segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Grupamento de Pronto Salvamento da Defesa Civil de Belém (GPS)

 Trinta voluntários capacitados e bem preparados para atuar em situações de risco e de calamidade pública. Esse foi o resultado de uma ação pioneira no Pará: a criação do Grupamento de Pronto Salvamento da Defesa Civil de Belém (GPS). Os socorristas foram diplomados, na manhã desta quarta-feira (10), no Palácio Antonio Lemos, após a conclusão do curso de formação.


A RAZÃO  O Grupamento de Pronto Salvamento (GPS) foi idealizado a partir do desabamento do edifício Real Class, em 29 de janeiro deste ano. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Mário Chermont, a partir da atuação dos voluntários nesse episódio, surgiu a necessidade de formação de um grupo com o preparo adequado para atuar nesse tipo de situação.

Durante o curso, os voluntários tiveram aulas práticas e teóricas de primeiros socorros, humanização, defesa civil, dengue e resgate. Para João Corrêa, 46 anos, que já trabalhava como voluntário da Defesa Civil Municipal há quatro anos, o curso agregou conhecimento. “Muitas coisas que não sabíamos aprendemos durante o curso e o conhecimento dos parceiros como bombeiros e Samu foram importantes. Estamos aptos para qualquer situação a partir de agora. Estou orgulhoso em poder ajudar da forma correta”, afirmou.

RECONHECIMENTO Para o prefeito de Belém, Duciomar Costa, a iniciativa mostra a preocupação em dar respostas para a sociedade. “Esse pioneirismo mostra que estamos sempre preocupados com o bem estar da população em qualquer situação. Durante o socorro que prestamos as vítimas da queda do prédio, percebemos que capacitar esses cidadãos que disponibilizam tempo para ajudar o próximo é fundamental”, concluiu.

PARCERIA  A formação do Grupamento de Pronto Salvamento da Defesa Civil de Belém (GPS) teve a parceria da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e técnicos da própria Defesa Civil de Belém.

No segundo semestre serão abertas vagas para a formação da segunda turma. O curso é totalmente gratuito e qualquer voluntário já cadastrado poderá se inscrever.

OPORTUNIDADE Para ser voluntário da Defesa Civil de Belém é preciso ser maior de 18 anos e fazer o cadastro na sede da Defesa, que fica localizada na travessa Campos Sales, nº 33, entre 15 de Novembro e Boulevard Castilho França, durante horário comercial.

Texto: Luciana Benício
Fotos CORREIO JURUNENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.