Alguns foram retirados com ferimentos graves, dentre eles uma fratura no joelho direito, este foi retirado por ultimo, devido à dificuldade da estricação, pois estava com 80% do corpo debaixo da terra.
As equipes de atendimento foram o Corpo de Bombeiro de Campo Bom, que tem como comandante o Tenente FONSECA, no qual o Soldado FABIANO comandou a guarnição do resgate, auxiliado pelo Corpo de Bombeiros de Sapiranga, aonde foram o Soldado DACHI e Soldado CARDOSO, mais o apoio da SAMU e Prefeitura Municipal.
Num intervalo de 11 dias é o segundo episódio no Vale dos Sinos aonde se vê a necessidade do uso de técnicas BREC ( Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas ), na qual não se tem o aprimoramento direcionado a tal atendimento na tropa, mas graças ao bom senso, intuição, experiência numa boa gama de técnica e tática, e contando com a sorte, foi possível retirar as vítimas com vida.
Esperamos que a cultura BREC seja implementada e logo em nosso estado, hoje temos valorosos militares do Corpo de Bombeiro que obtêm a técnica e o desejo da sua disseminação, mas tem caminhos a serem percorridos para a dispersão de tal procedimento. Aonde empaca em materiais adequados para o atendimento BREC, treinamento coletivo de equipes, pois um homem conhecedor da técnica não basta, na ocorrência o trabalho é conjunto.
Aonde será o próximo colapso? Quando haverá um novo soterramento? Quantas vítimas terão que resgatar? A entrada do BOMBEIRO nesse ambiente impróprio será com técnica e materiais ou na raça, coragem e intuição?
Obrigado guerreiros do fogo e resgate de CAMPO BOM-RS e SAPIRANGA-RS. Vocês superaram as dificuldades cumpriram a valorosa missão do Corpo de Bombeiros que é a de “Salvar, sempre salvar!” mesmo com o risco da própria vida.
2º Sargento Alex – Bombeiro Militar Gaúcho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.