sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Alto Tietê em SP também enfrenta carência de efetivo nos BOMBEIROS

O Alto Tietê conta com um bombeiro para 6.551 habitantes. Essa proporção está acima da média do Estado, em que há um bombeiro para cada cinco mil moradores, de acordo com a Agência Estado. Ao todo, há 222 bombeiros (veja quadro) para atender 1.441.341 moradores da região (segundo dados fornecidos pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social- Drads).


A expectativa é de que esse número melhore. Isso porque as cidades de Guararema e Ferraz de Vasconcelos já assinaram contrato com o governo do Estado para a instalação de postos do Corpo de Bombeiros nestes municípios. Além disso, o subgrupamento de Mogi das Cruzes será transformado em um Grupamento.

Estas mudanças farão com que o efetivo na região aumente, assim como afirmou o tenente Elton Marcel Dorce, do Grupamento dos Bombeiros de Suzano: "O efetivo deve aumentar sim, já que em cada posto há a necessidade de ter em torno de 27 homens e o Grupamento também necessita de um efetivo maior".

Dorce revelou que estas medidas diminuirão o tempo de resposta de atendimento na região. "Para atendimentos em áreas próximas aos postos, o tempo de chegada é entre cinco e dez minutos. Já para os locais mais afastados, a chegada fica em torno de 15 a 20 minutos", disse. Isso justifica a escolha destas duas cidades para a instalação dos postos. "Guararema e Ferraz são pontos distantes para nós. Estes municípios foram escolhidos estrategicamente", ressaltou.

Poá - SP
Segundo a secretária de Segurança de Poá, Marlene Sant´Anna, não há nenhum projeto na Prefeitura de Poá para uma futura instalação de um posto do Corpo de Bombeiros na cidade. "Não existe nada deste assunto tramitando na prefeitura. Atualmente, Poá não conta com uma área disponível para uma instalação deste porte", argumentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.