quinta-feira, 2 de maio de 2013

1º ÍNDIO HABILITADO EM SALVAMENTO AQUÁTICO NO ACRE

Shawan Arara é o primeiro índio habilitado no Acre em salvamento aquático
 
     O indígena Shawan Arara, cujo nome em português é Paulo Lima Silva, da tribo Arara do município de Porto Walter, se tornou o primeiro índio no Acre habilitado em salvamento aquático. Shawan fez parte da turma de 29 voluntários que concluíram o curso de Guarda Vida Amador realizado pelo Corpo Bombeiros de Cruzeiro do Sul. (AC).
     O indígena de 32 anos já serviu o Exército Brasileiro e se interessou pelo curso de Guarda Vida por conta de um afogamento que aconteceu com uma criança da aldeia que foi a óbito porque não souberam fazer o atendimento de primeiros socorros.
     Shawan afirma que o curso é muito importante e vai ajudar nas aldeias e está muito feliz por ter conseguido estar entre os 29 que concluíram o curso. “Eram 56 inscritos e só concluíram 29 porque é preciso ter bom prepara físico e saber nadar. Agora, sei como agir diante de um afogamento ou naufrágio e vou repassar as instruções que recebi para o meu povo”, disse o índio.
     O comandante do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, Major BM Marcelo Araújo, explicou que o curso de Guarda Vidas Amador prepara os socorrista para atuar nos balneários da cidade tendo em vista a grande quantidade afogamento que acontecem na região.
 
     O curso tem o objetivo de desenvolver a capacidade física, psicológica e intelectual do Guarda Vidas e os voluntários passam por treinamentos em salvamento aquático, primeiros socorros, condicionamento físico e natação. Seguindo a tradição após o término da formatura os voluntários recebem o batismo com o banho d’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.