos Santos, de 45 anos, recebe atendimento em estado grave, devido a uma lesão no pulmão, além de Gilberto Borba, de 18, e Adir Quadri, de 43 anos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pede que a população evite procurar o HPS e o Cristo Redentor, já que a prioridade é o atendimento dos operários. As vítimas caíram de uma altura de quatro metros, dentro de uma cratera com mais quatro de profundidade. O trabalho de resgate dos soterrados é complicado, em função do excesso de entulho. A construção de uma estação de bombeamento ocorria no local, conforme o Dmae. Segundo a Brigada Militar, a estrutura caiu sobre o andaime usado pelos trabalhadores. A empresa terceirizada Marco Projetos e Construções Ltda, que venceu a licitação, ainda não se manifestou. O vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Ricardo Scavuzzo Machado, afirmou que nenhuma irregularidade na obra havia sido encontrada até as 15h30min, ainda que a vistoria prossiga. O efetivo do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e do 1º Comando Regional de Bombeiros (1º CRB) foram mobilizados. Policiais militares do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM) isolaram a área. A Defesa Civil do Município também foi acionada. Todas as 13 ambulâncias do Samu de plantão na Capital foram enviadas para prestarem os primeiros socorros.O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o diretor do Dmae, Flávio Presser, compareceram ao local do acidente. Fortunati foi, em seguida, para o HPS, a fim de prestar assistência às famílias das vítimas.Chocados, os moradores das proximidades relataram que as cenas eram de “um filme de terror”. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as causas do desabamento.



A obra é parte do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) da Prefeitura. Quando concluída, a estação de bombeamento Restinga vai ter o papel de conduzir o esgoto proveniente da bacia hidrográfica do Arroio do Salso, junto aos bairros Restinga, Vila Pitinga, Ponta Grossa, Juca Batista, Costa Gama e Edgar Pires de Castro até a Estação da Serraria. As obras tiveram início em outubro de 2010, com previsão de término para dezembro deste ano, devendo beneficiar diretamente mais de 57 mil famílias.





NOTA DO BLOG: Mais uma vez vemos a real necessidade de aprimoramento em massa do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, o atendimento acima destacou-se por ser de características BREC (Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas), tivemos sorte pois nessa ocorrência haviam militares do GBS (Grupamento de Busca e Salvamento) que galgam de tal conhecimento, mas uma ou duas pessoas não caracteriza-se em equipe BREC, o conhecimento deve ser de todos, com treinamentos constantes, equipamentos adequados e EPI (Equipamento de Proteção Individual) condizente, que por falar nisso, muitas equipes não estavam utilizando, a SAMU, por exemplo. Sei que a nescidade faz o momento, talvez se eu estivesse a frente dessa operação também autorizaria a entrada de equipes sem proteção, mesmo com o risco de aumentar o número de vítimas, sou cociente do que temos, mas fica  aí a reflexão de aprimoramento e protocolos reguladores para tal.
A cada dia temos a evolução de ocorrências, sendo elas por incidentes em áreas urbanas ou por acontecimentos catastróficos em áreas urbanas e rurais, o fato é que em algumas copas do mundo atrás, éramos um país de 90 milhões em ação, hoje mais que dobrou.
Ainda bem que temos um GBS com valorosos homens e um Corpo de bombeiros militar regado de coragem e iniciativa. Parabéns colegas!!!


POSTAGENS COM ASSUNTO BREC NESTE BLOG:









CORPO DE BOMBEIROS DE SAPIRANGA INTEGRA AO GGI (Gabinete de Gestão Integrada)

AO CENTRO - Major Falcão - Cmt do 3ºSGCI/2ºCRB


O prefeito de Sapiranga Nelson Spolaor empossou na tarde desta terça-feira, dia 23, os membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O gabinete tem por objetivo articular ações integradas para diminuir os índices de criminalidade e também pensar, de maneira conjunta, práticas de cidadania e gestão em segurança pública e mobilidade urbana. A solenidade ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores.

