quarta-feira, 27 de junho de 2012

VÍDEO - BOMBEIROS RESGATAM ESCALADOR DE PONTE EM PORTUGAL



Foto e vídeo: Tiago Azevedo Fernandes


Foi um espectáculo inusitado aquele que um candidato a escalador ofereceu à população do centro histórico na noite de terça-feira. Por motivações desconhecidas, um homem lançou-se na missão de escalar a Ponte Luís I. Acabou por ser resgatado, mesmo contra a sua vontade, pelos Sapadores Bombeiros.

Tiago Azevedo Fernandes, vizinho da ponte Luís I, conta ao P24 que, quando lá chegou, pelas 0h, “já estava muita população a ver o espectáculo”, com o “indivíduo [escalador] a fugir de um bombeiro que estava atrás dele”. Tudo a acontecer nos arcos da ponte.

Com “grande competência”, o bombeiro conseguiu imobilizá-lo e iniciar o processo de descida dos arcos metálicos da ponte. “A população estava divertida com aquilo, a fazer claque pelos bombeiros”, diz. O trânsito na ponte tinha sido interrompido e o tabuleiro inferior encheu-se de populares.

No seu blogue “A Baixa do Porto“, Tiago Azevedo Fernandes conta mais: “Um bombeiro subiu atrás dele e acabou por apanhá-lo, não sem alguma resistência que ainda atiçou mais a indignação geral: ‘Vai-te embora!’, ‘Vem cá que a gente trata-te da saúde’, ‘É de Braga e vem escalar a nossa ponte, o bandido!’, ‘Viva o Sr. Bombeiro!’”.


Os Sapadores saíram para o local pelas 23h25, disse ao P24 o chefe de serviço, António Mota. Foi mais “espectáculo” que outra coisa, diz. Ninguém acabou ferido.

Ainda assim, os Sapadores mobilizaram mergulhadores e uma viatura, enquanto a PSP e a Polícia Marítima deslocaram alguns homens. Os motivos da inusitada escalada? “Não se sabe”.

GBS / RS realiza Simulado de Desastre Aquático com a embarcação Catamarã


Na tarde de quarta-feira (27/6), em Porto Alegre, no Cais do Porto, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) realiza Simulado de Desastre Aquático com a embarcação Catamarã. As ordens de ações de resposta era retirar as vítimas da água, transportar todos os ocupantes da embarcação para a costa e rebocar o Catamarã.

Estiveram presentes, o Comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Sergio Roberto de Abreu, o comandante do corpo de bombeiro, coronel Guido Pedroso de Melo, o comandante do GBS, o major Jarbas Trois de Ávila, o comandante da Escola de Bombeiros (EsBo), o major Rodrigo da Silva Dutra e o chefe de serviço da equipe do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM), o major Franck.

Esse simulado tem o objetivo de adestrar a tropa, fazendo com o que coloquem em prática situações que podem ser vivenciadas em algum momento do seu trabalho, até mesmo durante a Copa do Mundo.

Fonte 1: Daniela Alvienes / PM5



Fotos: Osmar Nólibos / PM5


Fonte 2: RVS
 
Ocorrência:
SIMULADO DE DESASTRE AQUÁTICO por Maj Avila https://www.facebook.com/jarbas.deavila



Porto Alegre, julho de 2014.


No intervalo entre um jogo da Copa do Mundo, na travessia entre Porto Alegre e Guaíba, um homem se refugia na casa de máquinas da embarcação Catamarã, no início de seu percurso, e anuncia que irá explodir-se dentro de poucos minutos, por razões ideológicas.


O Corpo de Bombeiros é avisado pelo telefone 193, e aciona o Grupamento de Busca... e Salvamento (GBS). A primeira embarcação do GBS, um bote inflável rápido, confirma a ocorrência e solicita apoio para a Sala de Operações, que despacha todas as embarcações do GBS e ainda verifica com o Batalhão Ambiental da BM mais uma equipe de socorro.


É acionado o plano de contingência do Lago Guaíba. Os tripulantes da embarcação entregam coletes salva-vidas para todos dos 70 passageiros, mas não conseguem evitar que 20, em pânico, pulem na água. Logo, o homem detona o explosivo e é lançado na água, afundando. A própria tripulação apaga o fogo residual da explosão, com extintores de incêndio.


A ordem de ações de resposta é: retirar as vítimas da água, transportar todos os ocupantes da embarcação para a costa e rebocar o Catamarã.

terça-feira, 26 de junho de 2012

VÍDEO - GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO (GBS) - RS


Compilação de registros de ocorrências, simulados, cotidiano e treinamentos do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) de Porto Alegre/RS.


BOMBEIROS de XANXERÊ RESGATAM VÍTIMA em TENTATIVA de SUICÍDIO em PONTE

Bombeiros de Xanxerê resgatam homem de 34 anos que tentava se jogar do viaduto



Um homem, de 34 anos, tentou tirar a própria vida na manhã desta segunda-feira (25), por volta das 11h40min, ao tentar se jogar do viaduto, em Xanxerê. O Corpo de Bombeiros de Xanxerê foi acionado e, ao chegar no local, o homem que não teve o nome informado, estava do outro lado da mureta, dizendo que iria se jogar.

O comandante Walter Parizotto, capitão do Corpo de Bombeiros, comenta que o homem foi resgatado e encaminhado ao Hospital Regional São Paulo para realizar alguns exames.

- Curiosamente nós havíamos treinado algum tempo atrás abordagem a suicida. Enquanto uma das equipes distraía a atenção dele, a gente tentou se aproximar e felizmente deu certo. Como as informações chegaram um pouco confusa no quartel, não sabíamos que era uma abordagem a um suicida. Na hora que chegamos, ele já estava do outro lado da mureta e ameaçava se jogar e, como ele estava bastante trêmulo, havia um medo de que ele não tivesse forças para se manter preso na mureta – comenta o capitão.

Nesses casos, o Corpo de Bombeiros orienta a população para que imediatamente acionem os bombeiros, pelo telefone 193.

- Nessas situações, é fundamental que chame o Corpo de Bombeiros porque nós já estamos preparados para isso. Normalmente a pessoa que tenta se suicidar, ela quer atenção, existe outros problemas por trás disso, e o que ela quer é chamar a atenção. Precisam ser feitas ações que não o encorajem a saltar – orienta Parizotto.

(Texto e foto: Carol Debiasi) fonte: TUDOSOBREXANXERE

Eu fiz a parte mais fácil, quem conquistou a confiança da vítima e permitiu o salvamento foi o http://www.facebook.com/julio.nogueira.507 comenta Cap Parizotto https://www.facebook.com/#!/walter.parizotto
Júlio Nogueira o HERÓI