terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A ABERGS TABALHOU FORTE E CONSEGUIU - BOMBEIROS GAÚCHOS COM REPRESENTATIVIDADE COMPETENTE

BOMBEIROS, GOVERNO E BM FECHAM ACORDO SOBRE VAGAS DE SARGENTOS.


Em reunião acontecida em 23/01/2012 foi fechado acordo entre a ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RS (ABERGS), COMANDO DA BM E CASA CIVIL sobre o aumento de vagas de Sargentos Bombeiros e consequentemente suas promoções.
Em um primeiro momento, pela parte da manhã, a Secretaria Adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, trouxe ao conhecimento da ABERGS que das 72 vagas solicitadas pela associação, além das 200 acordadas na ultima reunião do dia 19/01/2011, fora conseguido com o Comando Geral da BM mais 50, totalizando 250 vagas de 3º Sargento. Mari salientou ainda que não seria possível ter um percentual retroativo à 18/11/2011 como pretendido e divulgado anteriormente no site da ABERGS devido o comando Geral ter argumentado que a retroatividade causaria problemas legais e administrativos e que a essas novas vagas seriam distribuídas da seguinte forma: as de 3º Sargento seriam 50 vagas ABRIL/2012, 50 vagas NOVEMBRO/2012, 50 vagas ABRIL/2013, 50 vagas NOVEMBRO/2013, 50 vagas ABRIL/2014. Já as vagas de 1º e 2º Sargento manteriam as 187 e 191 respectivamente acordadas na reunião anterior, e sua distribuição será dividida em seis partes de abril de 2012 a novembro de 2014.

 Diante da negativa da retroatividade das vagas e da forma de distribuição das mesmas, os Coordenadores Adjuntos da ABERGS, Florisbelo Adão Dutra e Alex Fabiano De Sá, rejeitaram de pronto essa proposta, por mais uma vez os Bombeiros serem preteridos em suas promoções aumentando ainda mais o abismo já existente entre Policiamento e Bombeiros.

A secretaria adjunta reafirmou a impossibilidade da retroatividade. Diante do impasse e a necessidade de dar um desfecho às negociações, os Coordenadores então fizeram uma contraproposta de que aceitavam o total de 250 vagas de 3º Sargento, abririam mão da retroatividade de 18/11/2011, porém que a distribuição dessas vagas ocorresse da seguinte maneira: 125 em Abril de 2012 e 125 em Novembro 2012.

 Em relação às vagas de 1º e 2º Sargentos Dutra e De Sá aceitariam a quantidade e a distribuição das vagas durante os anos de 2012, 2013 e 2014, porém com uma ressalva, de que as 19 vagas de 1º Sargento existentes desde julho de 2011 com a formatura do CBA houvesse a ocupação retroativa a 18/11/11.

 Após ouvido a contraproposta da ABERGS a secretária Mari, disse que não poderia decidir sozinha e que iria levar ao conhecimento do Comandante Geral da BM e novo encontro seria marcado para o dia seguinte. A ABERGS manifestou-se dizendo que não era mais possível protelar a solução desta negociação, pois já está longa e desgastante para o governo, representantes e a classe dos Bombeiros. Diante do exposto, a Secretária Mari agendou para a tarde a reunião que daria o retorno a contraproposta da ABERGS.


 Às 15 horas e 30 minutos deu-se inicio ao segundo e derradeiro momento nas negociações, agora com a presença do Comandante Geral da BM, Coronel Sérgio de Abreu que pessoalmente fez questão de comunicar o aceite da contraproposta da ABERGS, salientando que Governo do Estado e Comando da BM estão imbuídos em melhorar a situação geral do Corpo de Bombeiros, seja com a abertura de concurso específico para a corporação, como, por exemplo, com aumento de vagas também para as graduações de 2º Sargentos (191 vagas) e 1º Sargentos (187 vagas) respectivamente. O outro ponto da contraproposta da ABERGS, as 19 vagas de 1º Sargentos existentes com a promoção do CBA em 22/07/2011, que não foram preenchidas em 18 de Novembro de 2011, fossem ocupadas com a promoção retroativa a 18/11/12 como forma de fazer justiça aos 2º Sargentos aptos a serem promovidos. O comandante disse que se as vagas estavam disponíveis deveriam ter sido ocupadas em novembro de 2011. Comprometeu-se em interar-se do caso e analisar o mesmo, onde em breve daria retorno e tomaria as medidas necessárias.

 Após as palavras do Comandante, os representantes dos Bombeiros fecharam acordo com o governo e a Brigada Militar. Diante do fechamento do acordo a Secretária Mari, informou ao Deputado Santini, interlocutor das reuniões sobre as vagas para os BOMBEIROS que o projeto será enviando dia 06/02/2012 a Assembléia legislativa para que seja votado em caráter de urgência. O Deputado Santini então agradeceu ao Comandante Geral da BM e a Secretária Adjunta da Casa Civil Mari Perusso, pela atenção dada as reivindicações dos Bombeiros, enalteceu a postura da ABERGS nas negociações colocando-se mais uma vez a disposição e reiterando sua posição como defensor das causas dos Bombeiros na Assembléia Legislativa Gaúcha.

 Também participaram da reunião os Bombeiros Vanderlei Pires e Franco Silva dos Santos da região de Santa Cruz e o Bombeiro Bráulio Guedes representante da Associação de Cabos de Lagoa Vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.