O GGIM terá reuniões periódicas para definir os tipos de intervenções e elaborar planos de ação. O gabinete é formado pela Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Guarda de Trânsito, Conselho Tutelar, Samu e Vigilância Sanitária. “Espero que possamos ter uma maior resultabilidade dos problemas em segurança na nossa cidade. As ações integradas do gabinete também terão essa preocupação com a cidadania”, disse Spolaor.
   

fonte: http://www.sapiranga.rs.gov.br/index.php/noticias/ver/2932

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Solenidade especial em comemoração ao aniversário de cem anos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Bombeiros completam cem anos com homenagens
     Na próxima segunda-feira, 29 de agosto, às 19h, na Praça da Estação, será realizada solenidade especial em comemoração ao aniversário de cem anos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.  A cerimônia será marcada pela entrega da medalha Dom Pedro II, principal comenda da corporação, a 237 autoridades e personalidades do Estado e pelo lançamento do Selo do Centenário, em parceria com os Correios.

A cerimônia vai agraciar militares, políticos e jornalistas. Os músicos Saulo Laranjeira e Marcos Viana também serão homenageados representando a classe artística. Durante a solenidade será feito um minuto de silêncio em homenagem aos bombeiros falecidos em serviço nos cem anos de história e mostrado um vídeo institucional com o dia-a-dia da corporação, criada no dia 31 de agosto de 1911. A cerimônia termina com um desfile da tropa e com uma grande queima de fogos.

fonte: NORTE.NET

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aproxima-se o VIII Fórum Nacional de Defesa Civil que acontecerá em Maceió – AL

  Uma boa oportunidade para os Bombeiros Militares que desejam se aperfeiçoar nos conhecimentos relativos a Defesa Civil é participar do VIII Fórum Nacional de Defesa Civil que acontecerá em Maceió – AL nos dias 21, 22 e 23 de setembro promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, sendo que neste ano o tema será “Integrar para prevenir – Gestão local de riscos” .

O evento visa reunir coordenadores municipais e estaduais de Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades e demais interessados em compartilhar experiências e boas práticas sobre prevenção de desastres e redução de riscos.

Para maiores informações e inscrições, acessem o link http://www.defesacivil.gov.br/forum/

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Audiência em Rio Grande - RS trata da desvinculação do Corpo de Bombeiros da BM



Em audiência pública, realizada na noite de segunda-feira, 22, na Câmara Municipal, foi tratada a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar (BM). O expediente foi proposto pelos vereadores Luiz Francisco Spotorno (PT) e Cláudio Costa (PT) e partiu de uma solicitação do Corpo de Bombeiros. Participaram da sessão, o coordenador geral da Associação de Bombeiros do Estado do RS (Abergs), Ubirajara Pereira Ramos, o comandante da Brigada Militar regional, Coronel Flávio da Silva Lopes, o secretario adjunto da Associação dos Bombeiros do RS, Florisbelo Adão Dutra, o deputado estadual Alexandre Lindenmeyer (PT), o secretário-geral de Governo, Édes Cunha, os vereadores proponentes, o vereador Kanelão (PMDB), como presidente e o vereador Augusto César (PDT), como secretário. No plenário havia cerca de 80 pessoas, a maior parte do público era formada por bombeiros de Rio Grande e Pelotas.

Entre os benefícios da separação, Ramos elencou os seguintes: Consolidação do Estado, pois esse terá duas corporações fortes, refletindo nos cofres públicos, sendo que o Corpo de Bombeiros poderá buscar parcerias com setores privados e recursos já destinados através dos municípios; a corporação ganhará importante representatividade junto ao Governo do Estado e maior integração com a Defesa Civil, tendo um comando próprio e independente; os bombeiros poderão administrar os recursos financeiros para a aquisição e manutenção de equipamentos; a formação, a capacitação e o treinamento do profissional serão dedicados exclusivamente para a atividade de bombeiro; a Polícia Militar se tornará livre das responsabilidades de gerenciar uma corporação da grandeza do Corpo de Bombeiros e poderá focar melhor em sua missão; a sociedade gaúcha contará com um bombeiro mais ativo, técnico e motivado; o desligamento proporcionará maior presença dos profissionais dentro das comunidades e atuação em programas sociais.


domingo, 21 de agosto de 2011


  Uma competição que já está consolidada no cenário esportivo militar foi realizada na tarde deste sábado (20) pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Dez modalidades foram disputadas por 13 integrantes da Corporação representando unidades da Capital e interior do Estado.

A competição denominada de “Bombeiro de Aço” aberta pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros e que contou com a presença do secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, integrou as comemorações dos 13 anos de fundação do Batalhão de Busca e Salvamento, instalado na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa.

