sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Curso de busca e resgate com cães em MAGÉ - RJ

 
 
O 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA), em Magé, iniciou este mês o curso de busca, resgate e salvamento com cães farejadores para um grupo de 11 bombeiros, sendo dois representantes da Paraíba.
Com três meses de duração, o treinamento oferece aulas de noções de veterinária, adestramento, métodos de utilização de cordas e outros equipamentos, atendimento médico, além de técnicas de salvamento em altura. A seleção dos alunos contou com teste físico e uma avaliação que analisa a afinidade com os animais. Cerca de 20 professores são responsáveis pela capacitação. Esta é a sexta turma a realizar o curso, que acontece anualmente.
 
- O Corpo de Bombeiros necessita de pessoas qualificadas para lidar com cães em situações de emergência, como casos de desabamento, soterramento ou desastres naturais. Por seu faro apurado, o cachorro localiza vítimas com muito mais eficiência e rapidez. É uma ferramenta indispensável no trabalho de salvar vidas - afirmou o comandante do 2° GSFMA, tenente-coronel Alonso Júnior.
 
Especialista no treinamento de cães para rastreamento e resgate de vítimas, a unidade de Magé conta atualmente com seis animais em serviço. Com experiência no ofício, o plantel já auxiliou na localização de vítimas dos temporais da Região Serrana e três cães chegaram a ser enviados para o Haiti, em 2010, após o terremoto que atingiu o país.
Integrante do Corpo de Bombeiros da Paraíba, o major Almir Peixoto da Silva decidiu fazer o treinamento para implantar um canil na corporação nordestina.
 
- Viemos aprender com o 2° GSFMA, que é referência no assunto. No mês que vem traremos dois cães para receber os primeiros treinamentos. A ideia é criar um canil no Corpo de Bombeiros da Paraíba. Seremos agentes multiplicadores de conhecimento neste processo - disse o major.
 
Fonte: DD Online

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

VÍDEO: RESGATE AÉREO no Pico da Cascavel em SP - 26/08/2013

 
            Um vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros registrou o resgate do casal que ficou ferido após cair de parapente, em uma mata fechada, no Pico da Cascavel, em Socorro (SP), no domingo (25). As imagens mostram o momento em que o helicóptero Águia da Polícia Militar chegou para atender o instrutor que sofreu uma fratura exposta na perna. O rapaz foi levado para o Hospital São Francisco de Bragança Paulista e o estado de saúde é estável.
             Já o resgate da mulher, foi feito antes da chegada do helicóptero, com a ajuda dos moradores da região de forma voluntária. "Ela estava muito assustada porque estava conhecendo o esporte e infelizmente aconteceu esse problema. Mas a todo o tempo ela estava consciente do que aconteceu", disse o sargento da Polícia Militar Marcos Boiago. A vítima é moradora de São Paulo (SP), foi submetida a uma cirurgia na Santa Casa de Socorro e deve ser transferida ainda nesta segunda-feira (26) para a capital.
 
         Acidente
             Segundo a Polícia Militar, a dupla caiu em uma mata fechada logo após realizar o salto. Eles precisaram esperar por quase três horas para serem resgatados porque o socorro  teve dificuldades para acessar o local da queda.
 
             A polícia foi acionada por volta das 12h20 por outros praticantes do esporte que também estavam no local e assistiram ao acidente.

             O instrutor, segundo o sargento Marcio Boiago, do grupamento aéreo da PM, sentia muitas dores no joelho e tornozelo e, por isso, não pode contar em detalhes como a queda ocorreu. "Era muita dor, então ele não podia explicar muito. Mas parece que ele entrou em em uma corrente de ar quente e perdeu o controle e acabou girando, batendo num local de pedregulho. Então, foi um pouso complicado", explicou.
 
Confira o vídeo:

fonte GI