domingo, 4 de setembro de 2011

REFERÊNCIA EM BOMBEIROS

Bombeiros de Bauru são referência em SP



12º Grupamento de Bombeiros, que inclui Bauru e mais 68 municípios, se destaca pelos investimentos em equipamentos

O 12º Grupamento de Bombeiros de Bauru vivencia a consolidação de um processo de modernização graças à interação da corporação com instituições e com a população de Bauru e mais 68 municípios de atuação. A unidade, que atualmente é referência para a corporação em todo o Estado, comemora seus 15 anos hoje com uma celebração cívica às 10h, na quadra 5 da rua Carlos de Campos.

O comandante do Grupamento, tenente-coronel José Guerxis de Aguiar, relembra quando, ainda major, as dificuldades enfrentadas na operação de combate ao fogo que consumiu o depósito de um supermercado de Bauru, em 29 de março de 2005. Ele cita que, além da situação de emergência, dificultou o trabalho dos bombeiros a falta de melhores equipamentos para o combate.

Naquela tarde, a corporação em Bauru possuía apenas um caminhão-tanque com capacidade de armazenamento de 1,5 mil litros de água em condições de rodar. O trabalho dependeu da ajuda da Prefeitura de Bauru, do DAE e das usinas próximas à cidade para o fornecimento de água. Foram sete horas consecutivas para controlar o fogo.

Não houve vítimas, porém, a destruição deixou um ensinamento claro. “Disse para a população de Bauru quando cheguei que, no prazo de 3 a 4 anos, não iria reconhecer mais o Corpo de Bombeiros (CB)”, comemora.

Guerxis ressalta com orgulho que a frota em uso, atualmente, receberá um tanque com capacidade de transportar 20 mil litros, com investimento de R$ 162 mil. O comandante do 12º Grupamento salienta que, com este novo caminhão, Bauru passará a contar com sete viaturas pesadas. Nos municípios com postos ou bases do CB há uma unidade de grande porte nova.

O subtenente 12º Grupamento, major Rogério Gago, diz que a unidade passa por uma fase excepcional. “Esperamos que continue”, projeta. “Somos referência hoje porque todas as inovações, em nível de bombeiros, estão na nossa área”, completa Guerxis.

Investimentos

A modificação estrutural deve-se a recursos da população recolhidos ao Fundo Municipal de Bombeiros (Fump), pela cobrança da taxa de bombeiros no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Guerxis é responsável pela implantação do sistema com recursos administrados pelo CB e com a comunidade definindo como aplicar os valores.

Ele comenta que a baixa inadimplência da taxa deve-se ao entendimento da população, que assimilou a necessidade da corporação evoluir diante da complexidade do trabalho dos bombeiros.

O tenente-coronel relembra que a cobrança da taxa passou a ser legal a partir de uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que definiu pela constitucionalidade da cobrança, interrompida no período entre 2004 e 2007. Guerxis destaca que, no ano passado, apenas com os juros da aplicação do dinheiro do fundo foi possível a aquisição de quatro novas viaturas.

Ele acrescenta que, nos últimos 15 meses, o 12º Grupamento conseguiu a invejável marca de montar nove viaturas para atendimento nos 69 municípios da região. “A meta eram 10, mas é uma façanha”, sublinha. Ele acrescenta que seis novos furgões estão sendo integrados à frota para o Resgate.

O pessoal do 12º Grupamento de Bombeiros passa por constante atualização. Guerxis explica que virou rotina a preparação dos bombeiros na Universidade do Texas, Estados Unidos, onde há a melhor especialização para enfrentar situações emergenciais de resgate em soterramento e desabamento.

O 12º Grupamento possui ao todo 11 postos e bases. Promissão, Pederneiras, Lençóis Paulista e Piraju abrigam bases. Os postos estão fixados em Jaú, Botucatu, Lins, Avaré e Bauru, cidade com dois postos e sede do Grupamento.

FONTE: http://www.jcnet.com.br/detalhe_geral.php?codigo=214783

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.