quinta-feira, 5 de maio de 2011

2º RESGATE BREC NO RS EM 11 DIAS

Após o desastere em Igrejinha-RS, hoje, cinco de maio de 2011, foi realizado o RESGATE de três pessoas que foram soterradas em Campo Bom – RS, as vítimas eram funcionários da prefeitura, aonde estavam realizando tarefas num canteiro de obras.


Alguns foram retirados com ferimentos graves, dentre eles uma fratura no joelho direito, este foi retirado por ultimo, devido à dificuldade da estricação, pois estava com 80% do corpo debaixo da terra.

As equipes de atendimento foram o Corpo de Bombeiro de Campo Bom, que tem como comandante o Tenente FONSECA, no qual o Soldado FABIANO comandou a guarnição do resgate, auxiliado pelo Corpo de Bombeiros de Sapiranga, aonde foram o Soldado DACHI e Soldado CARDOSO, mais o apoio da SAMU e Prefeitura Municipal.

Num intervalo de 11 dias é o segundo episódio no Vale dos Sinos aonde se vê a necessidade do uso de técnicas BREC ( Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas ), na qual não se tem o aprimoramento direcionado a tal atendimento na tropa, mas graças ao bom senso, intuição, experiência numa boa gama de técnica e tática, e contando com a sorte, foi possível retirar as vítimas com vida.

Talvez se as pessoas soterradas estivessem em um espaço com maiores dificuldades de acesso e numa estrutura que pudesse vir a ruir durante o atendimento as coisas seriam complicadas.

Esperamos que a cultura BREC seja implementada e logo em nosso estado, hoje temos valorosos militares do Corpo de Bombeiro que obtêm a técnica e o desejo da sua disseminação, mas tem caminhos a serem percorridos para a dispersão de tal procedimento. Aonde empaca em materiais adequados para o atendimento BREC, treinamento coletivo de equipes, pois um homem conhecedor da técnica não basta, na ocorrência o trabalho é conjunto.

Aonde será o próximo colapso? Quando haverá um novo soterramento? Quantas vítimas terão que resgatar? A entrada do BOMBEIRO nesse ambiente impróprio será com técnica e materiais ou na raça, coragem e intuição?

Obrigado guerreiros do fogo e resgate de CAMPO BOM-RS e SAPIRANGA-RS. Vocês superaram as dificuldades cumpriram a valorosa missão do Corpo de Bombeiros que é a de “Salvar, sempre salvar!” mesmo com o risco da própria vida.

2º Sargento Alex – Bombeiro Militar Gaúcho

quarta-feira, 4 de maio de 2011

4 de maio - Dia Internacional dos Bombeiro

O Dia Internacional do Bombeiro (em inglês, International Firefighters' Day (IFFD)) é comemorado em 4 de Maio.
Foi instituído após o recebimento de inúmeros e-mails de todo o mundo em 4 de Janeiro de 1999 devido a morte de cinco bombeiros em trágicas circunstâncias em um incêndio na Austrália.


O 4 de Maio é o dia tradicional dos bombeiros em vários países da Europa, porque é o dia de São Floriano, patrono dos bombeiros.

LINK: http://www.firefightersday.org/

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ROBÔ - “dragão de resgate”

Robô de resgate será usado na limpeza de áreas atingidas


Assista o vídeo:





O pesadelo causado pelo desastre de 11 de março e o desastre nuclear de Fukushima ainda estão longe de terminar, a alta radiação emanada pela usina de Daiichi tornou difícil a ação das equipes de resgate, que recentemente contam com a ajuda de robôs norte-americanos que estão monitorando e ajudando nos reparos dos reatores nucleares da usina danificada, os robôs atuam em locais onde é impraticável a presença humana.

Recentemente um robô japonês foi disponibilizado para ajudar na limpeza, remoção de escombros. A fabricante Tmsuk disponibilizou o T-53 que irá atuar na área industrial de Tsukuba, em Ibaraki, que fica cerca de 170 km da usina de Fukushima.

O T-53 foi construído após o grande terremoto de Kobe em 1995, ele é controlado remotamente e possui dois braços equipados com garras e remove facilmente objetos com até 100kg.

“Não sabemos se podemos utilizá-lo na usina nuclear até tentarmos, mas acreditamos que podemos fazer algo com a remoção de destroços”, disse Yoichi Takamoto, presidente da Tmsuk, referindo-se aos entulhos que se acumularam ao redor do local após as explosões que acabam dificultando a ação de humanos. O Enryu, que significa “dragão de resgate” em japonês, se locomove como um pequeno trator e ainda pode ser comandado também por uma pessoa em uma cabine dentro do próprio robô.

FONTE: http://portalnippon.com/nippon-news/japao/robo-de-resgate-sera-usado-na-limpeza-de-areas-atingidas.html





Competição de salvamento em altura - ITAPETININGA

Bombeiros de Itapetininga fazem competição de salvamento em altura.

A simulação vai treinar os bombeiros para esse tipo de ocorrência


VIDEO:



 Corpo de bombeiros de Itapetininga realiza competição técnico-operacional de salvamento em altura