sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O Lamento de Um BOMBEIRO - Incêndio em Caxias do Sul / RS



 
1º Sgt Cristiano
Vinte e três bombeiros públicos e privados trabalharam durante três horas para controlar o fogo. Sete viaturas foram deslocadas ao Serrano: quatro do Corpo de Bombeiros, uma do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), uma da Marcopolo e uma da Neobus, empresas parceiras dos bombeiros.

  — Obrigado pelo apoio a todos os irmãos de farda, estamos juntos, hoje o coração abalado pela perda... Quando vemos vidas de três anos, de 12 anos e de 17 anos perdidas, não tem como não se abalar, não sentir pelas três crianças mortas, pelas famílias, pelo patrimônio perdido — lamenta o 1º sargento do Corpo de Bombeiros de Caxias, Cristiano Becker da Silva, 38 anos e há 20 no combate a incêndios.

Becker da Silva coordenou o combate ao fogo nesta madrugada. Neste momento, os bombeiros estão no quartel avaliando o trabalho realizado. Por volta das 8h, uma equipe voltará à Vila Sapo para iniciar a fase de rescaldo e para a contagem oficial das casas queimadas.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BM/RS - CURSO DE FORMAÇÃO DE ADESTRADORES DE CÃES DE BUSCA E SALVAMENTO


Nesta foto os alunos estão na prática da aula de Adestramento Básico Para Cães de Busca, Salvamento e Resgate, estas ministrada por mim (Sgt Alex) e pelo Sd Meireles.
Após a aula os alunos comentaram que está sendo ensinado detalhadamente de forma coletiva e individual duma forma que eles estão conseguindo aprender com excelência e também para os que já tinham alguma base, de rever conceitos e de praticar as bases do adestramento.





EMPREGO DE CÃES EM ATIVIDADES DE BUSCA, RESGATE E SALVAMENTO


1º Curso de Busca, Resgate e Salvamento em Desastres Urbanos – com ênfase em deslizamento – realizado em Santa Catarina.

 
 
Foi finalizado nesta terça-feira (28/08) no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros Militar em Xanxerê, no Oeste, a formatura do 1º Curso de Busca, Resgate e Salvamento em Desastres Urbanos – com ênfase em deslizamento – realizado em Santa Catarina.
Entre as autoridades militares e civis que prestigiaram o evento, que marca um avanço inédito em termos de capacitação para a corporação catarinense, o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira, e o prefeito municipal em exercício, Leandro Júnior Vigo.
 
No treinamento iniciado em 23 de agosto foram capacitados 25 bombeiros catarinenses e um proveniente do Amazonas. O grupo recebeu instruções teóricas e práticas que lhes darão condições de reconhecerem os estragos causados pela natureza ou pela própria ação do homem, de forma a definir a melhor maneira de atuar para o salvamento de vítimas de deslizamento.
O primero colocado no curso com média final 9,65, Soldado BM Vilson Antônio Zamboni, recebeu das mãos do Comandante-Geral distintivo especial pelo desempenho destacado no treinamento.
Os participantes que obtiveram o melhor aproveitamento nesta fase do curso serão selecionados para participarem de outras duas etapas que deverão ser realizadas ainda neste ano, com a finalidade de habilitá-los como instrutores para difundir os conhecimentos adquiridos para outros militares no Estado.
Durante a solenidade, um vídeo com imagens de atividades desenvolvidas durante o curso foi apresentado aos presentes. Confira:
 

 
Créditos: CCS do Cmdo-Geral / Soldado BM Ewerton Luiz Oliveira - 6º BBM
Fonte: CBM SC

Pilotos participam de palestra sobre Busca e Salvamento


 

A palestra foi realizada no auditório do bloco 4 da FAG


 
Alunos e pilotos da região participaram na noite desta quarta-feira (29), no auditório da FAG, de uma palestra sobre Busca e Salvamento. Somente 8 cidades brasileiras devem contar com a palestra.

O objetivo é conscientizar os pilotos sobre como e quando utilizar os equipamentos que auxiliam para o salvamento de alguém a deriva ou mesmo de acidentes aeronáuticos.

Segundo o Comandante Vargas, as cidades escolhidas para a palestra é devido ao número de aeronaves que a sobrevoam e também por estarem ocorrendo muitos acionamentos nestas regiões.


fonte: catv

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

GTA Efetua Resgate Aéreo em Sergipe (VÍDEO)

 

Pescadores alagoanos são resgatados no litoral de Sergipe

Tripulantes estavam à deriva há seis dias, sem alimentação e água potável.
Três pescadores conseguiram nadar até a praia onde pediram ajuda.

