sábado, 11 de fevereiro de 2012

Aplicativo para iPhone Prevê Cheias e Deslizamentos - DEFESA CIVIL de Jaraguá do Sul RS

Jaraguá do Sul inova na prevenção para monitorar cheias
O técnico Perivaldo, da Defesa Civil, mostra ferramenta
foto: Piero Ragazzi
Aplicativo para celular e tablet vai ajudar a Defesa Civil a monitorar enchentes e deslizamentos
A Defesa Civil de Jaraguá do Sul agora tem uma aliada: a tecnologia. Desenvolvida para celulares e tablets, a nova ferramenta vai ajudar na prevenção a problemas provocados por cheias e deslizamentos.

Os técnicos da Defesa Civil recebem informações sobre o clima por meio do aplicativo do sistema Acqua em quatro iPhones. O recurso foi desenvolvido pela equipe de inovação tecnológica da Malwee Malhas, com a coordenação dos irmãos Martin e Guilherme Weege.

Dados como temperatura, umidade relativa do ar, nível do rio, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento estão à disposição por meio dos aparelhos. Com base nas informações, a Defesa Civil vai definir medidas como a emissão de alertas ou a retirada de famílias de áreas de risco. A tecnologia vai dar suporte ao trabalho de prevenção, que também terá o apoio de 18 estações meteorológicas.

Os equipamentos serão instalados em pontos do Centro Universitário Católica de SC. As informações por meio do aplicativo são transmitidas pelas estações meteorológicas instaladas nos bairros Garibaldi, Rio Cerro 2, Rio da Luz, Jaraguá 84 e Malwee. Toda a tecnologia foi desenvolvida e instalada pela fábrica, que gastou pouco mais de R$ 80 mil.

O Acqua foi liberado apenas para a Malwee Malhas e a Prefeitura, mas logo a população também poderá ter acesso.

— Dentro de duas semanas, já será possível baixar o aplicativo pelo iPhone, iPad ou iPods Touch. Para podermos controlar o número de acessos, vamos cobrar cerca de 0,99 dólares (cerca de R$ 1,70) —, explica o diretor da empresa Martin Weege.

O técnico da Defesa Civil Perivaldo Souza aprovou o sistema.

— Os dados são detalhados e ajudarão no nosso trabalho —, avalia.

fonte: CLIC RBS

Um comentário:

  1. Existe alguma possibilidade do aplicativo ser disponibilizado também para o sistema operacional Android.

    ResponderExcluir

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.