domingo, 9 de outubro de 2011

CURSO BREC em GODOY CRUZ - ARGENTINA

Bombeiros voluntários aprenderam a fazer resgates em estruturas colapsadas

Doaram todo seu fim de semana para fazer um curso organizado por uma ONG. Querem estar preparados para ajudar à gente ante emergências como um sismo.

Os entulhos jazem espalhados por todos lados e há várias pessoas atrapadas. Aí aparecem os voluntários que de maneira coordenada defrontam ao desastre que está ante eles e salvam às vítimas. Ainda que a cena é parte de um simulacro na que participaram bombeiros voluntários da província, a situação não é alheia para uma zona sísmica como Mendoza. A necessidade de manter atualizado ao pessoal e de criar uma força de tarefa que esteja preparada para atuar ante eventos naturais ou provocados pelo homem mobilizou ao corpo de bombeiros voluntários de Godoy Cruz e à ONG Centro de Estratégia para a Redução da Vulnerabilidade (CERV).

É por isso que entre as duas entidades organizaram o 1° Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), que se desenvolveu o fim de semana passado e onde participaram vários voluntários da província e de diferentes instituições como a Brigada de Busca e Resgate com Canes (Umbricc) e o grupo ESCAM.

Esta iniciativa surgiu porque a província não conta com uma força de tarefa. Trata-se de uma equipe que deve estar conformado por entre 50 e 80 voluntários profissionais, quem têm que estar capacitados para dar uma resposta inicial e rotativa durante as primeiras 72 horas depois de que ocorreu um desastre", explicou Marcelo Correa, presidente da CERV ONG.

A capacitação teve vários objetivos, entre eles:
• Conseguir a correta articulação, entre os diferentes organismos participantes.
• Coordenar diferentes áreas de Comando de Incidente.
• Assegurar a cena e cumprir com os passos da avaliação inicial.
• Aplicar as técnicas para a busca e localização de possíveis vítimas.
• Conseguir o acesso ao espaço vital isolado para a extração de vítimas simuladas, mediante uma estratégia de aproximação horizontal e aplicando as técnicas de penetração, corte, remoção de entulhos, apuntalamiento, levantamento, rodamiento e estabilização de ônus.
• Avaliar, estabilizar, imobilizar, extrair e transladar corretamente a uma vítima desde o lugar onde foi localizada até um área segura.

FONTE: LOSANDES.COM.AR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.