 
Dois pescadores alagoanos que já estavam a seis dias presos em alto mar sem alimentação e água potável foram resgatados pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) na tarde deste domingo (26). Eles estavam a 2 km da costa, no litoral Norte do estado, entre o Porto de Sergipe e a praia do município de Pirambu (SE), distante 30 km de Aracaju.
 


A embarcação que havia saído do Pontal de Coruripe (AL) há 11 dias apresentou problemas no motor. Dos cinco pescadores que estavam na embarcação, três conseguiram nadar até a praia e acionaram o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) que encaminhou a ocorrência ao GTA. Os pescadores Severino Marcolino dos Santos (50) e José Xavier Filho (62) foram resgatados de helicóptero.
 
Segundo informações do comandante da operação, capitão Leonardo dos Anjos, no momento do resgate, os pescadores estavam desidratados e foram levados para a enfermaria do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, na capital.
Este é foi o segundo caso, desde o surgimento do GTA em 2009, que o grupamento consegue resgatar pescadores alagoanos que ficaram à deriva no litoral sergipano.
 
FONTE: G1

domingo, 26 de agosto de 2012

Tenente Portela/RS questiona falta de ABT após incêndio.

Incêndio atinge três moradias em Tenente Portela
 
O incêndio teve início por volta das 4h30 da madrugada
Um incêndio, possivelmente criminoso, destruiu completamente duas de três moradias localizadas no bairro São Francisco na madrugada deste domingo, 26 de agosto, em Tenente Portela. Segundo relatos de moradores vizinhos, um homem teria ateado fogo na área de uma casa de madeira. As chamas espalharam-se rapidamente atingindo e destruindo um barraco ao lado e parcialmente uma casa de dois pisos de alvenaria. Um veículo estacionado na rua também foi destruído pelas chamas.


A Brigada Militar (BM) prendeu um homem suspeito de ter cometido o crime e conduzido o mesmo até o Hospital Santo Antônio onde realizou exames de Corpo de Delito. Segundo a BM, parentes das vítimas teriam agredido o mesmo. Após, o indivíduo foi levado para a Delegacia de Polícia onde está sendo ouvido. Ainda não foram divulgadas informações se o preso será autuado ou não em flagrante. A Polícia está investigando o caso.

O barraco atingido é moradia de Solange dos Santos e seus filhos. Ela foi notícia no Portela Online por ter dado a luz a uma criança no dia 29 de fevereiro de 2008 e este ano (2012) foi o primeiro depois de 4 anos consecutivos que sua filha pode comemorar o aniversário na data certa. Desesperada Solange era consolada por parentes e amigos enquanto sua moradia era destruída pelo fogo.


Apesar da queixa dos moradores pela demora do Corpo de Bombeiros Voluntários de Tenente Portela em chegar no local, um policial militar disse, que neste caso, a ajuda foi crucial evitando que pelo menos as chamas se espalhassem por outras moradias. Mas a dúvida persiste, se Tenente Portela tivesse um caminhão de bombeiros adequado as outras duas moradias teriam sido consumidas pelo fogo?

Fonte: PORTELAONLINE

Equipe de Mergulho do GBS/RS localiza jovem em Capivarí do Sul

Corpo de adolescente que sofreu acidente de barco é achado no RS

 

Jovem estava desaparecido desde a tarde do sábado (25) no litoral.


Corpo foi encontrado próximo ao local onde acidente ocorreu.

 
O corpo do jovem desaparecido na tarde deste sábado (25) foi localizado pela Guarnição de Mergulho do Corpo de Bombeiros neste domingo (26) no Rio Capivari, em Capivari do Sul, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O adolescente de 17 anos estava em um barco junto com outros dois amigos quando o acidente aconteceu, segundo o soldado Mauro Cesar, do Grupo de Busca e Salvamento.

O corpo foi localizado a cerca de 10 metros do local onde a embarcação teria virado e já foi encaminhado para perícia no Departamento Médico Legal (DML). Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos amigos do jovem conseguiu nadar até uma fazenda e informar a Brigada Militar sobre o ocorrido, iniciando as buscas ainda no sábado.

Fonte: G1