“Bombeiros de Aço” está na 6ª edição e gira em torno de atividades profissionais desempenhadas pelos militares do Corpo de Bombeiros da Paraíba e conta com a participação de militares de todos os batalhões da corporação. Os competidores passaram por uma maratona de atividades divididas em 10 etapas.

Os competidores participaram das provas de apnéia estática, que consiste em prender a respiração em baixo d´água; teste de prontidão (colocar o uniforme completo rapidamente); corrida com tronco e corte com machado; confecção de nós operacionais; montagem e utilização do desencarcerador (equipamento especial utilizado para retirar vítimas presas em ferragens); transposição em cabo horizontal (atravessar cabos aéreos utilizando técnicas de salvamento em altura); evacuação por rapel negativo; içamento de mangueira (içar mangueiras que chegam a 50kg a uma altura de 5 metros); corrida com capa de aproximação, capacete e equipamento de respiração autônoma (equipamentos utilizados no combate a incêndio); e montagem de linha de combate a incêndio (acoplar mangueiras ao caminhão de combate a incêndio).

*A missão* – O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), comandado pelo major Arthur Vieira, está completando 13 anos de existência e tem como a missão prestar serviços à comunidade em salvamentos terrestres, aquático e em altura, bem como atuar na prevenção de afogamentos na orla do litoral paraibano. Nesta sexta-feira (19) foi realizada uma demonstração de salvamento em altura, no Ponto de Cem Réis, Centro da Capital.

Secom-PB

ITAARA - Morador tem casa incendiada pela segunda vez - Bombeiros de Santa Maria - RS combatem a 20 km de distância de sua sede

 O Corpo de Bombeiros de Santa Maria atendeu incêndio nas proximidades do Parque Pinhal, município de Itaara. O Corpo de Bombeiros não divulgou as causas do incêndio. A Brigada Militar esteve no local e não descarta a possibilidade do incêndio criminoso. O morador da residência informou que pela segunda vez uma casa de sua propriedade pega fogo. Duas viaturas dos Bombeiros foram acionadas. A partir de segunda-feira Polícia Civil vai investigar as causas do incêndio e pretende ouvir o proprietário e moradores das proximidades.

LOCALIZAÇÃO DE ITAARA-RS


MATO GROSSO - Projeto Bombeiros do Futuro inicia 10ª edição


 Por: Fablício Rodrigues/Secom/MT

Aula inaugural da 9º edição do projeto Bombeiros do Futuro

Mais 200 crianças entre 11 e 16 anos agregam, a partir desta quinta-feira (18.08), o projeto social 'Bombeiros do Futuro'. O grupo que será dividido em cinco pelotões de 50 crianças cada compõem a 10° edição do projeto. A aula inaugural foi nesta quarta-feira (17.08) no auditório do OAB, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Esta será a segunda turma de 2011.

Segundo o coordenador do projeto, tenente-coronel BM Paulo Wolkmer, desde que foi implantado há cinco anos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o Bombeiros do Futuro já alcançou mais de sete mil crianças e adolescentes com informações e noções importantes para sua formação cívica.

Pelo projeto as crianças e jovens terão aulas semanais, sempre aos sábados, das 8h às 12h, cumprindo uma carga horária de 70 horas e uma grade disciplinar que inclui noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes no lar, sexualidade, consumo racional de energia elétrica, entre outros temas.

Além das disciplinas, o projeto tem atividades interativas e aulas de campo, com a tradicional subida ao Morro de Santo Antônio, onde as turmas têm aulas sobre a história e a geografia de Mato Grosso, ciências biológicas e matemáticas.

A formatura da 10° edição do projeto 'Bombeiros do Futuro' será no dia 2 de dezembro, com desfile cívico e entrega dos certificados de conclusão de curso.

São parceiros no projeto: Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Secretaria de Estado de Saúde, Departamento Estadual de Transito, 13º Brigada de Infantaria Motorizada, Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, Centrais Elétricas Mato-grossenses S/A, Associação dos Bombeiros Militares de Mato Grosso, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae/MT), Cruz Vermelha Brasileira, Centro Universitário (Univag), Universidade de Cuiabá (Unic) e Lar Espírita Benedito da Cura.
fonte: http://www.bombeiros.mt.gov.br/?f=noticia&id=743