sábado, 14 de maio de 2011

1ª Prova Nacional de Certificação Operativa para Cães de Busca e Resgate

Cães passam por avaliação para operarem na busca e resgate do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina


14 duplas de bombeiros e cães passaram por cinco provas em dois dias de teste

Depois de enfrentaram cinco provas em dois dias de testes, 14 bombeiros e cães concluíram, na tarde desta sexta-feira, a 1ª Prova Nacional de Certificação Operativa para Cães de Busca e Resgate. A avaliação foi montada pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina no Parque Estadual do Rio Vermelho e aprovou apenas quatro animais.

Os 14 binômios (duplas de homem e cão) enfrentaram testes de obediência, destreza, busca rural, conhecimentos humanos e restos mortais. As provas iniciaram-se às 8h desta quinta-feira e encerraram-se às 16h desta sexta-feira.

Participaram duplas de Araranguá, Tubarão, Braço do Norte, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Curitibanos e Xanxerê. Foi a primeira vez que a certificação ocorreu por juízes nacionais. Estes têm pelo menos oito anos de atuação na área e registros internacionais. Anteriormente, os animais passavam pelo crivo de instituições de outros países.

— Isso possibilita a evolução da atividade no Brasil. Com certeza, os europeus têm mais experiência na área. Mas testes com eles acontecem uma vez por ano. Com juízes nacionais, podemos promover mais vezes por ano - explicou o capitão Walter Parizotto, um dos organizadores da prova.

Das 14 duplas, só quatro foram aprovadas em todos os requisitos exigidos. A rigorosidade justifica-se pela importância do trabalho dos cães, segundo Parizotto.

— Os animais atuam em desabamentos, buscas em matagais, por exemplo. Então, não existe margem para erro. A vítima não pode ser o juiz deles.

Para ser submetido à prova, os cães passaram por um ano de treinamento. Entre as habilidades avaliadas, estavam a capacidade física, o condicionamento técnico para superar obstáculos e capacidade de localização de vítimas.

por:  Pedro Rockenbach
pedro.rockenback@diario.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.