quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CURSO DE SALVAMENTO COM HELICÓPTERO!!!!!!!!!

Curso de Salvamento em Altura realiza nesta quinta-feira treinamento em altura com utilização do helicóptero


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás realiza nesta quinta-feira, dia 27, treinamento em altura com o uso do Helicóptero Bombeiro 1. O treinamento é uma etapa do Curso de Salvamento em altura - CESALT- que iniciou no dia 25 de agosto deste ano com o objetivo de formar especialistas em Excelência em Salvamento em Altura para atender com qualidade, proteção e segurança a comunidade goiana. Os militares do curso executarão descidas de rapel e manobras de resgate do helicóptero visando aprimorar as técnicas de descida e resgate de vítimas. Confira abaixo o local:

Local: Academia Bombeiro Militar


Endereço: Avenida Pedro Paulo de Souza, Quadra HC 4, Goiânia 2


Data: dia 27 de outubro de 2011


Horário: 14 horas
 
FONTE: BOMBEIROS DE GOIÁS

DESVINCULAÇÃO dos BOMBEIROS da Brigada Militar - Grupo de Trabalho do Rio Grande do Sul


No dia 25 de outubro, ocorreu a primeira reunião para discutir o futuro dos Bombeiros de nosso Estado, no Palácio Piratini.A reunião do Grupo de Trabalho do Poder Executivo que discute a separação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, teve participação dos principais órgãos e secretarias de governo.

A reunião teve explanações sobre os diversos pontos de vista de alguns órgãos e entidades presentes. A ABERGS abriu os trabalhos, apresentando todos os problemas enfrentados pelos Bombeiros devido a sua subordinação à Brigada Militar, que reflete prejudicialmente na vida dos servidores, nos serviços prestados à sociedade gaúcha e nos cofres públicos do Estado.

A Associação dos Bombeiros é categórica, dizendo através de seu Coordenador Geral Ubirajara Ramos que “Medidas paliativas não resolverão os problemas dos Bombeiros, temos que tratar o assunto como uma política de Estado e não de governo ou comando”.

A entidade ainda frisa que se há previsão legal na Constituição Federal, bem como é comprovado que o restante dos Bombeiros do Brasil evoluíram com a separação, prestando um serviço de qualidade para a sociedade. Por que o nosso Estado reluta nesta questão?

A Associação dos Bombeiros Voluntarios - VOLUNTERSUL-, também realizou uma explanação, demonstrando seu trabalho voluntariado no Estado, através de alguns municípios que não possuem Corpos de Bombeiros Militar. Para o presidente da entidade, Edison Eduardo Rother, se os Bombeiros forem separados da Brigada Militar a relação entre os militares e os voluntários será bem melhor, pois há espaço para todos trabalharem.

VÍDEO:





Também ocorreu a apresentação da Associação dos Oficiais da BM, apresentando inúmeros fatores prejudiciais à qualidade do serviço prestado à população. Segundo o Major Rodrigo Dutra, representante da entidade, alguns problemas poderiam ser solucionados ainda estando subordinado a Brigada Militar, mas no decorrer de uma troca de comando ou governo, os problemas poderiam vir à tona novamente. O oficial ainda cita que além dos problemas de estrutura, é necessário avaliar o contexto antropológico e cultural, pois Bombeiro não é Policia e não deve ser tratado como tal. Sinalizou que o governo sabedor dos problemas apresentados, poderá separar ou não o Corpo de Bombeiros.

Para o representante da Brigada Militar e Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Lampert, a instituição se encontra em uma situação caótica, e a independência seria uma solução, desde que viesse antecedida de um fortalecimento e estruturação do atual quadro descrito. O Secretário da Segurança, Airton Michels, que participou do encontro, disse que o processo ainda vai levar tempo para ser definido e lembrou que há sugestões.

Encerrando a reunião, o Chefe de Gabinete, Vinicius Wu, demonstrou que os problemas foram detectados e serão amplamente debatidos para um fortalecimento do Corpo de Bombeiros e uma futura decisão que será encaminhada a Assembléia Legislativa no final dos 90 dias de discussões e que em torno de 20 a 30 deverá ocorrer uma nova reunião do grupo de trabalho do governo.

Participe da campanha: DESVINCULAÇÃO DOS BOMBEIROS-RS EU APOIO!



Ajude a sociedade gaúcha a ter um Corpo de Bombeiros forte e independente como prevê a Constituição Federal, para que nossos Guerreiros do Fogo possam cumprir melhor sua missão: SALVAR, SALVAR SEMPRE SALVAR!

Coordenador Geral  da ABERGS 
  Ubirajara Ramos






segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Curso de salvamento com cães na Bahia


Curso de salvamento com cães na Bahia é referência para outros estados

CAP. BM Guanais
Para aprimorar o atendimento a ocorrências com vítimas, em especial nos casos de desastres naturais e desabamentos, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia realiza desde o dia 17 deste mês, no 10º Grupamento dos Bombeiros Militares, em Simões Filho, a segunda edição do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. No estado, a modalidade de salvamento começou a ser utilizada em 2008, com o cão Apollo, da raça labrador. Atualmente, são 12 cães.

Com duração de 110 horas, divididas entre aulas práticas e teóricas, 22 alunos da Bahia e dos estados Espírito Santo, Ceará, Maranhão e Goiás participam da capacitação. A intenção é que eles sejam multiplicadores do conhecimento em suas respectivas unidades.

De acordo com o tenente coronel BM, Leonardo Merigueti, comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Vitória (ES), o curso realizado na Bahia é uma das referências no país. “Por esse know how baiano, vim com minha equipe do Espírito Santo. Estamos em fase de implantação de um canil”.

Também participam do curso, policiais do Batalhão de Choque da PM, membros da Guarda Municipal de Salvador, além de bombeiros militares de Porto Seguro, Ilhéus, Simões Filho, Salvador e Barreiras (BA), e do Ceará, Maranhão e Goiás.

O soldado BM Paulo Mateus é um dos instrutores que foram custeados pelo Estado para se qualificar fora do Brasil. Ele explica que a formação visa dar um amplo conhecimento para que o homem possa utilizar a forma canina e, consequentemente, reduzir o tempo nos casos de busca, resgate e salvamento.

O treinamento é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Resgate, Busca e Salvamento com Cães (Abresc) e o 10º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar.



TURQUIA - EQUIPES DE BREC RETIRAM SOBREVIVENTES EM ESCOMBROS


Equipes de resgate trabalham ininterruptamente à procura de sobreviventes presos sob escombros de prédios depois que um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o leste da Turquia no domingo.

O tremor deixou mais de 260 mortos e mil feridos, a maioria na cidade de Ercis, onde dezenas de prédios desabaram. Ainda não se sabe o número de desaparecidos.

Equipes de resgate retiram sobreviventes de escombros
As equipes de resgate trabalharam durante toda a noite para tentar encontrar sobreviventes do terramoto que atingiu o leste da Turquia no domingo. Foi possível retirar algumas pessoas, entre elas uma criança.

Dezenas de prédios desabaram depois do terramoto de magnitude de 7.2 e centenas de pessoas morreram.
Dezenas de milhares tiveram que passar a noite ao relento, já em temperaturas abaixo de zero na região.
 
Cerca de 2400 trabalhadores de equipas de emergência estão nos locais mais atingidos pela tragédia à procura de sobreviventes, bem como 680 médicos, 12 cães de resgate e 108 ambulâncias.



fonte: http://www.publico.pt/Mundo/sismo-na-turquia-provocou-217-mortos-e-mais-de-mil-feridos-1517896