quarta-feira, 13 de julho de 2011

Novo caminhão de BOMBEIRO para Santa Maria - Entregue pelo Gov.Tarso e Dep. Valdeci

“Santa Maria recebe caminhão de bombeiros


O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) acompanhou a cerimônia de entrega de um caminhão para o Corpo de Bombeiros de Santa Maria, que ocorreu em frente ao Palácio Piratini, no início da tarde desta quinta-feira (30). Segundo Valdeci, esta era uma demanda histórica da comunidade santa-mariense. “O governador está cumprindo a Consulta Popular feita pela cidade. Este é um importante momento para o município, que tinha uma carência preocupante neste setor. Depois de muita articulação nossa e da Cacism o caminhão chega ainda hoje na cidade” , declarou Valdeci.

Os bombeiros santa-marienses também fizeram um curso de capacitação e atualização técnica de 80 horas para manusear o veículo, modelo auto bom tanque (ABT), na Escola de Bombeiros, em Porto Alegre. Segundo o Tenente Coronel Moises da Silva Fuchs, este caminhão vai fazer parte da nova frota do Corpo do Bombeiros de Santa Maria. “Estamos renovando os caminhões para melhor atender a comunidade. Só no ano passado gastamos cerca de R$ 180 mil para manter os caminhões antigos, com este novo poderemos usar este dinheiro para comprar mais um e qualificar nossa frota”, afirmou o tenente.


As cidade de Caçapava do Sul, Cidreira, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Lajeado, Pelotas, São Borja, Osório, Rio Pardo também receberam um caminhão do mesmo modelo através da Consulta Popular.”

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Acidente crítico em Sapiranga-RS atendido pelos Bombeiros e SAMU



Um homem morreu e outro ficou ferido em um acidente com um caminhão, na Rua Kraemer-Eck, na zona rural de Sapiranga, na divisa com Dois Irmãos, no Vale do Sinos. O passageiro Ivan Civa, 23 anos, ficou preso às ferragens depois que o veículo, carregado com material de construção, saiu da pista, capotou e bateu em uma árvore, por volta das 8h. Ele morreu enquanto bombeiros e policiais tentavam resgatá-lo.

Uma ferramenta muito importante, usada no resgate foi o extensor hidráulico, esta que é raro de encontrar nos quartéis gaúchos, e se existem, são limitadas a um ou dois tamanhos, mas a importancia dela é vivenciada nas horas mais críticas de um resgate, a exemplo do ocorrido em Sapiranga-RS.

- O extensor geralmente é aplicado para ganhar espaço adicional, utilizado também em manobras específicas como o afastamento do painel.
- Este equipamento possui tamanhos e capacidades diferentes e, logicamente extensões variáveis.
- Ao utilizar este equipamento deverá sempre centrá-lo ao local de apoio e aplicá-lo diretamente sobre metal.
- Na maioria dos casos, a utilização de um extensor mais pequeno é complementada por outros de maior amplitude, permitindo assim atingir o limite máximo de abertura.
- Algunsmodelos possuem extensões, isto é, acessórios que permitem aumentar o comprimento do equipamento.

Veja instruções e detalhes deste aparelho clicando AQUI !!

Abaixo slides de instrução:
04-Ferramentas_Resgate_Veicular

O condutor, Bartos Radames Corrêa, 34 anos, foi socorrido com vida e encaminhado ao Hospital Beneficente, de Sapiranga. A via permanece bloqueada para a retirada do caminhão.


Já o condutor do caminhão, Barto Radamés Corrêa, 34 anos, ficou preso às ferragens e foi socorrido por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Os bombeiros tiveram de usar dois guinchos e uma patrola para erguer o veículo e poder cortar a lataria para retirar o homem, que foi socorrido ao Hospital Sapiranga. O salvamento demorou mais de 1h30min.


VIDEO: http://www.jornalnh.com.br/webtv/reportagem/330666/veja-video-do-acidente-com-caminhao-entre-dois-irmaos-e-sapiranga.html

Fonte: Jornal NH