segunda-feira, 2 de maio de 2011

ROBÔ - “dragão de resgate”

Robô de resgate será usado na limpeza de áreas atingidas


Assista o vídeo:





O pesadelo causado pelo desastre de 11 de março e o desastre nuclear de Fukushima ainda estão longe de terminar, a alta radiação emanada pela usina de Daiichi tornou difícil a ação das equipes de resgate, que recentemente contam com a ajuda de robôs norte-americanos que estão monitorando e ajudando nos reparos dos reatores nucleares da usina danificada, os robôs atuam em locais onde é impraticável a presença humana.

Recentemente um robô japonês foi disponibilizado para ajudar na limpeza, remoção de escombros. A fabricante Tmsuk disponibilizou o T-53 que irá atuar na área industrial de Tsukuba, em Ibaraki, que fica cerca de 170 km da usina de Fukushima.

O T-53 foi construído após o grande terremoto de Kobe em 1995, ele é controlado remotamente e possui dois braços equipados com garras e remove facilmente objetos com até 100kg.

“Não sabemos se podemos utilizá-lo na usina nuclear até tentarmos, mas acreditamos que podemos fazer algo com a remoção de destroços”, disse Yoichi Takamoto, presidente da Tmsuk, referindo-se aos entulhos que se acumularam ao redor do local após as explosões que acabam dificultando a ação de humanos. O Enryu, que significa “dragão de resgate” em japonês, se locomove como um pequeno trator e ainda pode ser comandado também por uma pessoa em uma cabine dentro do próprio robô.

FONTE: http://portalnippon.com/nippon-news/japao/robo-de-resgate-sera-usado-na-limpeza-de-areas-atingidas.html





Um comentário:

  1. Boa Noite Sgt,

    Sou Bombeiro Voluntario em Panambi e estou buscando curso na area de resgate para qualificaçao, pode me ajudar com alguma indicaçao?
    Abraço
    torres
    ( torresfctr@yahoo.com.br )

    ResponderExcluir

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.