segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Curso de salvamento com cães na Bahia


Curso de salvamento com cães na Bahia é referência para outros estados

CAP. BM Guanais
Para aprimorar o atendimento a ocorrências com vítimas, em especial nos casos de desastres naturais e desabamentos, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia realiza desde o dia 17 deste mês, no 10º Grupamento dos Bombeiros Militares, em Simões Filho, a segunda edição do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. No estado, a modalidade de salvamento começou a ser utilizada em 2008, com o cão Apollo, da raça labrador. Atualmente, são 12 cães.

Com duração de 110 horas, divididas entre aulas práticas e teóricas, 22 alunos da Bahia e dos estados Espírito Santo, Ceará, Maranhão e Goiás participam da capacitação. A intenção é que eles sejam multiplicadores do conhecimento em suas respectivas unidades.

De acordo com o tenente coronel BM, Leonardo Merigueti, comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Vitória (ES), o curso realizado na Bahia é uma das referências no país. “Por esse know how baiano, vim com minha equipe do Espírito Santo. Estamos em fase de implantação de um canil”.

Também participam do curso, policiais do Batalhão de Choque da PM, membros da Guarda Municipal de Salvador, além de bombeiros militares de Porto Seguro, Ilhéus, Simões Filho, Salvador e Barreiras (BA), e do Ceará, Maranhão e Goiás.

O soldado BM Paulo Mateus é um dos instrutores que foram custeados pelo Estado para se qualificar fora do Brasil. Ele explica que a formação visa dar um amplo conhecimento para que o homem possa utilizar a forma canina e, consequentemente, reduzir o tempo nos casos de busca, resgate e salvamento.

O treinamento é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Resgate, Busca e Salvamento com Cães (Abresc) e o 10º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.