quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Continua de prontidão em MG

O Corpo de Bombeiros continua de prontidão nos municípios atingidos pelas chuvas. Em Ouro Preto e Mariana, na região Central do Estado, uma força-tarefa, com participação do Corpo de Bombeiros, prefeituras, Guarda Municipal e coordenadorias municipais de Defesa Civil dos dois municípios, desenvolve um trabalho unificado, batizado de Operação Inconfidentes. Um Posto de Comando, instalado no Centro de Convenções de Mariana, trabalha de forma integrada nos desastres provocados pelas chuvas que atingiram os municípios de Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova e alguns distritos.

Quarenta homens do Corpo de Bombeiros continuam o trabalho de vistorias em áreas de risco e de alertas à população da região. Eles também apoiam as ações desenvolvidas pelas coordenadorias municipais de Defesa Civil dos dois municípios.

Divinópolis

Preocupados com a destruição causada pela chuva em Belo Horizonte, autoridades de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, fazem vistoria e acompanham de perto o nível do Rio Itapecerica. A ação realizada em conjunto pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar teve início nesta sexta-feira (16).

Formiga

Na madrugada do dia 06 para o dia 07 de dezembro, uma forte chuva caiu em Formiga, causando, mais uma vez, grandes transtornos e prejuízo. O grande volume de água provocou danos nas áreas urbanas e rurais, tais como a destruição de casas, vias públicas, pontes, estradas vicinais, entre outros.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do município, foram afetados os seguintes bairros: Bela Vista, Sagrado Coração de Jesus, São Lourenço, Novo Santo Antônio, Água Vermelha, Centro, Novo Horizonte e zona rural. Ainda de acordo com estimativa da Defesa Civil, 100 pessoas estão desalojadas e destas, três foram levemente feridas. Quarenta residências foram danificadas e uma foi completamente destruída.



Estado

Às 6h da manhã desta segunda-feira (19), a força-tarefa foi acionada para socorro a um possível soterramento em Mariana. Uma mulher e duas crianças foram levadas para um abrigo da prefeitura. A Defesa Civil Municipal de Mariana ainda não divulgou o número de desalojados e desabrigados, mas todas as famílias já foram remanejadas para áreas seguras. A força-tarefa continua realizando o monitoramento das áreas de risco, principalmente em de Ouro Preto, que possui o maior número de construções em áreas de risco e uma ocorrência de deslizamento de encosta.



Os trabalhos estão sendo coordenados pelo Tenente Bombeiro Leonard Farah, do 1º Batalhão, em Belo Horizonte. Trinta e seis bombeiros atuam nessa operação, coordenada inicialmente pelo Comandante do 10º Batalhão (Divinópolis) Coronel Luiz de Matos. Parte do efetivo disponibilizado pertence a um grupo especializado em busca e salvamento em enchentes e inundações. Bombeiros da área administrativa do 1º Batalhão, em BH, também foram remanejados para o local.

Em Vianópolis, Região Metropolitana de BH, uma equipe de bombeiros do 2º Batalhão foi acionada, pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), por causa do rompimento de três barragens. As águas teriam atingido algumas casas e a linha férrea, sobre o Rio Paraopeba. Ninguém se feriu. O helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros realizou sobrevoos para a realização de monitoramento aéreo.

Em todo o Estado, 1.036 homens permanecem em prontidão para atendimento às ocorrências relacionadas às chuvas.

Para ajudar

Em Florestal, as famílias estão recebendo ajuda humanitária como cestas básicas, cobetores, colchões e água. Os donativos podem ser entregues ao Centro de Referência de Assistência Social do Município. Mais informações pelo telefone (31) 3536-3089

Mariana recebe donativos no posto montado pela Defesa Civil Municipal na estação rodoviária. Informações pelo telefone (31) 3558-4412.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.