quinta-feira, 5 de maio de 2011

2º RESGATE BREC NO RS EM 11 DIAS

Após o desastere em Igrejinha-RS, hoje, cinco de maio de 2011, foi realizado o RESGATE de três pessoas que foram soterradas em Campo Bom – RS, as vítimas eram funcionários da prefeitura, aonde estavam realizando tarefas num canteiro de obras.


Alguns foram retirados com ferimentos graves, dentre eles uma fratura no joelho direito, este foi retirado por ultimo, devido à dificuldade da estricação, pois estava com 80% do corpo debaixo da terra.

As equipes de atendimento foram o Corpo de Bombeiro de Campo Bom, que tem como comandante o Tenente FONSECA, no qual o Soldado FABIANO comandou a guarnição do resgate, auxiliado pelo Corpo de Bombeiros de Sapiranga, aonde foram o Soldado DACHI e Soldado CARDOSO, mais o apoio da SAMU e Prefeitura Municipal.

Num intervalo de 11 dias é o segundo episódio no Vale dos Sinos aonde se vê a necessidade do uso de técnicas BREC ( Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas ), na qual não se tem o aprimoramento direcionado a tal atendimento na tropa, mas graças ao bom senso, intuição, experiência numa boa gama de técnica e tática, e contando com a sorte, foi possível retirar as vítimas com vida.

Talvez se as pessoas soterradas estivessem em um espaço com maiores dificuldades de acesso e numa estrutura que pudesse vir a ruir durante o atendimento as coisas seriam complicadas.

Esperamos que a cultura BREC seja implementada e logo em nosso estado, hoje temos valorosos militares do Corpo de Bombeiro que obtêm a técnica e o desejo da sua disseminação, mas tem caminhos a serem percorridos para a dispersão de tal procedimento. Aonde empaca em materiais adequados para o atendimento BREC, treinamento coletivo de equipes, pois um homem conhecedor da técnica não basta, na ocorrência o trabalho é conjunto.

Aonde será o próximo colapso? Quando haverá um novo soterramento? Quantas vítimas terão que resgatar? A entrada do BOMBEIRO nesse ambiente impróprio será com técnica e materiais ou na raça, coragem e intuição?

Obrigado guerreiros do fogo e resgate de CAMPO BOM-RS e SAPIRANGA-RS. Vocês superaram as dificuldades cumpriram a valorosa missão do Corpo de Bombeiros que é a de “Salvar, sempre salvar!” mesmo com o risco da própria vida.

2º Sargento Alex – Bombeiro Militar Gaúcho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.