sábado, 8 de outubro de 2011

CONCURSOS - BOMBEIROS DE MINAS GERAIS - VÁRIOS NÍVEIS



43 (quarenta e três) vagas, sendo 38 (trinta e oito) para o sexo masculino e 05 (cinco) para o sexo feminino, para o Curso de Formação de Oficiais - CFO/BM


20 (vinte) vagas, conforme anexo "D", para ambos os sexos, nos termos deste edital, e visa selecionar profissionais habilitados e capacitados para exercer as funções de Oficial de saúde do CBMMG

20 (vinte) vagas, distribuídas entre as categorias de Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico de Saúde Bucal e Técnico em Enfermagem, conforme anexo "D", para ambos os sexos, nos termos deste edital, visando selecionar profissionais habilitados e capacitados para exercer as funções de Praça da especialidade de saúde do CBMMG

Preenchendo todos os requisitos, as inscrições serão feitas via Internet, através do endereço eletrônico www.fumarc.com.br, a partir das 9 horas (horário de Brasília) do dia 08/10/2011 até as 19 horas (horário de Brasília) do dia 30/10/2011.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

VOTE NA ENQUETE PARA DESVINCULAÇÃO DOS BOMBEIROS RS

OPINIÃO > ENQUETE NA RÁDIO GUAÍBA



A Associação dos Bombeiros do RS busca desvincular o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. As justificativas incluem falta de equipamento, de treinamento e efetivo, entre outras. Você concorda com essa proposta?


PARA VOTAR, CLIQUE NO LINK DO SITE ABAIXO E NA ESQUERDA ESTÁ A ENQUETE, LEIA, AVALIE E VOTE PELO MELHOR.

FONTE: http://www.radioguaiba.com.br/




"BOMBEIROS GAÚCHOS NÃO ESTÃO PRONTOS PARA COPA"

Separação das corporações garantiria melhores condições aos bombeiros

Crédito: CARLOS QUEIROZ / ESPECIAL / CP
Se a Copa do Mundo fosse hoje, o Corpo de Bombeiros (CB) do RS não estaria preparado para atender ao evento, do qual Porto Alegre será uma das cidades-sedes. De acordo com o presidente da Associação dos Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Abergs), Ubirajara Ramos, a começar pelas escadas Magirus, que atingem no máximo até o 12 andar, passando pelos quartéis, a situação é complicada. A estação próxima ao Beira-Rio, no bairro Assunção, está algum tempo fechada, reabrindo esporadicamente.
Se a disputa, hipoteticamente, passasse para a Arena gremista, não haveria nenhuma estação nas proximidades. "Por isso queremos a desvinculação da Brigada Militar até 2012", justificou Ramos. "Com esse tempo, poderemos nos preparar melhor em todos os aspectos", argumentou.


 
A separação, no entanto, está demorada. De acordo com Ramos, houve uma primeira reunião com o grupo de trabalho responsável em discutir o assunto. Esta serviu mais para a apresentação dos integrantes. O primeiro encontro de debate sobre o assunto ocorreria em 5 de setembro. Mas, conforme o presidente da Abergs, não ocorreu. O Palácio Piratini justificou o cancelamento alegando estar envolvido nos preparativos da Semana Farroupilha. "O Governo nos disse que até 30 do mês passado seria publicado no Diário Oficial o nome dos integrantes do grupo de trabalho", ressaltou. "As reuniões devem ser feitas a cada 20 dias", completou Ramos.

 
A desvinculação, salientou, será benéfica tanto para bombeiros quanto para a Brigada Militar. Ele afirma não entender uma certa resistência demonstrada por policiais militares quanto à separação. Ramos cita como exemplo um concurso interno, ocorrido na semana passada. O certame serviu para que soldados - se aprovados -, possam ser promovidos a sargentos. Das 50 questões da prova, apenas 10 eram relativas ao trabalho específico dos bombeiros. As outras versavam sobre policiamento ostensivo. "Isso desestimula o bombeiro com intenção em ascender na carreira", considerou. "Na Escola de Bombeiros, das cinco turmas, duas são para policiais militares, com disciplinas específicas para o policiamento ostensivo."

