sexta-feira, 1 de abril de 2011

AUMENTO DE EFETIVO DE BOMBEIROS PARA COPA DO MUNDO

O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa e presidente da Comissão Parlamentar de Acompanhamento da Copa do Pantanal de 2014, deputado Wagner Ramos (PR), vai reforçar junto ao governador Silval Barbosa (PMDB) a necessidade de se destinar pequena parte dos investimentos mínimos assegurados à competição para reforçar o Corpo de Bombeiros no estado.


O parlamentar também vai propor ao governador a realização de campanhas periódicas que motivem os jovens residentes no interior a fazer carreira na instituição. “Com isso, o Estado vai adotar importante estratégia de segurança a longo prazo para a população e garantia do sucesso da etapa mato-grossense do campeonato mundial de futebol. Mais ainda: ele terá oportunidade de estimular nossos jovens a seguir uma carreira profissional que enche todos nós de orgulho por salvar vidas”, salientou o parlamentar.

A proposta de estimular a população jovem do interior a tentar carreira no Corpo de Bombeiros foi feita pelo seu comandante-geral a Wagner Ramos, em novembro de 2009, durante audiências públicas em Barra do Bugres e Campo Novo do Parecis.

A ideia – considerada por ambos como solução ideal para o fortalecimento do conjunto dos efetivos nas regiões mais afastadas da capital – foi apresentada pelo parlamentar, à época, ao então governador Blairo Maggi. “Defendemos a inclusão de jovens dos municípios na carreira de bombeiro militar para suprir as necessidades regionais do estado”, afirmou o coronel Carlos Alexandre Rodrigues.

Vamos continuar trabalhando para incluir o aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso nesses investimentos pró-Copa do Mundo. E se ele for ampliado podem ter certeza de que Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Juína, Sapezal e outras regiões estratégicas ganharão uma unidade cada”, garantiu Wagner Ramos.

“Hoje, não há condições de ser instalada nova unidade do Corpo de Bombeiros em qualquer município de Mato Grosso e o principal motivo é a falta de efetivo. A última inclusão de pessoal aconteceu em 2003, já no Governo Blairo Maggi. Essa situação é agravada pela redução natural desse efetivo por conta de aposentadorias”, revelou o comandante. Ele adiantou na ocasião que a necessidade mínima da instituição é de 400 bombeiros para atender a Baixada Cuiabana e o interior, principalmente o norte do estado.

Na manhã desta quinta-feira (31), o oficial de Relações Públicas do CBM-MT, major Eneides Martins, disse que 85 novos soldados serão incluídos na corporação no próximo dia 02 de julho, após o término do curso de formação. Esse grupo, no entanto, vai reforçar apenas as unidades já em atividade no interior. Sobre a necessidade mínima de pessoal para a instituição, ele afirmou que continua a mesma.

A próxima ação de Wagner Ramos será interceder junto ao governador Blairo Maggi e seu vice, Silval Barbosa, para que o Corpo de Bombeiros tenha ampliada sua quota de vagas nos próximos concursos públicos. Essa meta, de acordo com o deputado, vai materializar pelo menos 50% do projeto de implantação de extensão dos Bombeiros em Barra do Bugres.

“Esse trabalho político do deputado Wagner Ramos também será bastante importante para o Corpo de Bombeiros e para os demais municípios do estado”, reforçou o coronel Carlos Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.