sábado, 2 de julho de 2011

2 DE JULHO - HOJE É NOSSO DIA - PARABÉNS A TODOS BOMBEIROS

A história do Corpo de Bombeiros no Brasil surgiu em 1856, quando Dom Pedro II, então Imperador do Brasil, assinou um decreto de Serviço de Extinção de incêndio.Um bombeiro é um MILITAR, profissional ou voluntário que possui treino e equipamento adequado para apagar ou minimizar incêndios, resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais e ajudar e fornecer assistência nos desastres naturais e nos causados pelo homem.


Hoje, com 152 anos de existência, a corporação está diretamente ligada à Polícia Militar em poucos estados e através da Secretaria de Defesa Civil em alguns, na maioria dos Estados são desvinculados da polícia.

A escolha da data de dois de julho para ser o dia do bombeiro foi oficializada por um decreto, no ano de 1954.

Existe um número de telefone nacional do corpo de bombeiros, que é o 193, tendo como principal função, servir bem à comunidade.


Bombeiros Militares e Voluntários
 Os trabalhos prestados variam muito, podendo ser da extinção do fogo até salvamentos e resgates de pessoas e animais. As principais causas onde se pedem socorro a essa corporação são: asfixia, afogamentos, quedas e traumas que proporcionem perigo à vida, acidentes de trânsito com pessoas feridas, tentativas de suicídio, salvamento em matas e florestas, dentre outros casos.

Ser bombeiro é uma profissão muito bonita, pois estes profissionais são verdadeiros heróis, que arriscam suas vidas em prol da vida dos outros.

A eficiência da atuação desses profissionais é tão grande que, por várias vezes, os jornais televisivos mostraram salvamentos feitos através do telefone. Com muita tática profissional, eles mantêm a pessoa que está do outro lado da linha tranquila, dando-lhes condições de agir e fazer os primeiros socorros, se necessário.

Outra forma de atuação do corpo de bombeiros é quanto à fiscalização de obras e empresas, a fim de evitar acidentes e verificar a adequação dos extintores de incêndio necessários nestes locais.

 
Podem ser militares, no caso da grande maioria dos estados brasileiros, ou então civis e voluntários, como ocorre em muitos países europeus, nos Estados Unidos, Japão, Austrália e alguns países latinoamericanos.
Apesar de terem sido inicialmente constituídos com a função de combate a incêndios, as funções dos bombeiros alargaram-se para quase todas as áreas da protecção civil. Conforme o país e o corpo de bombeiros, as várias áreas de intervenção dos bombeiros são:
 
Combate a incêndios florestais;
Combate a incêndios urbanos;
Combate a incêndios industriais;
Resgate em grande ângulo;
Emergência médica pré-hospitalar;
Salvamento aquático.
Desencarceramento em acidentes rodoviários e ferroviários;
Intervenção em incidentes elétricos;
Intervenção em incidentes hidráulicos;
Intervenção em incidentes com matérias perigosas;
Intervenção em incidentes com redes de gás;
Corte de Árvores em risco iminente de queda;
Captura de animais correndo ou oferecendo risco.
Resgate de corpos ou bens submersos.
Prevenção contra Incêndio e Pânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.