 
A separação das duas corporações não significa uma passagem, para o efetivo do CB, da condição de militar para civil. Mesmo se fosse lançado um concurso para bombeiros civis, a Constituição Federal vetaria essa mudança. A unidade está na área da segurança pública. "A Constituição também estipula que os bombeiros devem ser independentes", acentuou.

 
A falta de condições para atender a Copa 2014 não é a única preocupação da Abergs. Com o início de dias mais quentes, a tendência é os incêndios, em matagais, se tornem mais frequentes, a exemplo do que ocorreu em Brasília e outros estados. No entanto, salientou Ramos, o efetivo do Corpo de Bombeiros não está recebendo treinamento para enfrentar este tipo de situação. "A estação da Silva Só pode fechar", disse. "O quartel de Belém Novo pode ter o mesmo destino."

Bombeiros resgatam idoso em poço de 10 m de profundidade

Fotos: Corpo de Bombeiros de São Pedro do Sul /
O homem afirmou que havia sido jogado no buraco por bandidos que o assaltaram no dia anterior


Um idoso de 76 anos foi resgatado na manhã desta terça-feira após passar aproximadamente 14 horas dentro de um poço no município de São Pedro do Sul (RS).

Corpo de Bombeiros resgata idoso em poço de 10 m de profundidade

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem havia sido assaltado, no dia anterior, por bandidos que o espancaram e o jogaram no buraco de cerca de 10 m de profundidade.
 



Poço fica localizado nos fundos da propriedade do aposentado, na localidade de Passo da Taquara, no interior de São Pedro do Sul
Os bombeiros afirmam que o idoso conseguiu manter metade do corpo foram da água, que ocupava cerca de 3 m de altura do poço, se segurando nas paredes. Foi a própria filha da vítima que a encontrou por volta das 7h. Ele foi encaminhado para um hospital, onde segue em observação.

FOTOS SARGENTO ÉLTON FLORES DE CAMPOS, DIVULGAÇÃO BOMBEIROS DE SÃO PEDRO DO SUL

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

IBOPE - BOMBEIROS DESPONTAM EM CREDIBILIDADE 3 ANOS COSECUTIVOS



Pela terceira vez consecutiva, a instituição com maior pontuação entre as 18 organizações foi o Corpo de Bombeiros (86). Igrejas e Forças Armadas aparecem num segundo patamar, ambas com 72 pontos. Os menores índices de confiança foram obtidos, mais uma vez, pelo Congresso (35) e partidos políticos (28). Confira, abaixo, a tabela completa com os indicadores de todas as instituições avaliadas no país.

FONTE: IBOPE




BOMBEIROS COMBATEM NA NOVA ARENA DO GRÊMIO - PA


Operários da obra do futuro estádio do Grêmio atearam fogo em um dos alojamentos neste domingo (3) em protesto contra a morte de um colega, que foi atropelado durante a tarde ao atravessar um trecho da BR-290, em Porto Alegre.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início às 19h40 e foi controlado apenas por volta das 3h desta segunda (3).

Segundo o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), os operários da obra começaram um protesto na BR-290 após a morte contra a insegurança no local. Em seguida, atearam fogo em colchões em um dos alojamentos.

A assessoria de imprensa da arena informou que a construtora lamenta a morte do funcionário e está tomando as providências necessárias para dar suporte à família. Cerca de 500 funcionários estavam envolvidos na obra. Leia a íntegra da nota divulgada a seguir:

"A OAS lamenta o falecimento do funcionário José Elias Machado, ocorrido no início da noite deste domingo, 2 de outubro, vítima de atropelamento na BR-290, a Freeway, em Porto Alegre, durante seu período de folga, e comunica que todas as providências estão sendo tomadas para dar o suporte necessário à família, bem como os trâmites legais relativos à vítima.