quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Situações Extremas - Treinamento para Bombeiros Catarinenses

 O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) encerrou nesta terça-feira (05/11) em São José, na Grande Florianópolis, o simulado de operações em áreas deslizadas de sua Força-Tarefa - grupo especializado e equipado para intervenções em eventos adversos extremos.
 
Mais de 100 Bombeiros Militares de diferentes regiões do Estado estiveram mobilizados nos três dias de treinamento, em que foram avaliadas a capacidade operacional e técnica das equipes especializadas em operações de busca, resgate e salvamento em deslizamentos. O exercício faz parte do calendário de certificações da Força-Tarefa da Corporação, criada em 2011 para aprimorar a capacidade de resposta da instituição às ocorrências de maior proporção.

 
“Estamos evoluindo a cada exercício, desde a agilidade de acionamento e deslocamento das equipes até as técnicas operacionais utilizadas em cada tipo de ocorrência que podemos enfrentar”, analisa o Comandante da Força-Tarefa e Subcomandante-Geral da Corporação, Coronel BM Gladimir Murer, sobre o primeiro dos cinco exercícos do grupo realizado no período noturno e na área de deslizamentos.

 
A Força-Tarefa é composta por grupos de Bombeiros Militares distribuídos nos Batalhões pelo Estado especialmente treinados e que possuem recursos próprios para atuação em eventos adversos de maior proporção como enchentes, incêndios florestais e deslizamentos. Os exercícios de certificação anteriores avaliaram o desempenho do grupo nestes tipos de cenário.
 
 “Outros Estados têm uma estrutura parecida com a de Santa Catarina para a resposta a desastres, mas nós estamos um passo a frente, fazendo com que o grupo efetivamente esteja operacionalizado”, disse o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira, referindo-se aos constantes e diferentes exercícios de certificação nos quais as capacidade operativa dos grupos da Força-Tarefa é colocada sob avaliação.

 
 
Desempenho avaliado
 
 
O exercício de certificação em São José reuniu no município as equipes de Força-Tarefa dos Batalhões de Bombeiros Militar (BBM) sediados nas cidades de Florianópolis (1ºBBM), Tubarão (8ºBBM), Criciúma (4ºBBM), Itajaí (7ºBBM), Balneário Camboriú (13ºBBM) – além do grupo da sede do treinamento (10ºBBM). Comandantes dos BBM acompanharam a movimentação e, adotando critérios técnicos preestabelecidos, foram responsáveis por avaliar o desempenho dos Bombeiros Militares envolvidos na atividade.
 
“Conseguimos ter uma noção precisa da importância e necessidade de continuarmos investindo em capacitação técnica e adquirindo novos equipamentos”, apontou o Tenente-Coronel BM César de Assumpção Nunes, Comandante do 10ºBBM e um dos coordenadores da Força-Tarefa do CBMSC – que no exercício executou a função de avaliador. Para ele, o esforço institucional e de Governo para a compra de novos equipamentos para o grupo já resulta em um incremento na eficiência da Corporação no atendimento da população: “O emprego das novas tecnologias disponíveis – guindastes, máquinas de corte, maquinário específico e outros – nos dá agilidade e segurança nas operações, contribuindo para que possamos salvar mais vidas caso algo parecido venha realmente a acontecer”.
 
 
Experiência para fazer diferença

 
 
Como numa situação real, durante os exercícios de certificação são adotados todos os prodimentos operacionais requeridos para eventos de grandes proporções. Um dos destaques deste tipo de operação é o emprego do Sistema de Comando em Operações (SCO) – esquema internacional de gerenciamento logístico e operacional especial para situações extremas que envolvem diferentes órgãos.
 
A edição do treinamento em São José foi a oportunidade para que o Major BM Alexandre Coelho da Silva, Subcomandante do 10ºBBM, experimentasse a função de Comandante do SCO. Apesar de ter acompanhado os exercícios anteriores de certificação como expectador e participado ativamente de grandes operações na história da Corporação, entre elas o incêndio no Mercado Público da Capital e as enchentes dos anos 2000, Major Coelho relatou satisfação em participar de mais esta experiência. “Ficamos felizes em confirmar que a instituição Bombeiro Militar adota um padrão organizado e eficaz de atuação”, disse.
 
 
Novas certificações
 
Os exercícios de certificação da Força-Tarefa do CBMSC ocorrem uma vez por semestre. Desde sua criação já foram executadas certificações envolvendo avaliações do grupo nas áreas de mobilização (Blumenau), incêndio florestal (Lages), águas correntes (Tubarão), enchentes (Rio do Sul) – além da atividade na área de deslizamentos, agora, em São José.
 
Conforme o Comandante da FT, Coronel BM Murer, a coordenadoria do grupo planeja a realização de avaliações diferenciadas em 2014, envolvendo certificações em atividades inéditas para a Força-Tarefa até então.
 
 
 
Curta a página do CBMSC no Facebook: https://www.facebook.com/CBMSC
 
Receba notícias do CBMSC pelo Twitter: twitter.com/C_B_M_S_C
 
Acompanhe o Comandante-Geral no Twitter: twitter.com/comandocbmsc
 
 
Créditos: CCS do Cmdo-Geral/Soldado BM Felipe Rosa